Club Football Estrela da Amadora SAD | Uma nova página na história

- Advertisement -

Uma das notícias que mais marcou o futebol semi-profissional em Portugal nas últimas semanas foi a proposta de fusão feita pelo Club Sintra Football ao Clube Desportivo Estrela, podendo formar o Club Football Estrela da Amadora SAD.

O Club Sintra Football foi fundado no dia 27 de Agosto de 2007, tendo, ao longo da sua curta história, vivido com a casa às costas e feito muito pouco. Nos seus quase 13 anos de existência, já conseguiu cinco subidas de divisão. Nesta última temporada, teve a sua estreia nos escalões nacionais.

Aquando da suspensão do Campeonato de Portugal, causada pela pandemia da COVID-19, o Club Sintra Football ocupava a 18ª e última posição da Série D do CNS. No entanto, o cancelamento da época decretado pelo Governo e pela Federação Portuguesa de futebol estipulou que não haveria descidas de divisão, o que dará uma nova oportunidade do Club Sintra Football de se impor nos escalões nacionais.

O Club Sintra Football saltaria nesta temporada para a ribalta, ao eliminar o Vitória SC na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se, assim, no primeiro clube da história do futebol português a atingir a quarta eliminatória da Taça na sua estreia na competição.

Por outro lado, após a insolvência do CF Estrela da Amadora em 2009 e extinção em 2011, o clube seria refundado com o nome Clube Desportivo Estrela no dia 28 de Setembro de 2011. No entanto, trabalharia apenas com escalões de formação até 2018, voltando a competir a nível sénior na temporada 2018/2019, na Série 2 da 1ª Divisão da AF Lisboa, na qual ficaria em oitavo lugar. Nesta temporada, repetiu a mesma posição na Série 2 da 3ª divisão da AF Lisboa, aquando do cancelamento da época.

Já está decidido que, com ou sem fusão, Rui Santos será o treinador do Club Sintra Football, contando ainda com Sérgio Levita como team manager. Dinis Delgado, sócio fundador do clube, conciliará os cargos de Director Desportivo com o de Administrador da SAD. A nova SAD formada, caso a fusão de concretize, será presidida por André Geraldes (ex-Sporting CP e SC Farense), terá Marco Ferreira (ex-Sintrense) como Director Executivo, e contará ainda com outros nomes, tais como Carlos Bettencourt e Francisco Lopo, filho de Paulo Lopo, presidente da SAD do Leixões SC.

Quanto aos jogadores, o Bola na Rede sabe que Filipe Leão, Diogo Santos, Filipe Gaspar, Bruno Oliveira, Laton e Nuno Sá renovaram com o Sintra Football Club e vão integrar o plantel, em caso de fusão. Já João Costa é também reforço vindo do Bocal.

Caso a fusão se confirme, o Club Sintra Football Estrela SAD ainda irá estabelecer protocolos com o SC Farense e o Leixões SC, e irá competir no Campeonato de Portugal, ocupando a vaga do Club Sintra Football. A vaga deixada pelo Clube Desportivo Estrela poderá vir a ser ocupada por uma equipa B.

O próximo dia 11 de Julho será o Dia “D”, pois será o dia no qual o Clube Desportivo Estrela irá realizar uma Assembleia Geral, sendo que os sócios irão decidir se a fusão será aprovada ou não. Se a proposta de fusão for aceite, o CD Estrela irá adquirir a licença do Sintra Football Club, de modo a poder competir no Campeonato de Portugal. O velhinho Estádio José Gomes será revitalizado para ter condições para receber os jogos, podendo, assim, estar um pouco mais perto de voltar a ser a casa de grandes jogos do futebol português.

Toda esta história ainda poderá fazer correr muita tinta, mas uma coisa é certa: se a fusão se concretizar, o Club Sintra Football Estrela SAD será um clube a seguir no futebol português nos próximos anos.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Eivind Helland reforça o eixo defensivo do Bolonha

O jovem defesa-central de 20 anos, Eivind Helland, deixou o SK Brann e assinou pelo Bolonha a troco de sete milhões de euros.

Já passou pelo Benfica e pode rumar ao futebol chinês já em janeiro

Jhonder Cádiz, nome que passou por alguns emblemas do futebol português, pode rumar ao futebol chinês nas próximas semanas.

Mallorca anuncia contratação do jovem extremo Justin Kalumba

Este sábado, o Mallorca oficializou a contratação de Justin Kalumba. O extremo de 21 anos deixou o Angers e assinou um contrato válido até 2029.

Benfica: Futuro de Rafa Silva deve contar novidades ainda este sábado

Rafa Silva pode sair do Besiktas em breve. O jogador interessa ao Benfica e o seu futuro prepara-se para ser definido.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid bate o Levante de Luís Castro e regressa às vitórias

Depois de uma eliminação histórica na Taça de Espanha, o Real Madrid venceu o Levante por 2-0, na 20.ª jornada da La Liga.

Sporting regressa aos treinos e inicia preparação para o embate com o PSG

Este sábado, no seguimento da vitória por 3-0 frente ao Casa Pia, o Sporting realizou um treino de recuperação na Academia Cristiano Ronaldo.

Estreia perfeita: Michael Carrick comanda o Manchester United à vitória contra o Manchester City

Na estreia de Michael Carrick, o Manchester United venceu o Manchester City por 2-0, este sábado, na 22.ª jornada da Premier League.