Com bilhete mas sem passaporte

- Advertisement -

Ter oportunidade de disputar as competições europeias é o sonho de todos os jogadores e respetivos clubes. O quinto lugar costuma dar acesso a essa oportunidade, porém como as inscrições são feitas numa fase embrionária da época, muitos dos clubes não se inscrevem por não acreditarem que sejam capazes de atingir esse patamar. CD Aves e Moreirense FC são os exemplos mais recentes, no futebol português.

No que diz respeito aos cónegos, estão a realizar a melhor época de sempre no primeiro escalão do futebol português, e a ida pela primeira vez às competições europeias era um prémio muito merecido para os jogadores. Um prémio que congratulava o excelente trabalho de Ivo Vieira ao serviço do Moreirense FC e dos jogadores que foram uma verdadeira surpresa nesta temporada. Porém ninguém esperava uma época tão boa, num clube cuja a realidade é a luta pela manutenção, e por isso não realizaram a inscrição a tempo.

Outro caso semelhante foi o CD Aves, que na temporada transata venceu o Sporting CP na final da Taça de Portugal e com isso obteve o direito de entrar diretamente na fase de grupos da Liga Europa. Mas mais uma vez o clube, por não acreditar na sua qualidade, não procedeu à inscrição na UEFA.

Apesar de ter vencido a última edição da Taça, o CD Aves não pode participar na Liga Europa por não se ter inscrito a tempo
Fonte: Bola na Rede

Dois casos que nos levam a pensar que há alguma coisa errada no futebol. Já que o que havia de ser valorizado é o valor de uma equipa dentro de campo, mas o que é realmente importante é uma inscrição feita a meia da época quando uma equipa de poucas posses financeiras ainda não sabe o lugar em que vai ficar classificada.

Dois casos que não são únicos e que se devem multiplicar pela Europa fora. Casos que deviam alertar a UEFA, o órgão soberano do futebol europeu, de que alguma coisa está mal. Já que nem sempre os clubes que tem mais dinheiro vencem, e como tal todos tem direito a ter a mesma oportunidade.

Há que repensar a forma como as inscrições da UEFA são feitas devendo-se pensar num modelo que possa estar ao alcance de todas as equipas. O futebol é de todos e todos devem ter as mesmas oportunidades de o disputar.

 

Foto de Capa: Moreirense FC

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Selecionador da Colômbia e a saída de Luis Suárez aos 58′: «Ressentiu-se um pouco do ombro»

Néstor Lorenzo, selecionador da Colômbia, falou sobre a saída de Luis Suárez aos 58 minutos. «Ressentiu-se um pouco do ombro».

Aaron Ramsey é o novo treinador do Oxford United

Oxford United oficializa Aaron Ramsey como novo treinador. O antigo internacional Galês irá ter a primeira experiencia como treinador.

Vicario de saída: Tottenham fecha guarda-redes que está há muitos anos na Premier League

Mudanças na baliza do Tottenham. Guglielmo Vicario está de saída e Spurs contratam Martin Dubravka como alternativa a Antonín Kinsky.

Gennaro Gattuso é o novo treinador da Lazio

Lazio oficializa Gennaro Gattuso como novo treinador. O treinador assina com a Lazio após desastre na seleção italiana

PUB

Mais Artigos Populares

Kylian Mbappé já tem recorde debaixo de olho

Mbappé volta a marcar dois golos e já vão 16 golos em 16 jogos em Mundiais. O jogador pode chegar a recorde de Messi

Já se sabe quanto o Lyon de Paulo Fonseca pagará por reforço

O Lyon de Paulo Fonseca vai pagar cerca de 10 milhões de euros euros fixos por Mads Bidstrup. 2 a 3 milhões de euros em variáveis.

Tiago Margarido após ser confirmado como novo treinador do Vitória SC: «Este projeto é maior do que o sucesso momentâneo de uma só equipa»

Tiago Margarido fez as primeiras declarações como novo treinador do Vitória SC. O técnico de 37 anos assinou contrato até 2027, com mais um ano de opção.