📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Com bilhete mas sem passaporte

- Advertisement -

Ter oportunidade de disputar as competições europeias é o sonho de todos os jogadores e respetivos clubes. O quinto lugar costuma dar acesso a essa oportunidade, porém como as inscrições são feitas numa fase embrionária da época, muitos dos clubes não se inscrevem por não acreditarem que sejam capazes de atingir esse patamar. CD Aves e Moreirense FC são os exemplos mais recentes, no futebol português.

No que diz respeito aos cónegos, estão a realizar a melhor época de sempre no primeiro escalão do futebol português, e a ida pela primeira vez às competições europeias era um prémio muito merecido para os jogadores. Um prémio que congratulava o excelente trabalho de Ivo Vieira ao serviço do Moreirense FC e dos jogadores que foram uma verdadeira surpresa nesta temporada. Porém ninguém esperava uma época tão boa, num clube cuja a realidade é a luta pela manutenção, e por isso não realizaram a inscrição a tempo.

Outro caso semelhante foi o CD Aves, que na temporada transata venceu o Sporting CP na final da Taça de Portugal e com isso obteve o direito de entrar diretamente na fase de grupos da Liga Europa. Mas mais uma vez o clube, por não acreditar na sua qualidade, não procedeu à inscrição na UEFA.

Apesar de ter vencido a última edição da Taça, o CD Aves não pode participar na Liga Europa por não se ter inscrito a tempo
Fonte: Bola na Rede

Dois casos que nos levam a pensar que há alguma coisa errada no futebol. Já que o que havia de ser valorizado é o valor de uma equipa dentro de campo, mas o que é realmente importante é uma inscrição feita a meia da época quando uma equipa de poucas posses financeiras ainda não sabe o lugar em que vai ficar classificada.

Dois casos que não são únicos e que se devem multiplicar pela Europa fora. Casos que deviam alertar a UEFA, o órgão soberano do futebol europeu, de que alguma coisa está mal. Já que nem sempre os clubes que tem mais dinheiro vencem, e como tal todos tem direito a ter a mesma oportunidade.

Há que repensar a forma como as inscrições da UEFA são feitas devendo-se pensar num modelo que possa estar ao alcance de todas as equipas. O futebol é de todos e todos devem ter as mesmas oportunidades de o disputar.

 

Foto de Capa: Moreirense FC

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.