📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Com bilhete mas sem passaporte

- Advertisement -

Ter oportunidade de disputar as competições europeias é o sonho de todos os jogadores e respetivos clubes. O quinto lugar costuma dar acesso a essa oportunidade, porém como as inscrições são feitas numa fase embrionária da época, muitos dos clubes não se inscrevem por não acreditarem que sejam capazes de atingir esse patamar. CD Aves e Moreirense FC são os exemplos mais recentes, no futebol português.

No que diz respeito aos cónegos, estão a realizar a melhor época de sempre no primeiro escalão do futebol português, e a ida pela primeira vez às competições europeias era um prémio muito merecido para os jogadores. Um prémio que congratulava o excelente trabalho de Ivo Vieira ao serviço do Moreirense FC e dos jogadores que foram uma verdadeira surpresa nesta temporada. Porém ninguém esperava uma época tão boa, num clube cuja a realidade é a luta pela manutenção, e por isso não realizaram a inscrição a tempo.

Outro caso semelhante foi o CD Aves, que na temporada transata venceu o Sporting CP na final da Taça de Portugal e com isso obteve o direito de entrar diretamente na fase de grupos da Liga Europa. Mas mais uma vez o clube, por não acreditar na sua qualidade, não procedeu à inscrição na UEFA.

Apesar de ter vencido a última edição da Taça, o CD Aves não pode participar na Liga Europa por não se ter inscrito a tempo
Fonte: Bola na Rede

Dois casos que nos levam a pensar que há alguma coisa errada no futebol. Já que o que havia de ser valorizado é o valor de uma equipa dentro de campo, mas o que é realmente importante é uma inscrição feita a meia da época quando uma equipa de poucas posses financeiras ainda não sabe o lugar em que vai ficar classificada.

Dois casos que não são únicos e que se devem multiplicar pela Europa fora. Casos que deviam alertar a UEFA, o órgão soberano do futebol europeu, de que alguma coisa está mal. Já que nem sempre os clubes que tem mais dinheiro vencem, e como tal todos tem direito a ter a mesma oportunidade.

Há que repensar a forma como as inscrições da UEFA são feitas devendo-se pensar num modelo que possa estar ao alcance de todas as equipas. O futebol é de todos e todos devem ter as mesmas oportunidades de o disputar.

 

Foto de Capa: Moreirense FC

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado: Barcelona avança para a contratação de ponta de lança e já existiram contactos

O Barcelona está interessado em garantir a contratação de Dusan Vlahovic. O ponta de lança pertence à Juventus.

Glória do futebol inglês afirma: «Viktor Gyokeres é como a maioria dos avançados»

Viktor Gyokeres mudou-se para o Arsenal no último mercado e tem sido criticado pelas suas prestações na Premier League.

Braga confirma renovação de contrato de Diego Rodrigues e jogador passa a ter uma cláusula de rescisão milionária

Diego Rodrigues renovou o seu contrato com o Braga até 2030. O médio é considerado uma jovem promessa no Minho.

Futsal: Fábio Cecílio deixa o Nápoles e tem destino confirmado

Fábio Cecílio deixou de ser jogador do Nápoles. O internacional português juntou-se ao Eurobus Przemysl.

PUB

Mais Artigos Populares

A mobilidade do Braga que criou problemas ao Benfica e a importância de Georgiy Sudakov e Fredrik Aursnes na reação das águias

A mobilidade ofensiva do Braga causou dificuldades ao Benfica na primeira parte, mas as águias conseguiram reagir no plano tático.

Nuno Capucho está de volta ao Varzim

Nuno Capucho foi confirmado durante esta segunda-feira como novo treinador do Varzim, emblema que atua na Liga 3.

Sporting: janeiro para resolver situações complicadas

O Sporting deverá realizar poucas mexidas no plantel principal. Ainda assim, o emblema de Alvalade terá alguns problemas para resolver em janeiro.