Crónica de um regresso anunciado

Gabriel García Márquez escreveu em ‘Crónica de Uma Morte Anunciada’ sobre a inevitabilidade da morte de Santiago Nasar pelas mãos dos irmãos Vicario, Pedro e Pablo. Não fez diferença que todos soubessem e o quisessem avisar, Santiago morreria mesmo naquele dia. É colombiano – como o autor – e também ele enfrenta uma inevitabilidade – como Santiago; Jackson Martínez está de regresso ao futebol português.

Depois do sucesso no FC Porto, o atacante internacional pela Colômbia contou com passagens discretas e pouco proveitosas pelo Club Atlético de Madrid e pelo Guangzhou Evergrande FC. Pelo meio, e como principais culpadas do fraco desempenho, estiveram um par de lesões graves.

‘Cha Cha Cha’ vem para representar o Portimonense SC por empréstimo do clube chinês. Quando se esperava que o regresso fosse ao Dragão, a casa de partida, e em sintonia com a vontade expressa pelo jogador em múltiplas entrevistas, a surpresa tomou conta do último dia do mercado de transferências ao acabar em Portimão. Apesar de improvável à primeira vista, a opção é compreensível. O clube passa a contar com um belo jogador e o atleta, já com 31 anos, procura ritmo, minutos e golos, tudo o que não teve nos últimos tempos.

Fábio Coentrão revelou ter esperado pelo contacto dos leões até ao último dia do mercado
Fonte: Rio Ave FC

Também esperado na casa de que tanto gosta e que diz ser a sua desde ‘pequenino’, Fábio Coentrão regressou ao Rio Ave FC. O clube de Vila do Conde aproveitou a inção do clube de Alvalade e garantiu o lateral esquerdo internacional por Portugal. Depois de duas épocas promissoras ao serviço do SL Benfica, Coentrão esteve sete anos ligado ao Real Madrid CF, perdendo cada vez mais importância e minutos de jogo no plantel merengue e sendo emprestado ao AS Mónaco e ao Sporting CP.

Quando se esperava que os leões fizessem algum esforço ou uma pequena tentativa que fosse para contratar o lateral esquerdo, tal não aconteceu e os vilacondenses chegaram-se à frente.

Ramires foi apontado ao SL Benfica, mas o negócio caiu por terra
Fonte: Jiangsu Suning FC

Com necessidade de reforçar o setor intermédio, a hipótese Ramires chegou a ser equacionada para o clube da Luz. Uma possível saída de Pizzi e a dificuldade de conclusão do negócio Gabriel adensaram as possibilidades do regresso do brasileiro ao clube que representou em 2009/10. Um ano de águia ao peito foi suficiente para convencer o Chelsea FC e para lá se transferiu por seis épocas.

Em 2016 mudou-se para os chineses do Jiangsu Suning FC e vai agora para a terceira temporada naquele clube, uma vez que a porta da Luz se fechou. Para tal contribuíram a contratação de Gabriel, a permanência de Pizzi e a afirmação e agradável surpresa que é Gedson Fernandes.

Estes três casos representam velhos conhecidos para os adeptos e seguidores da Liga portuguesa e têm em comum o facto de se lhes esperar um regresso à casa que os deu a conhecer. No entanto, apenas um dos casos se confirmou. O ex-FC Porto regressa a Portugal, mas para outro clube; Coentrão regressa ao clube onde fez a estreia como sénior e Ramires acabou por não se mudar para o plantel de Rui Vitória.

Aparentemente inevitáveis, os regressos do colombiano e do brasileiro foram adiados, talvez permanentemente.

Por sua vez, o destino de Coentrão, tal como o de Santiago Nasar no livro de Gabriel García Márquez, estava mesmo anunciado.

Foto de Capa: Guangzhou Evergrande FC

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kátia Aveiro sai em defesa de Cristiano Ronaldo: «Sociedade doente»

Cristiano Ronaldo tem sido criticado por não ter estado presente nos funerais de Diogo Jota e André Silva, que faleceram num acidente de viação.

Ilia Topuria: A ascensão inevitável de um campeão com identidade própria | UFC

No universo competitivo e imprevisível da UFC, poucos trajetos têm sido tão marcantes e estrategicamente bem trilhados como o de Ilia Topuria.

Antevisão GP Grã-Bretanha: Verstappen volta a sacar coelho da cartola

Depois de uma ronda desastrosa no Red Bull Ring, com um abandono logo na primeira volta após um acidente com Kimi Antonelli, Max Verstappen respondeu da melhor forma

Antigo jogador do FC Porto não fecha a porta a uma saída do Manchester City

Nico González não fecha a porta a uma saída do Manchester City. O jogador chegou a Inglaterra no mercado de inverno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vai ser reforço do Sporting mas afirma: «Pensava que era brincadeira»

Víctor Guzmán vai ser reforço do Sporting nos próximos dias. O jovem prepara-se para integrar os escalões jovens do emblema leonino.

Moreirense perto de se reforçar com internacional jovem pela Sérvia

O Moreirense está muito perto de garantir a contratação de Mateja Stjepanovic, jogador que finalizou o seu contrato com o Moreirense.

João Félix abre as portas a um regresso ao Benfica: «É se calhar para onde estou mais inclinado»

João Félix pode regressar ao Benfica neste mercado de transferências. O avançado encontra-se com contrato com o Chelsea.