Futebol de hipócritas e não de toupeiras

- Advertisement -

Os casos de corrupção têm abalado o futebol português nas últimas semanas de uma maneira ‘consistente’. Este é, sem dúvida, o grande tema na agenda mediática em torno do nosso futebol e, por isso, não podia deixar de lado esta oportunidade de partilhar a minha visão, bem mais abrangente e menos mesquinha do que aquela a que estamos todos os dias sujeitos.

O SL Benfica tem sido o clube que mais ligado tem estado a esses casos de corrupção, sendo que não existe, para já, sentença final, nem tão pouco podemos calcular quais as responsabilidades desportivas que irão ser adjudicadas ao clube lisboeta. Várias coisas são, no entanto, possíveis de auferir, ‘só’ vasculhando a nossa imprensa sobre estes sucessivos casos de corrupção no futebol português. O maior problema do nosso futebol não são as toupeiras, as toupeiras são sim parte do problema, mas não são ‘O problema’.

Passo a explicar: só alguém com uma visão muito restrita e limitada pode resumir que de todos estes escândalos o problema são as ’toupeiras’. As ’toupeiras’ são ‘apenas’ a reflexão de um problema bem maior: o ‘chico-espertismo’.

A mentalidade portuguesa no que ao futebol diz respeito é simplesmente imoral e mesquinha. Querem exemplos? O FC Porto teve um caso de corrupção desportiva, o caso do Apito Dourado, absolvido na justiça civil e condenado na justiça desportiva. O Sporting CP teve o caso ‘Cardinal’, onde o clube foi absolvido de qualquer responsabilidade, e ainda decorre o caso ‘Cashball’. Neste momento, é o SL Benfica o clube mais badalado com os casos ‘E-Toupeira’ e ‘Mala Ciao’. Estamos, portanto, perante um futebol onde os três grandes já foram, ou estão a ser julgados, direta e indiretamente, por casos de corrupção.

A FPF, na pessoa do seu presidente, Fernando Gomes, tem de ter um papel pró-ativo nas problemáticas do futebol português
Fonte: FPF

Onde está a moral para vermos constantes trocas de acusações entre clubes com ‘arremesso’ de casos de corrupção para cima uns dos outros? Um futebol de hipócritas. O futebol tornou-se naquela esfera da nossa vida onde qualquer valor moral e ético é esquecido. O futebol é agora o campo onde impera a lei da irracionalidade.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto revela cartaz e programa das festas do título nos Aliados

O FC Porto divulgou o programa das festas para este sábado. Dragões vão receber a Taça e festejar nos Aliados.

Álvaro Arbeloa abre a porta do Real Madrid a José Mourinho: «Ele é o número um e vou ficar muito feliz por ele estar...

Álvaro Arbeloa falou da possibilidade de José Mourinho regressar ao Real Madrid. Treinador confessou-se feliz com esse cenário.

Sporting vai mais além por Sergi Altimira e já informou Real Bétis que vai apresentar nova proposta e subir valores

O Sporting quer fechar a contratação de Sergi Altimira. Leões estão dispostos a superar os 16 milhões de euros, valor da última proposta.

Eis os onzes prováveis do FC Porto x Santa Clara que vai permitir a consagração dos dragões como campeões da Primeira Liga

O FC Porto recebe o Santa Clara no derradeiro jogo da época. Conhece os onzes prováveis do jogo da consagração.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 3 jogos que podem meter Sporting ou Benfica diretamente na fase de liga da Champions League

Sporting ou Benfica lutam pelo segundo lugar e pelo acesso à Champions League. Aston Villa pode permitir entrada direta na prova.

Jorge Jesus já avisou Al Nassr que vai deixar o clube e tem outra opção milionária para o futuro além da seleção nacional

Jorge Jesus já comunicou ao Al Nassr que não continuará no clube saudita. Fenerbahçe é outra das opções do treinador português para o futuro.

Fabrizio Romano garante que José Mourinho deu o aval para a mudança para o Real Madrid há uma semana e dá novidades sobre o...

José Mourinho está a caminho do Real Madrid. De acordo com o especialista de transferências Fabrizio Romano, mudança foi aceite pelo técnico há uma semana.