📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Futebol de hipócritas e não de toupeiras

- Advertisement -

Os casos de corrupção têm abalado o futebol português nas últimas semanas de uma maneira ‘consistente’. Este é, sem dúvida, o grande tema na agenda mediática em torno do nosso futebol e, por isso, não podia deixar de lado esta oportunidade de partilhar a minha visão, bem mais abrangente e menos mesquinha do que aquela a que estamos todos os dias sujeitos.

O SL Benfica tem sido o clube que mais ligado tem estado a esses casos de corrupção, sendo que não existe, para já, sentença final, nem tão pouco podemos calcular quais as responsabilidades desportivas que irão ser adjudicadas ao clube lisboeta. Várias coisas são, no entanto, possíveis de auferir, ‘só’ vasculhando a nossa imprensa sobre estes sucessivos casos de corrupção no futebol português. O maior problema do nosso futebol não são as toupeiras, as toupeiras são sim parte do problema, mas não são ‘O problema’.

Passo a explicar: só alguém com uma visão muito restrita e limitada pode resumir que de todos estes escândalos o problema são as ’toupeiras’. As ’toupeiras’ são ‘apenas’ a reflexão de um problema bem maior: o ‘chico-espertismo’.

A mentalidade portuguesa no que ao futebol diz respeito é simplesmente imoral e mesquinha. Querem exemplos? O FC Porto teve um caso de corrupção desportiva, o caso do Apito Dourado, absolvido na justiça civil e condenado na justiça desportiva. O Sporting CP teve o caso ‘Cardinal’, onde o clube foi absolvido de qualquer responsabilidade, e ainda decorre o caso ‘Cashball’. Neste momento, é o SL Benfica o clube mais badalado com os casos ‘E-Toupeira’ e ‘Mala Ciao’. Estamos, portanto, perante um futebol onde os três grandes já foram, ou estão a ser julgados, direta e indiretamente, por casos de corrupção.

A FPF, na pessoa do seu presidente, Fernando Gomes, tem de ter um papel pró-ativo nas problemáticas do futebol português
Fonte: FPF

Onde está a moral para vermos constantes trocas de acusações entre clubes com ‘arremesso’ de casos de corrupção para cima uns dos outros? Um futebol de hipócritas. O futebol tornou-se naquela esfera da nossa vida onde qualquer valor moral e ético é esquecido. O futebol é agora o campo onde impera a lei da irracionalidade.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid na disposição de pagar 150 milhões de euros por internacional português

O Real Madrid está interessado em Vitinha. O clube espanhol pode apresentar uma proposta de 150 milhões de euros pelo médio do PSG.

Bruno de Carvalho deixa farpa a Rui Patrício nas redes sociais: «Os clubes já acordaram…»

Bruno de Carvalho deixou uma mensagem nas redes sociais. O antigo presidente do Sporting visou Rui Patrício.

Rodrigo Rêgo reage à estreia pelo Benfica com publicação emocionada: «Foi uma honra enorme»

Rodrigo Rêgo fez a estreia oficial pelo Benfica frente ao Atlético CP. O jovem avançado não escondeu o orgulho com o momento.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Rodrigo Ribeiro é predestinado em termos técnicos»

Rui Borges analisou o duelo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Sporting venceu o Marinhense e segue em frente.

PUB

Mais Artigos Populares

Renato Sousa responde ao Bola na Rede: «Tudo passa pela organização»

Renato Sousa analisou o duelo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Sporting venceu o Marinhense e segue em frente.

Francesco Farioli: «A atitude é a parte mais importante»

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto diante do Sintrense por 3-0. Encontro referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.

David Maside: «Levo um grande orgulho dos jogadores e da estrutura»

David Maside analisou a derrota do Sintrense frente ao FC Porto por 3-0. Encontro referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.