O falso lento em Portugal

- Advertisement -

Muitas vezes dou por mim a pensar: o que será mais importante num jogador de futebol? A técnica, a inteligência e a criatividade; ou o poderio físico, a intensidade e a agressividade?

Quando olhamos para os craques do futebol mundial nesta década, olhamos para jogadores como Messi, Xavi, Iniesta, Modrić, Sneijder… Tudo jogadores que sobressaíam pela sua qualidade técnica, inteligência e criatividade. Jogadores cuja principal arma é o cérebro. No entanto, também existem aqueles jogadores apelidados de génios incompreendidos, que têm técnica, têm criatividade, mas que são criticados porque são lentos, porque não gostam de correr, porque evitam confrontos físicos- não têm essa intensidade e agressividade de que falei.

Eu defendo que a intensidade é uma caraterística muito importante para se conseguir vingar no futebol de alta competição. O que muitos não entendem é que essa mesma intensidade não tem necessariamente de se tratar de uma questão física, mas sim de uma questão mental; não se trata necessariamente de ser um jogador agressivo e possante, mas sim de ser um jogador que leia e analise minuciosamente o jogo, que pense mais rápido do que os outros e que saiba o que fazer com a bola ainda antes de a receber.

Na gíria, aplicou-se a esse perfil de jogador o conceito de falso lento: aquele jogador que é lento com o corpo, mas rápido com o cérebro. Creio que o introdutor desse conceito em Portugal foi Tamagnini Nené, o avançado que tanto fazia vibrar os adeptos do Benfica pelos golos que marcava, porque aparecia sempre no sítio certo para encostar. Como os irritava por nunca sujar os calções, porque mesmo que o jogo fosse disputado num batatal, a chover torrencialmente, ele saía sempre de campo limpinho.

André Gomes é mais um falso lento em Portugal
Fonte: Everton FC

No meu tempo, o falso lento que apareceu em Portugal foi Pedro Barbosa, jogador que mostrou o perfume do seu futebol no Vitória SC e no Sporting CP. Muitas vezes incompreendido, muitas vezes criticado, ganhou a alcunha de “Pastelão” pela sua postura em campo, mas com a bola nos pés tornava-se num jogador diferenciado, daqueles que tratava a bola por “tu”.

Hoje, vejo em André Gomes o jogador português que mais se assemelha a Pedro Barbosa. De tão criticado que era em Barcelona por, supostamente, ter de pedir autorização a uma perna para mexer a outra, anda aos poucos a voltar a mostrar o perfume do seu futebol na Cidade dos Beatles.

Como uma vez disse Juan Riquelme, porque haveremos de correr quando a bola o pode fazer?

Foto de Capa: Sporting CP

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

De repescado a campeão: Jack Wilshere conquista o EFL Trophy pelo Luton Town

Jack Wilshere conquistou o seu 1.º troféu como treinador após o Luton Town vencer o Stockport (3-1) na final do EFL Trophy, numa campanha insólita marcada por uma repescagem na secretaria.

Ian Cathro responde ao Bola na Rede após Estoril Praia x FC Porto: «Tentámos ajustar isso ao longo da primeira parte»

Ian Cathro respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. Estoril Praia perdeu com o FC Porto por 3-1.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após vitória do FC Porto em Estoril

Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. FC Porto venceu Estoril por 3-1.

Ian Cathro irónico: «O treinador do Estoril falhou hoje e talvez tenha um problema. Talvez esteja na hora de deixar uns princípios ir embora,...

Ian Cathro analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso vence na Tunísia e ganha vantagem nas meias-finais da Liga dos Campeões Africana

Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso vence Esperance Tunis fora (0-1) com golo de Brayan Leon e ganha vantagem nas meias-finais da Liga dos Campeões da CAF.

Pepê recusa prémio de homem do jogo entregue por colega do FC Porto e retribui elogios: «Corre o campo todo e é um fenómeno»

Pepê analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 3-1 na Primeira Liga.

João Carvalho explica derrota do Estoril Praia contra o FC Porto: «Não igualámos a intensidade nas segundas bolas e duelos»

João Carvalho analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 3-1 na Primeira Liga.