O falso lento em Portugal

- Advertisement -

Muitas vezes dou por mim a pensar: o que será mais importante num jogador de futebol? A técnica, a inteligência e a criatividade; ou o poderio físico, a intensidade e a agressividade?

Quando olhamos para os craques do futebol mundial nesta década, olhamos para jogadores como Messi, Xavi, Iniesta, Modrić, Sneijder… Tudo jogadores que sobressaíam pela sua qualidade técnica, inteligência e criatividade. Jogadores cuja principal arma é o cérebro. No entanto, também existem aqueles jogadores apelidados de génios incompreendidos, que têm técnica, têm criatividade, mas que são criticados porque são lentos, porque não gostam de correr, porque evitam confrontos físicos- não têm essa intensidade e agressividade de que falei.

Eu defendo que a intensidade é uma caraterística muito importante para se conseguir vingar no futebol de alta competição. O que muitos não entendem é que essa mesma intensidade não tem necessariamente de se tratar de uma questão física, mas sim de uma questão mental; não se trata necessariamente de ser um jogador agressivo e possante, mas sim de ser um jogador que leia e analise minuciosamente o jogo, que pense mais rápido do que os outros e que saiba o que fazer com a bola ainda antes de a receber.

Na gíria, aplicou-se a esse perfil de jogador o conceito de falso lento: aquele jogador que é lento com o corpo, mas rápido com o cérebro. Creio que o introdutor desse conceito em Portugal foi Tamagnini Nené, o avançado que tanto fazia vibrar os adeptos do Benfica pelos golos que marcava, porque aparecia sempre no sítio certo para encostar. Como os irritava por nunca sujar os calções, porque mesmo que o jogo fosse disputado num batatal, a chover torrencialmente, ele saía sempre de campo limpinho.

André Gomes é mais um falso lento em Portugal
Fonte: Everton FC

No meu tempo, o falso lento que apareceu em Portugal foi Pedro Barbosa, jogador que mostrou o perfume do seu futebol no Vitória SC e no Sporting CP. Muitas vezes incompreendido, muitas vezes criticado, ganhou a alcunha de “Pastelão” pela sua postura em campo, mas com a bola nos pés tornava-se num jogador diferenciado, daqueles que tratava a bola por “tu”.

Hoje, vejo em André Gomes o jogador português que mais se assemelha a Pedro Barbosa. De tão criticado que era em Barcelona por, supostamente, ter de pedir autorização a uma perna para mexer a outra, anda aos poucos a voltar a mostrar o perfume do seu futebol na Cidade dos Beatles.

Como uma vez disse Juan Riquelme, porque haveremos de correr quando a bola o pode fazer?

Foto de Capa: Sporting CP

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes prováveis do Go Ahead Eagles x Braga: Bracarenses querem consolidar a posição no top-8 da Europa League

Braga e Go Ahead Eagles medem forças na 8.ª jornada da fase regular da Europa League. Confere os onzes prováveis para o encontro.

Playoffs da Champions League: eis as datas dos jogos e os cabeças de série

16 equipas garantiram a passagem aos playoffs da Champions League. O sorteio arranca às 10h da próxima sexta-feira, dia 30 de janeiro.

FC Porto x Rangers: Eis os onzes prováveis para o jogo decisivo que pode colocar os dragões no top-8 da Europa League

O FC Porto recebe o Rangers no Estádio do Dragão, no encontro da 8.ª jornada da fase regular da Europa League. Eis os onzes prováveis para o jogo.

Anatoliy Trubin é o primeiro guarda-redes a marcar com a camisola do Benfica

O golo histórico de Anatoliy Trubin no último lance do embate com o Real Madrid foi a primeira vez que um guarda-redes marcou com a camisola do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Dois golos que convenceram: Benfica vai propor uma renovação de contrato a Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup pode ter assegurado o seu futuro no Benfica com os dois golos frente ao Real Madrid. Encarnados já pensam em propor uma renovação.

Álvaro Arbeloa explica derrota do Real Madrid no Estádio da Luz: «O Benfica mostrou intensidade, defendeu muito bem e atacou muito bem»

Na sala de conferência de imprensa do Estádio da Luz, Álvaro Arbeloa comentou a derrota do Real Madrid frente ao Benfica.

Jejum, pressão e ambição europeia | Go Ahead Eagles x Braga

Go Ahead Eagles e Braga irão disputar os três pontos no último jogo da fase da Liga da competição, num duelo que se antevê intenso.