O falso lento em Portugal

- Advertisement -

Muitas vezes dou por mim a pensar: o que será mais importante num jogador de futebol? A técnica, a inteligência e a criatividade; ou o poderio físico, a intensidade e a agressividade?

Quando olhamos para os craques do futebol mundial nesta década, olhamos para jogadores como Messi, Xavi, Iniesta, Modrić, Sneijder… Tudo jogadores que sobressaíam pela sua qualidade técnica, inteligência e criatividade. Jogadores cuja principal arma é o cérebro. No entanto, também existem aqueles jogadores apelidados de génios incompreendidos, que têm técnica, têm criatividade, mas que são criticados porque são lentos, porque não gostam de correr, porque evitam confrontos físicos- não têm essa intensidade e agressividade de que falei.

Eu defendo que a intensidade é uma caraterística muito importante para se conseguir vingar no futebol de alta competição. O que muitos não entendem é que essa mesma intensidade não tem necessariamente de se tratar de uma questão física, mas sim de uma questão mental; não se trata necessariamente de ser um jogador agressivo e possante, mas sim de ser um jogador que leia e analise minuciosamente o jogo, que pense mais rápido do que os outros e que saiba o que fazer com a bola ainda antes de a receber.

Na gíria, aplicou-se a esse perfil de jogador o conceito de falso lento: aquele jogador que é lento com o corpo, mas rápido com o cérebro. Creio que o introdutor desse conceito em Portugal foi Tamagnini Nené, o avançado que tanto fazia vibrar os adeptos do Benfica pelos golos que marcava, porque aparecia sempre no sítio certo para encostar. Como os irritava por nunca sujar os calções, porque mesmo que o jogo fosse disputado num batatal, a chover torrencialmente, ele saía sempre de campo limpinho.

André Gomes é mais um falso lento em Portugal
Fonte: Everton FC

No meu tempo, o falso lento que apareceu em Portugal foi Pedro Barbosa, jogador que mostrou o perfume do seu futebol no Vitória SC e no Sporting CP. Muitas vezes incompreendido, muitas vezes criticado, ganhou a alcunha de “Pastelão” pela sua postura em campo, mas com a bola nos pés tornava-se num jogador diferenciado, daqueles que tratava a bola por “tu”.

Hoje, vejo em André Gomes o jogador português que mais se assemelha a Pedro Barbosa. De tão criticado que era em Barcelona por, supostamente, ter de pedir autorização a uma perna para mexer a outra, anda aos poucos a voltar a mostrar o perfume do seu futebol na Cidade dos Beatles.

Como uma vez disse Juan Riquelme, porque haveremos de correr quando a bola o pode fazer?

Foto de Capa: Sporting CP

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.