O homem certo no lugar certo?

Cabeçalho Futebol Nacional

Apresentado no dia 11 de outubro como o sucessor de Erwin Sánchez, Miguel Leal assumiu o comando técnico do Boavista e propôs-se, de imediato, a atingir o objetivo primário para a temporada 2016/2017: a manutenção.

As panteras ocupam presentemente a oitava posição da Liga NOS, com 13 pontos, e mantêm-se vivas na Taça de Portugal, competição que venceram por cinco ocasiões. O saldo atual da formação axadrezada é francamente positivo, contando com uma vitória frente ao Rio Ave, dois empates com Marítimo e Estoril e uma vitória diante da U. Leiria a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. A estes números juntam-se ainda quatro golos apontados e dois sofridos.

O antigo treinador do Moreirense diagnosticou prontamente as debilidades e as potencialidades da sua equipa, apesar de o esquema tático implementado desde o início do campeonato por Sánchez, o 4-2-3-1, permanecer inalterado. O 11 base também não sofreu qualquer tipo de alterações, à exceção de Edu Machado, que assumiu a titularidade após a lesão de Tiago Mesquita contraída na Madeira.

Com pouco mais de um mês de trabalho, os orientandos de Miguel Leal ainda se encontram num processo de interiorização de um modelo de jogo distinto. Ainda assim, corrigiram cirurgicamente algumas das suas fragilidades defensivas através de um bloco mais coeso potenciado por movimentações inteligentes de Idris e de Carraça e por uma maior entreajuda, com os extremos Renato Santos e Iuri Medeiros a desempenharem funções recuadas em momentos de exposição a contra-ataques.

A aplicação da pressão alta na primeira fase de construção dos adversários, obrigando-os a decisões precipitadas, e a preferência por uma maior assertividade e segurança nos momentos de posse de bola em detrimento da verticalidade demonstrada noutros encontros são outras das pegadas deixadas pelo técnico natural de Marco de Canavezes.

De mãos dadas com a massa adepta do Bessa, Miguel Leal terá futuramente dois encontros que colocarão à prova a sua invencibilidade, ao defrontar primeiramente o Vitória de Guimarães na 4ª eliminatória da Taça de Portugal (dia 20 de novembro) e o Sporting na Jornada 11 da Liga NOS (dia 26 de novembro).

 

Foto de capa: Boavista FC

Daniel Dantas
Daniel Dantashttp://www.bolanarede.pt
O Daniel tem 21 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e, a par da música, do cinema e da literatura, o desporto é uma das suas paixões.                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Trent Alexander-Arnold chocado com a morte de Diogo Jota: «Era mais do que um amigo»

Trent Alexander-Arnold assume que está a ser um período difícil devido à morte de Diogo Jota. Lateral inglês deixa nova mensagem.

Arsenal prepara oferta ao Chelsea por avançado após chegar a acordo com jogador

O Arsenal vai enviar uma proposta inicial ao Chelsea por Noni Madueke. Gunners já têm acordo com o jogador.

5 destinos possíveis para João Félix

João Félix ainda é jogador do Chelsea, mas dificilmente o treinador Enzo Maresca contará com o internacional português na próxima temporada

Benfica: Há mais um colosso interessado em Kokçu e vem de Itália

O Inter Milão está interessado numa possível contratação de Orkun Kokçu ao Benfica. Médio tem sido associado a vários clubes.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas fecha médio do Nápoles num negócio que pode passar a definitivo

O Besiktas garantiu a contratação de Jens Cajuste ao Nápoles. Médio-defensivo terá nova experiência na Liga da Turquia.

Lionel Messi passa por vários jogadores e marca belo golo individual

O Inter Miami goleou o Montréal por 4-1 na MLS. Lionel Messi bisou na partida e um dos golos está a correr o mundo.

Bruno Costa estreia-se com golo na Coreia do Sul e dedica-o a Diogo Jota: «Hoje joguei com uma dor no peito»

Bruno Costa estreou-se este sábado pelo Gyeongnam FC e marcou golo. Médio de 28 anos prestou homenagem a Diogo Jota.