Nascido a 13 de junho de 1997, Zaidu Sanusi chegou a Portugal, em julho de 2016, para representar o Gil Vicente FC, conjuntamente com o seu compatriota e colega de equipa (ambos frequentavam a Royal Sporting Club Academy, conjunto da cidade de Kaduna) Collins Nonso Ogbodo. Ambos os futebolistas haviam sobressaído durante um período de testes, realizado naquela cidade e que contara com a supervisão de alguns observadores do emblema de Barcelos.

«Depois da tempestade, vem a bonança»:

À chegada a Portugal, o jovem defesa nigeriano deparou-se, todavia, com uma série de infortúnios (desde problemas físicos a algumas questões burocráticas), algo que, numa fase inicial, acabou por comprometer a sua integração na formação principal dos Gilistas. Uma vez superadas essas contrariedades, e apesar de incluído no plantel às ordens de Álvaro Magalhães que disputava a Segunda Liga, Zaidu Sanusi foi prontamente emprestado por duas épocas ao Sport Clube de Mirandela.

Desta feita, seria em Mirandela, cidade do distrito de Bragança conhecida pela sua gastronomia, que este jovem futebolista natural de Jega (cidade situada no estado de Kebbi, no noroeste da Nigéria) iniciaria a sua trajetória no futebol luso, impondo-se rapidamente como titular e disputando um total de 17 partidas (1558 minutos) no Campeonato de Portugal, em época de estreia pelos “Alvi-Negros”.  Posteriormente, na temporada de 2017/2018, Zaidu voltaria a acumular boas exibições, ao ponto de participar (sempre como titular) em 22 das 29 jornadas da Série A do Campeonato de Portugal, prova em que a formação treinada por Rui Borges terminou no quarto lugar, com 57 pontos (menos sete que o Vilaverdense FC, o segundo classificado).

Por conseguinte, o crescimento registado pelo jovem central agradou de tal forma aos responsáveis do conjunto mirandelense, que aproveitaram o facto de este ter rescindido o vínculo que o ligava até julho de 2020 ao Gil Vicente para o contratar a título definitivo.

Zaidu Sanusi assumiu-se, ao longo da época passada, como um dos defesas mais promissores do Campeonato de Portugal
Fonte: Facebook oficial do atleta

A «revelação» do SC Mirandela no Campeonato de Portugal:

A pretérita temporada correspondeu ao culminar da evolução que Zaidu protagonizara ao serviço do clube mais antigo do distrito de Bragança, com o central esquerdino a ser titular em 32 encontros relativos à Série A do Campeonato de Portugal, tendo falhado, apenas, uma jornada por motivos de ordem disciplinar.  Para além disso, o camisola número cinco do Mirandela marcou três golos, dois dos quais tiveram uma influência direta no ganho de quatro pontos por parte do conjunto brigantino.

Como joga:

Zaidu Sanusi foi, efetivamente, uma das revelações da passada edição do Campeonato de Portugal. Trata-se de um defesa veloz e dotado de uma capacidade técnica razoável, sendo que iniciara a sua formação como lateral esquerdo. Ademais, o nigeriano de 22 anos, que recentemente foi anunciado como reforço do CD Santa Clara para a temporada 2019/2020, revela-se um jogador a ter em conta no jogo aéreo.

Foto de Capa: SC Mirandela

Comentários