Quem haveria de dizer que algo deste género poderia mudar (quase) por completo as nossas vidas? Assim, sem prévio aviso (ou talvez não), vimo-nos privados de muitas das nossas habituais ‘monotonias’ diárias. E com elas, o nosso tão amado desporto-rei. Que saudades! Agora que o Futebol está parado, a ideia de fazer as dez jornadas que ainda faltam da Primeira Liga parece-me impossível de concretizar. Assim sendo, deixo-vos aqui o Plano P: o Plano de Pedro Proença para resolver o nosso Campeonato nos Play-Offs.

Na luta pela descida existirão duas meias-finais entre os quatro últimos da classificação. Estas terão duas mãos, e caso as equipas empatem em pontos e em Goal avarege, haverá um terceiro jogo que será disputado na casa da equipa melhor classificada aquando da paragem do Campeonato.

Pedro Proença apresentou a possibilidade de haver Play-Offs no que resta do campeonato
Fonte: FPF

Desta forma, teremos um CD Aves x CS Marítimo e um Portimonense SC x FC Paços de Ferreira na primeira mão das meias-finais. Depois haverá a segunda volta e caso necessário um terceiro jogo, na Madeira e em Paços de Ferreira. Por fim, existirá um jogo entre os vencedores para decidir quem fica em 14.º e 15.º Lugar e um para decidir quem desce para penúltimo e último lugar.

Na Luta pelo sétimo lugar, existirão oito equipas, num género de quartos de final, meias-finais e final. Assim, o sétimo classificado jogará com o 14.º, o oitavo com o 13.º, o nono com o 12.º e o 10.º com o 11.º. Teremos assim o FC Famalicão x CD Tondela, o Moreirense FC x Belenenses SAD, o Gil Vicente FC x Vitória FC e o CD Santa Clara x Boavista FC.

Anúncio Publicitário

Estes jogos serão jogados a um só jogo, na casa dos melhores classificados, seguindo para as meias-finais os vencedores que jogarão a duas mãos, num sorteio aberto. E depois os vencedores jogarão num só jogo pelo sétimo lugar. Quem perder nas meias jogará pelo nono posto. As quatro equipas eliminadas nos ‘quartos de final’ farão o mesmo percurso, mas com vista ao 11.º lugar.

Na luta pela Europa e pelo terceito lugar do Campeonato, teremos os jogos: SC Braga x Vitória SC e Sporting CP x Rio Ave FC. Estes jogos serão também jogados a duas mãos, sendo que o segundo jogo será jogado no estádio do Braga e do Sporting. Depois jogar-se-á uma final também a duas mãos tanto para o terceiro lugar, como para o quinto. Um sorteio ditará em que estádio se jogará primeiro.

Por fim, o título nacional, será encontrado entre o FC Porto e o SL Benfica. O campeão nacional será encontrado num mini campeonato entre os dois. Serão disputados dois jogos na luz e dois no dragão. O FC Porto começará e acabará esta série, fruto de estar actualmente na liderança. Se no final do quarto jogo as equipas somarem o mesmo número de pontos e golos, jogar-se-à um prolongamento e, se houver necessidade, iremos para as grandes penalidades. O golo fora ou em casa não terá aqui qualquer supremacia sobre os golos caseiros nestes Play-Offs.

 

Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Comentários