Segunda Liga: uma “escola” de treinadores

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Sempre defendi, e continuo a defender, que não faltam motivos para se gostar do futebol português. E um desses motivos é a qualidade dos treinadores que o nosso país produz, sendo que, desde há uns anos, os treinadores portugueses são dos melhores e dos mais referenciados no futebol mundial.

No entanto, estes só ganham reconhecimento quando se destacam na Primeira Liga ou no estrangeiro, sem se querer ver que muitos deles começaram a mostrar serviço nos escalões inferiores do futebol português.

Ora, observando os treinadores lançados na Primeira Liga desde as últimas épocas para cá, posso concluir que a segunda divisão do futebol português é um desafio importante para o crescimento e desenvolvimento dos nossos treinadores.

Alguns treinadores começam a carreira a treinar nas camadas jovens e/ou como adjuntos ou preparadores físicos numa equipa sénior. Outros, começam a carreira a treinar clubes amadores, subindo depois a pulso na carreira até chegarem aos escalões profissionais. No entanto, para muitos deles, a segunda divisão é o primeiro contacto directo com o futebol profissional, num campeonato competitivo onde é necessário mostrar qualidades a curto prazo para se conseguir dar o passo seguinte.

O Monaco é uma sensação na Europa Fonte: AS Mónaco
O Monaco é uma sensação na Europa
Fonte: AS Mónaco

Porém, nem todos começaram assim. Para além de José Mourinho, tem havido outros treinadores a começarem a carreira por cima, ou seja, no escalão máximo do futebol português, tais como André Vilas-Boas, Sérgio Conceição, Nuno Espírito Santo e, já no decorrer desta época, Vasco Seabra e Nuno Manta Santos. Mas muitos outros treinadores, actualmente referenciados no futebol português e europeu, começaram a notabilizar-se na segunda divisão nacional.

Ora, é impossível falar de treinadores da nossa segunda divisão sem se falar em Vítor Oliveira. O “Rei das subidas” caminha a passos largos para a sua décima promoção à primeira divisão e para o seu quinto campeonato da segunda divisão. Existem, também, outros treinadores experientes que militam actualmente na segunda liga, como Carlos Brito e Francisco Chaló. Mas vejamos os treinadores que a nossa segunda divisão lançou nos últimos anos.

Foto de Capa: GD Chaves

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola quebra o silêncio sobre o escândalo do Manchester City: «Vamos superar isto juntos»

Pep Guardiola partilhou uma publicação nas redes sociais, na qual deixou uma mensagem para os adeptos do Manchester City.

Tadej Pogacar afastado dos Campeonatos da Europa de ciclismo

A federação da Eslovénia oficializou a ausência de Tadej Pogacar nos Campeonatos da Europa de ciclismo, devido às faturas sofridas na Vuelta.

Fabrizio Romano avança: Rio Ave muito perto de ‘roubar’ Vasco Seabra ao Arouca

Segundo Fabrizio Romano, o Rio Ave está muito perto de fechar a contratação de Vasco Seabra, atual treinador do Arouca.

Gustavo Sá fechou a porta aos milhões sauditas: «Não era um passo que imaginava na minha carreira»

Gustavo Sá relembrou a nega dada ao Al Ittihad, que tinha um acordo fechado com o Famalicão. Médio acabou por assinar com o Nottingham Forest.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal viaja para Copenhaga e Pedro Proença não segue junto da equipa no autocarro

Portugal está a caminho de Copenhaga, onde treinará e fará a antevisão do jogo. Pedro Proença não segue no autocarro junto dos jogadores.

Lamine Yamal brilha frente à Croácia e atira: «Mais uma demonstração para a Bola de Ouro»

Lamine Yamal foi o grande destaque da vitória da Espanha frente à Croácia por 4-1. O avançado espanhol apontou dois golos e uma assistência.

Analista do FC Porto deixa a equipa técnica de Francesco Farioli e assina pelo Trabzonspor

Osman Kul, analista na equipa técnica de Francesco Farioli, anunciou que está de saída do FC Porto rumo ao Trabzonspor e deixou uma mensagem de despedida.