Segunda Liga: uma “escola” de treinadores

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Sempre defendi, e continuo a defender, que não faltam motivos para se gostar do futebol português. E um desses motivos é a qualidade dos treinadores que o nosso país produz, sendo que, desde há uns anos, os treinadores portugueses são dos melhores e dos mais referenciados no futebol mundial.

No entanto, estes só ganham reconhecimento quando se destacam na Primeira Liga ou no estrangeiro, sem se querer ver que muitos deles começaram a mostrar serviço nos escalões inferiores do futebol português.

Ora, observando os treinadores lançados na Primeira Liga desde as últimas épocas para cá, posso concluir que a segunda divisão do futebol português é um desafio importante para o crescimento e desenvolvimento dos nossos treinadores.

Alguns treinadores começam a carreira a treinar nas camadas jovens e/ou como adjuntos ou preparadores físicos numa equipa sénior. Outros, começam a carreira a treinar clubes amadores, subindo depois a pulso na carreira até chegarem aos escalões profissionais. No entanto, para muitos deles, a segunda divisão é o primeiro contacto directo com o futebol profissional, num campeonato competitivo onde é necessário mostrar qualidades a curto prazo para se conseguir dar o passo seguinte.

O Monaco é uma sensação na Europa Fonte: AS Mónaco
O Monaco é uma sensação na Europa
Fonte: AS Mónaco

Porém, nem todos começaram assim. Para além de José Mourinho, tem havido outros treinadores a começarem a carreira por cima, ou seja, no escalão máximo do futebol português, tais como André Vilas-Boas, Sérgio Conceição, Nuno Espírito Santo e, já no decorrer desta época, Vasco Seabra e Nuno Manta Santos. Mas muitos outros treinadores, actualmente referenciados no futebol português e europeu, começaram a notabilizar-se na segunda divisão nacional.

Ora, é impossível falar de treinadores da nossa segunda divisão sem se falar em Vítor Oliveira. O “Rei das subidas” caminha a passos largos para a sua décima promoção à primeira divisão e para o seu quinto campeonato da segunda divisão. Existem, também, outros treinadores experientes que militam actualmente na segunda liga, como Carlos Brito e Francisco Chaló. Mas vejamos os treinadores que a nossa segunda divisão lançou nos últimos anos.

Foto de Capa: GD Chaves

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

QPR contrata Tariq Lamptey a custo zero

QPR contrata Tariq Lamptey a custo zero. O jogador estava livre no mercado desde que rescindiu contrato com a Fiorentina.

Newcastle anuncia a contratação de Aladji Bamba

Aladji Bamba é reforço do Newcastle. O médio francês chega proveniente do Mónaco, num negócio a rondar os 41 milhões de euros.

Portsmouth anuncia a contratação de Marezi

Marezi reforça o Portsmouth proveniente do Almería. O avançado sérvio esteve no decorrer da temporada 2025/26 ao serviço do Alverca.

Benfica contrata avançado brasileiro ao Alverca

O Benfica oficializou a contratação de Felipe Lima. O avançado brasileiro deixou o Alverca para reforçar a equipa B encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Camarda e Christian Comotto renovam com o AC Milan

Francesco Camarda e Christian Comotto renovaram com o AC Milan até 2031, com opção de prolongamento por mais uma temporada.

Seleção japonesa oficializa novo selecionador

Go Oiwa é o novo selecionador do Japão. O atual selecionador sub-23 irá assumir o cargo após a Taça da Ásia de 2027.

FC Porto anuncia dupla contratação

O FC Porto anunciou dupla contratação para a recém criada equipa de futsal. Tiago Velho e Samuel Silva assinaram contrato pelos dragões.