Segunda Liga: uma “escola” de treinadores

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Sempre defendi, e continuo a defender, que não faltam motivos para se gostar do futebol português. E um desses motivos é a qualidade dos treinadores que o nosso país produz, sendo que, desde há uns anos, os treinadores portugueses são dos melhores e dos mais referenciados no futebol mundial.

No entanto, estes só ganham reconhecimento quando se destacam na Primeira Liga ou no estrangeiro, sem se querer ver que muitos deles começaram a mostrar serviço nos escalões inferiores do futebol português.

Ora, observando os treinadores lançados na Primeira Liga desde as últimas épocas para cá, posso concluir que a segunda divisão do futebol português é um desafio importante para o crescimento e desenvolvimento dos nossos treinadores.

Alguns treinadores começam a carreira a treinar nas camadas jovens e/ou como adjuntos ou preparadores físicos numa equipa sénior. Outros, começam a carreira a treinar clubes amadores, subindo depois a pulso na carreira até chegarem aos escalões profissionais. No entanto, para muitos deles, a segunda divisão é o primeiro contacto directo com o futebol profissional, num campeonato competitivo onde é necessário mostrar qualidades a curto prazo para se conseguir dar o passo seguinte.

O Monaco é uma sensação na Europa Fonte: AS Mónaco
O Monaco é uma sensação na Europa
Fonte: AS Mónaco

Porém, nem todos começaram assim. Para além de José Mourinho, tem havido outros treinadores a começarem a carreira por cima, ou seja, no escalão máximo do futebol português, tais como André Vilas-Boas, Sérgio Conceição, Nuno Espírito Santo e, já no decorrer desta época, Vasco Seabra e Nuno Manta Santos. Mas muitos outros treinadores, actualmente referenciados no futebol português e europeu, começaram a notabilizar-se na segunda divisão nacional.

Ora, é impossível falar de treinadores da nossa segunda divisão sem se falar em Vítor Oliveira. O “Rei das subidas” caminha a passos largos para a sua décima promoção à primeira divisão e para o seu quinto campeonato da segunda divisão. Existem, também, outros treinadores experientes que militam actualmente na segunda liga, como Carlos Brito e Francisco Chaló. Mas vejamos os treinadores que a nossa segunda divisão lançou nos últimos anos.

Foto de Capa: GD Chaves

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

A praia onde o Benfica se está a habituar a atacar é a mesma onde ficou perto de morrer e outras lições de agosto

Ora, se quisermos, e pegando na liberdade criativa que defrontar o Estoril Praia oferece, entre o areal e o mar, o Benfica vive pleno verão. O problema, esse, é quando o Zéfiro incomoda

Marco Silva responde ao Bola na Rede: «Tendo extremos e jogadores da frente que consigam criar e ser fortes no 1X1, o Dahl, vindo...

Marco Silva analisou o encontro da 4.ª jornada que terminou com a vitória do Benfica sobre o Estoril Praia. Treinador respondeu ao Bola na Rede.

Vasco Matos responde ao Bola na Rede: «O Benfica deixa o Dahl mais baixo e constrói a 3, para explorar o 1X1 do Prestianni....

Vasco Matos analisou o encontro da 4.ª jornada que terminou com a vitória do Benfica sobre o Estoril Praia. Treinador respondeu ao Bola na Rede.

FC Porto oficializa lateral esquerdo que vem da Premier League: eis os detalhes

Souza é o mais recente reforço do FC Porto. Defesa brasileiro chega ao Dragão por empréstimo do Tottenham até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Atalanta supera Bolonha com final dramático: eis os resultados do dia da Serie A

A Atalanta venceu em casa o Bolonha por 1-0 na segunda jornada da Serie A. Lazar Samardzic marcou aos 90+6 minutos.

Barcelona volta a golear e há 3 jogadores com bis: eis os resultados da La Liga

O Barcelona goleou em casa o Rayo Vallecano por 5-2 na terceira jornada da La Liga. Houve bis de Raphinha, Lamine Yamal e de Sergio Camello.

Tiago Margarido: «O Vitória ainda não chegou aos resultados exigidos pelos adeptos»

Tiago Margarido reagiu ao resultado do dérbi do Minho da quarta jornada da Primeira Liga, entre Braga e Vitória SC.