Será desta que temos o CD Santa Clara na Primeira Liga?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalA temporada começou há poucas semanas e com isso reavivou-se o desejo dos açorianos de voltar a ter o CD Santa Clara, de novo, na alta roda do futebol nacional, na Primeira Liga. Mais de 15 anos depois, o clube ainda não conseguiu encontrar o caminho para o regresso à Primeira Liga. Mas esta temporada as esperanças renovaram-se e a subida foi a meta definida por direção, treinador e jogadores.

As últimas temporadas do clube têm sido uma verdadeira montanha russa. Pelo clube têm passado excelentes treinadores, desde: Vítor Pereira, Paulo Sérgio, Filipe Gouveia e mais recentemente Daniel Ramos, que viria depois a afirmar-se no futebol português, ao  serviço do Marítimo. No capítulo dos jogadores e apesar de algumas apostas disparatadas, também há destaques, principalmente na última temporada onde o clube conseguiu valorizar vários ativos. O calcanhar de aquiles do clube tem sido a pouca estabilidade conseguida nos últimos anos, desde as mudanças de direção até mesmo às mudanças de direção nos projetos apresentados. Mas agora o caminho parece estar mais esclarecido, depois de vários anos em que o clube esteve encoberto pelas brumas da má gestão financeira e desportiva.

A aposta em fortalecer o plantel, nesta temporada, foi evidente. Manteve-se uma base de jogadores experientes que já pertenciam aos quadros do clube e contrataram-se reforços para zonas nevrálgicas do terreno. Entre os reforços mais sonantes estão Marcelo Oliveira vindo do Moreirense, Fernando Andrade vindo do Penafiel, Minhoca que estava no Paços de Ferreira e Thiago Santana que integrou o plantel do V.Setúbal na última temporada. Quem se manteve também foi Carlos Pinto. O técnico, regressou ao clube na temporada passada, depois de uma curta passagem na temporada de 2014/2015 em que livrou o clube da descida. Em entrevista ao nosso site, o técnico dos açorianos reiterou o objetivo da subida: ” É o nosso objetivo. Mas será difícil. Temos de trabalhar muito”. Questionado sobre a qualidade do plantel, o técnico mostrou-se satisfeito com o grupo de trabalho que tem à disposição, enaltecendo o papel dos capitães do clube.

No ano passado o Santa Clara eliminou na taça de Portugal o Rio Ave. Um dos momentos altos na temporada do clube Fonte: CD Santa Clara
No ano passado o Santa Clara eliminou na taça de Portugal o Rio Ave. Um dos momentos altos na temporada do clube
Fonte: CD Santa Clara

Para além do importante trabalho semanal que é feito, o treinador destaca a importância de se trabalhar o fator psicológico nestes jogadores que chegam a um meio mais pequeno e explica: “Os jogadores chegam animados por virem para um sitío diferente do que estão acostumados. Mas claro, como é um meio mais pequeno depois acabam por perceber a diferença entre o viver numa ilha e nas grandes metrópoles. Acabam por ficar desanimados”.

A verdade é que a turma açoriana apesar de não ser um dos candidatos mais fortes à subida, tem todos os pergaminhos para o conseguir. Desde o plantel, passando pela estrutura, todos estão mentalizados da importância que esta temporada tem para o futuro do clube, isto numa altura em que o futebol português continua a bipolarizar-se cada vez mais.

Há assim a forte necessidade de que haja clubes na Primeira Liga das mais variadas regiões do país. Devem ser tomados exemplos como o GD Chaves, o V.Guimarães, o Tondela, que mais do que representar uma massa associativa, representam uma região. É importante que os Açores tenham também uma equipa que represente a região. Veremos se será desta que o Santa Clara volta ao principal escalão do futebol português.

Foto de Capa: CD Santa Clara

artigo revisto por: Ana Ferreira

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid quer repetir fórmula de sucesso e colocar mais 2 jogadores no Como 1907

O Real Madrid quer colocar Jesús Fortea e Daniel Yáñez no Como 1907. Os italianos estão interessados nos jogadores.

Bayern Munique: saída de avançado confirmada e mercado está atento

Nicolas Jackson vai deixar de ser jogador do Bayern Munique no final da época, regressando ao Chelsea, clube que detém o seu passe.

José Mourinho continua sem saber o que é perder com o Benfica na Primeira Liga: última derrota do técnico na prova remonta a abril...

José Mourinho continua sem saber o que é perder para a Primeira Liga neste seu regresso ao Benfica. Pode acabar a época invencível.

Benfica: Franjo Ivanovic no topo de estatística da Primeira Liga

Franjo Ivanovic chegou ao quarto golo pelo Benfica a saltar do banco, passando a ter um dos melhores registos da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Lusitânia de Lourosa vence Paços de Ferreira e sobe ao 7º lugar com mais 7 pontos que os lugares de perigo na Segunda Liga

O Lusitânia de Lourosa derrotou o Paços de Ferreira este domingo. Jogo permite maior conforto ao conjunto na Segunda Liga.

Fabrizio Romano revela: «José Mourinho ficaria entusiasmado com a possibilidade de regressar ao Real Madrid»

No seu podcast, Fabrizio Romano referiu que José Mourinho tem interesse em regressar ao Real Madrid, reforçando que ainda não há uma proposta concreta.

Rui Costa deixa mensagem depois do hexacampeonato do Benfica: «Parabéns pela resiliência, pelo espírito de equipa e pelo forte compromisso com a visão do...

Rui Costa endereçou uma mensagem à equipa feminina do Benfica. Reação do presidente encarnado à conquista do hexacampeonato.