Cabeçalho Futebol Nacional

É este o segredo do FC Arouca para o que falta do campeonato. A sete jornadas do fim, a manutenção está praticamente garantida e, mais do que isso, o clube do concelho nortenho está num dos lugares de acesso às competições europeias; se a Liga NOS terminasse hoje, o Arouca estaria qualificado para a terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa.

Naquela que é apenas a sua terceira época no principal escalão do futebol português – o clube só se estreou na primeira liga em 2013/2014 – o Arouca ocupa, à 27.ª jornada, a quinta posição do campeonato, com 41 pontos. Significa isto que, aconteça o que acontecer até Maio, a equipa orientada por Lito Vidigal já bateu o seu recorde de pontos na primeira liga: há duas épocas atrás, tinha feito apenas 31 (12.º lugar), um registo, ainda assim, melhor que o de 2014/2015, onde conseguiu somente 28 pontos (16.º lugar, logo acima da linha de água).

E nem mesmo a pesada derrota em Alvalade na última jornada – os “leões” bateram o Arouca por expressivos 5-1 – mancha a brilhante campanha que este clube está a fazer no nosso campeonato. Aliás, o Sporting é mesmo o único dos chamados “três grandes” que não perdeu qualquer ponto com a turma arouquense esta época. Relembro que, logo na segunda jornada do campeonato, o Arouca recebeu e venceu o Benfica, no Municipal de Aveiro, por uma bola a zero; e, em Fevereiro passado, a turma de Lito Vidigal foi ao Estádio do Dragão derrotar o FC Porto de José Peseiro por 2-1.

O Arouca está a realizar a sua melhor época de sempre no principal escalão do futebol português Fonte: FC Arouca
O Arouca está a realizar a sua melhor época de sempre no principal escalão do futebol português
Fonte: FC Arouca

Mas este Arouca não se fica por aqui. Antes da já mencionada derrota em Alvalade, os arouquenses estiveram quase dois meses sem perder para o campeonato. Entre a derrota na Luz (3-1), em jogo a contar para a 19.ª jornada, e a goleada sofrida aos pés do Sporting, oito jogos depois, a equipa registou cinco vitórias e dois empates, numa incrível série de resultados que permitiu dar vida ao sonho europeu do Arouca.

Anúncio Publicitário

Ainda é muito cedo para se poder falar num Arouca europeu, mas o sonho começa a ganhar forma. A equipa de Lito Vidigal está a fazer um campeonato formidável, muito acima das expectativas, e, por isso, tem pelo menos o direito de acreditar que pode fazer história. Nestas últimas sete jornadas, o Arouca vai defrontar adversários directos na luta por um lugar de acesso às competições europeias, nomeadamente Rio Ave, Marítimo, Nacional, Estoril e Vitória de Guimarães, em partidas que se podem revelar decisivas.

Prevê-se, portanto, uma recta final de campeonato muito interessante no que diz respeito à luta pelo último lugar de acesso à Europa, já que uma das vagas parece estar já garantida pelo SC Braga, que ocupa confortavelmente o quarto lugar da Liga NOS. O Arouca só depende de si mesmo para lá chegar, mas sabe que não será nada fácil ficar à frente de equipas com outra experiência, inclusive a nível europeu, que jogam no campeonato português. Uma coisa, porém, é certa: os adeptos do Arouca nunca poderão ficar desiludidos com a época da sua equipa, a melhor de sempre na primeira liga portuguesa. Mesmo ficando de fora da Liga Europa, este clube do norte do país já fez mais do que o suficiente para ser considerado a equipa sensação da Liga NOS 2015/2016.

Foto de Capa: FC Arouca

Comentários