Desportivo das Aves: Haverá asas para voar?

Cabeçalho Futebol Nacional

Na pacata Vila das Aves, em Santo Tirso, mora uma equipa com história no futebol nacional: o Desportivo das Aves. Com quase 90 anos de história e estórias, o Desportivo das Aves pretende chegar à primeira divisão pela quarta vez, mas falta saber se a equipa das Aves terá asas para voar.

O Desportivo das Aves, segundo classificado da Ledman Liga Pro, quer, finalmente quebrar a maldição de Neca, nesta temporada. Para quem não sabe, o Desportivo das Aves conta com três presenças na primeira divisão do campeonato português: em 1985, pelas mãos do mítico Professor Neca, em 2000 de novo com Neca e em 2005, novamente com Neca. A verdade é que a equipa só conseguiu subir à primeira divisão pelas mãos do professor, e até teve uma oportunidade de quebrar esta maldição, em 2014, quando teve a oportunidade de disputar um play-off contra o Paços de Ferreira, mas a equipa não conseguiu.

Esta temporada, com Ivo Vieira, técnico que passou pelo Nacional e pelo Marítimo, o objetivo definido no início da época foi bem claro: chegar à primeira divisão. A temporada até começou de forma algo intermitente, com a equipa das Aves a somar alguns empates, mas depois a equipa conseguiu dar a volta à situação e acumulou vitórias consecutivas que lhe permitiram atingir o segundo lugar da tabela classificativa. Os avenses conseguiram, em 13 jogos, 11 vitórias e apenas dois empates, fazendo valer o fator casa para garantir a vitória em diversos jogos.  A equipa estava bem e recomendava-se, conseguindo cavar um fosso assinalável em relação às equipas que disputavam o segundo lugar. Só que, depois de quatro jogos, onde a vitória não surgiu, os responsáveis do Desportivo das Aves perderam a paciência com Ivo Vieira e despediram-no, justificando o despedimento devido aos maus resultados, mesmo depois deste ter guiado a equipa até ao segundo lugar da prova.

De forma surpreendente, o escolhido para treinar a equipa das Aves, foi José Mota. O experiente técnico que falhou esta temporada no Feirense, volta a ser solução de recurso para uma equipa da segunda,  tentando alcançar a subida, depois de já o ter feito pelo Feirense, na temporada passada. Apesar de José Mota não ser uma opção consensual no seio dos adeptos do Desportivo das Aves,  o técnico terá todas as condições para alcançar a tão almejada subida. Desde o forte apoio dos adeptos, à boa classificação no campeonato, que permite ter algum desafogo, e ao próprio plantel, muito bem preparado e feito a pensar na subida.

José Mota tem tarefa árdua
José Mota tem tarefa árdua
Fonte: Desportivo das Aves

A equipa da Vila das Aves conta com um plantel constituído com um misto de juventude e com jogadores já batidos na segunda liga, um plantel recheado de qualidade. Na defesa, com Quim, experiente guarda-redes que passou pelo Benfica e pelo Braga, a liderar o quarteto defensivo constituído por: Hackman, a defesa direito, jogador que passou pelo Boavista na temporada passada, Nélson Pedroso, a defesa esquerdo, homem formado na casa e que conta com várias passagens na primeira liga, Tiago Valente e João Pedro, ambos com experiências na primeira liga, a atuarem como centrais.

Mais à frente, no seu experiente meio-campo, a equipa conta com elementos como: Luís Alberto, que já passou por diversos clubes na primeira liga, Pedró, que tem sido o patrão do meio-campo da equipa,  Tarcísio, médio centro com alguma rodagem nesta segunda liga, Zé Tiago que tem tido uma carreira em clara ascensão. Na frente de ataque é onde se vê maior rotação. Ora joga Théo Mendy, jogador que já está no seu segundo ano no clube, e Femi Balogun, nigeriano que esteve na Olhanense aquando da última participação na primeira liga, ora joga Alexandre Guedes, jovem avançado forma no Sporting e Luís Barry, experiente avançado que passou alguns anos pelo Desportivo de Chaves.

Mas não é só o plantel experiente e bem planeado do Aves que pode ajudar José Mota, a alcançar a subida. O Desportivo das Aves, em casa, tem um registo quase imaculado, sendo que é dos clubes mais fortes a jogar no seu reduto, da segunda liga. Vejamos: a equipa das Aves, em 14 jogos, perdeu dois, empatou três e venceu por nove vezes. Sendo que, o forte apoio do público tem sido também fundamental para o bom desempenho da equipa.

Agora, resta saber se com José Mota a equipa terá asas para alcançar a subida de divisão. Ainda há muito campeonato pela frente mas a equipa das Aves tem tudo para chegar à primeira divisão e quebrar mais uma “maldição” do futebol português.

Foto de capa: Desportivo das Aves

Artigo revisto por: Diana Martins

Emanuel Melo
Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória do Al Hilal frente ao Manchester City faz história para o continente asiático

O Al Hilal bateu o Manchester City e tornou-se no primeiro clube asiático a bater uma equipa da Europa num torneio organizado pela FIFA.

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Al Hilal faz história e elimina Manchester City do Mundial de Clubes 2025

O Al Hilal garantiu o acesso aos quartos de final do Mundial de Clubes. A equipa da Arábia Saudita derrotou o Manchester City.

Sporting perto de fechar venda por 55 milhões de euros

O Sporting está em vias de transferir Ousmane Diomande. O defesa-central costa-marfinense deve reforçar o Crystal Palace, da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.

Sporting começa a trabalhar esta terça-feira: estão prometidas várias novidades

O Sporting vai começar a pré-temporada durante esta terça-feira, com vários jogadores a não marcarem presença nos trabalhos.

André Villas-Boas define objetivo para Francesco Farioli

Francesco Farioli deverá ser apresentado em breve como o novo treinador do FC Porto, sucedendo a Martín Anselmi.