Estoril 2–1 União da Madeira: Bonatini ordenou o fim da monotonia

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho
Nunca a expressão “pontapé na monotonia” caíra tão bem como na primeira parte deste jogo. Num dos dois (sim, dois!) remates à baliza que Estoril e União da Madeira conseguiram fazer em 45 minutos, Léo Bonatini deu alguma vida ao perfeito bocejo que foi a partida até ao intervalo. Até aí, poderia resumir-se o jogo como um autêntico deserto de ideias de parte a parte. A cinco minutos do descanso, o avançado brasileiro apontou o quarto golo no campeonato e o terceiro consecutivo (deu as vitórias frente a Sporting de Braga e Tondela), num excelente remate de fora da área. Já na recepção ao Sporting de Braga, Bonatini tinha encontrado a mesmíssima fórmula para descobrir o caminho do golo. Vai deixando excelentes apontamentos o antigo avançado do Cruzeiro, que já apontou em 6 jornadas tantos golos como em toda a época transacta.

Vendo-se a perder, Luís Norton de Matos arriscou e apostou em Miguel Fidalgo para o lugar de Rúben Andrade e desfez, assim, o trio do meio-campo. O avançado juntou-se a Edder Farias na frente de ataque, já que na primeira parte raras foram as bolas que chegaram em condições ao venezuelano da equipa madeirense. A alteração acabou por surtir efeito, já que o União passou a ser capaz de chegar mais e melhor ao redor da baliza de Kieszek, apesar de nem sempre com a qualidade desejada no último passe. Em vantagem no marcador, o Estoril recuou ligeiramente no relvado e apostava no contra-ataque para voltar a incomodar André Moreira. As dificuldades que a equipa da casa demonstra em assumir as despesas ofensivas são claras e não deixam dúvidas: a equipa de Fabiano Soares parece sentir-se muito melhor quando actua no contra-golpe e exemplo disso foram as indicações muito positivas que o conjunto deixou no Estádio da Luz e no Dragão.

A festa do golo de Bruno César
A festa do golo de Bruno César

Pese embora a franca melhoria na dinâmica ofensiva da equipa madeirense, a verdade é que foi o Estoril a aumentar a vantagem para o conjunto da casa. Bruno César aproveitou um mau alívio da defesa visitante e encheu o pé para um remate que, após chocar com o poste, bateu nas pernas do guarda-redes André Moreira para ultrapassar a linha de golo. O 2-0 aos 74 minutos parecia dar o jogo quase como resolvido mas o União ainda teve uma palavra a dizer. Poucos minutos depois, Edder Farias aproveitou a desatenção da defesa do Estoril para, após cruzamento de Bueno, cabecear para o fundo da baliza do desamparado Kieszek. A equipa da ilha voltou, pois, a acreditar que era possível levar pelo menos um ponto para casa. Num livre directo exemplarmente cobrado em arco, Breitner levou a bola a embater na baliza estorilista e trouxe de volta as incertezas do resultado na Amoreira mas o pressing madeirense acabou por não ser traduzido no golo do empate.

Acabou por não ser suficiente a boa réplica que a equipa de Norton de Matos deu na segunda parte, já que, numa perspectiva geral do encontro, a vitória assenta bem ao Estoril. A equipa da Linha pode agradecer a Léo Bonatini as três vitórias consecutivas no campeonato, que lançam o Estoril num excelente início de época para a terceira posição a dois meros pontos dos líderes Porto e Sporting.

A Figura:
Léo Bonatini –  Muito bom arranque de época para o ponta-de-lança brasileiro, que muito tem contribuído para o improvável terceiro lugar do Estoril no campeonato. Para além dos golos, faz bom uso do porte físico para permitir a subida  da equipa para o ataque.

O Fora de Jogo:
Primeira parte – Não fosse o bonito tento de Bonatini, os primeiros 45 minutos teriam provocado apenas e só sono nas 1500 pessoas presentes no António Coimbra da Mota. Felizmente que a segunda parte tomou outro caminho e o nível de jogo e a dinâmica atacante das duas equipas foram muito superiores.

Francisco Vaz de Miranda
Francisco Vaz de Miranda
Apoia o Sport Lisboa e Benfica (nunca o Benfas ou derivados) e, dos últimos 125 jogos na Luz, deve ter estado em 150. Kelvin ou Ivanovic não são suficientes para beliscar o seu fervor benfiquista.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho chama 5 jovens e conta com 7 lesionados no treino antes do Benfica x Real Madrid da Champions League

O Benfica realiza esta manhã o último treino antes do jogo contra o Real Madrid. Águias vão jogar continuidade na Champions League.

Campeão do Euro 2024 regressa aos treinos do Athletic Bilbao mas é baixa confirmada para o duelo com o Sporting

O Athletic Bilbao contará com o regresso de Aymeric Laporte para o embate com o Sporting da próxima quarta-feira, na Champions League.

Treino do Sporting antes do Athletic contou com 2 regressos de peso e com 2 jovens chamados por Rui Borges

Nuno Santos e Eduardo Quaresma são as grandes novidades no treino do Sporting antes da partida para Espanha. Leões preparam jogo contra o Athletic.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede e explica diferenças entre Martim Fernandes e Alberto Costa: «Acrescentam nuances diferentes ao nosso jogo»

O FC Porto venceu o Gil Vicente por 3-0 na 19.ª jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto tem mais um concorrente na corrida pela contratação de Cyril Ngonge

Cyril Ngonge foi apontado ao FC Porto nas últimas horas. Além dos dragões, também o Espanyol está interessado no extremo.

Ezequiel Garay elogia José Mourinho e revela por quem vai torcer no Benfica x Real Madrid

Ezequiel Garay assumiu que vai torcer pelo Benfica no encontro frente ao Real Madrid. O defesa argentino deixou também elogios para José Mourinho.

Já há previsão para o regresso de Fotis Ioannidis no Sporting

Fotis Ioannidis está a finalizar a recuperação da lesão. Avançado do Sporting já deve ser opção para o embate contra o CD Nacional no domingo.