Estoril-Praia: O segredo está em vencer fora

    futebol nacional cabeçalho

    O Estoril, comandado por Marco Silva, ascendeu ao quarto lugar na 10.ª jornada do campeonato. A equipa venceu por 0-2 na deslocação a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave. Os estorilistas estão agora nos lugares cimeiros e aspiram novamente ao apuramento para a Liga Europa.

    Jovem, ambicioso, vencedor! Assim se pode descrever o técnico do Estoril-Praia que, ao cumprir a sua terceira época como treinador de futebol, tem mostrado que tem valor para estar numa equipa nacional de topo. No primeiro ano como treinador foi campeão da Segunda Liga; no ano seguinte, na Primeira Liga, obteve o 5º posto, o que lhe valeu a presença na Liga Europa deste ano. Atualmente, continua a dar nas vistas e, com um terço do campeonato já disputado, vê a sua equipa no 4º lugar da Liga Zon Sagres. Até onde pode chegar este Estoril e até onde pode ir Marco Silva? Veremos pelo andar da carruagem. Certo é que com apenas 36 anos já tornou o Estoril numa equipa muito respeitável no panorama nacional.

     

    Marco Silva, treinador do Estoril.   futebolportugal.clix.pt
    Marco Silva, treinador do Estoril.
    futebolportugal.clix.pt

    Mas foquemo-nos no Estoril. 17 pontos em dez jogos. Cinco vitórias, dois empates e três derrotas. 18 golos marcados e 14 sofridos.

    Números interessantes para os estorilistas, mas o fator chave da época tem sido os jogos fora. 12 dos 17 pontos da equipa de Marco Silva são conquistados fora. O poderio da equipa da linha nos jogos fora é evidente, com as quatro vitórias em cinco jogos, tendo apenas perdido com o Braga, por 2-3. É também fora de casa que a equipa mais golos marca: 11 dos 18 golos marcados são fora de portas. Estes números são muito diferentes dos da época passada, em que o Estádio António Coimbra da Mota era um talismã onde os adversários tinham muita dificuldade para vencer.

    Bancada Central do Estádio António Coimbra da Mota (casa do Estoril). ultimaroulote.blospot.com
    Bancada Central do Estádio António Coimbra da Mota (casa do Estoril).
    ultimaroulote.blospot.com

    Setúbal, Benfica e Braga são as únicas equipas que conseguiram bater o Estoril. Porto e Académica conseguiram sacar um empate. Quanto aos derrotados frente aos pupilos de Marco Silva, a lista é mais extensa: Nacional, Arouca, Olhanense, Marítimo e Rio Ave.

    O Estoril é uma equipa maioritariamente formada por portugueses (16 dos 27 jogadores), mas é do ‘’estrangeiro’’ que têm surgido os golos da equipa. Luís Leal e Evandro são os máximos goleadores: juntos somam dez dos 18 golos da equipa. João Pedro Galvão, Balboa e Sebá (também não portugueses) contribuíram com dois golos cada. Os restantes dois golos da equipa foram obtidos pelos portugueses Carlitos e Rúben Fernandes.

    Na Taça de Portugal, para além do campeonato, o Estoril está nos oitavos-de-final e vai defrontar o Covilhã ou o Leixões, logo é favorito à passagem aos quartos-de-final. Na Taça da Liga, os estorilistas estão integrados num grupo em que são a equipa mais bem classificada no campeonato, o que também deixa boas perspetivas de passagem à fase seguinte.

    Na Liga Europa o Estoril está quase eliminado; joga a cartada decisiva na quinta-feira contra o Sevilha e, mesmo em caso de vitória, depende de terceiros para se apurar para a fase seguinte.

    Apesar de a participação na Liga Europa ser fraca, temos de ver que o Estoril participa em provas europeias pela primeira vez na história do clube e o seu plantel não é talhado de jogadores experientes, que são tão importantes para estas competições.

    Contudo, nas provas nacionais o fôlego da equipa de Marco Silva é completamente diferente, está em todas as frentes bem posicionado e com aspirações a melhorar. Veremos se o técnico consegue levar a equipa a mais tempos de felicidade. Os próximos confrontos para o campeonato são contra o Guimarães e contra o Paços e podem servir para cimentar o lugar estorilista.

    A meta do Estoril é fazer um campeonato tranquilo, mas veremos se não faz uma gracinha como o ano passado e se a Taça de Portugal não se torna um objetivo.

    Para já, algumas coisas a reter: Marco Silva é excelente, Luís Leal e Evandro são matadores e este Estoril tem qualidade para chegar longe. O tempo dirá se pode ser outra época marcada pelo brilhante desempenho da equipa do Estoril-Praia.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tunísia bate Malawi na qualificação para o Mundial 2026: eis os resultados desta segunda-feira

    A Tunísia recebeu e venceu o Malawi por duas bolas a zero, num encontro relativo à sexta jornada da qualificação para o Mundial 2026.

    Sebastián Coates: «No Sporting fizeram-me sentir um português mais»

    Sebastián Coates foi capitão do Sporting durante algumas temporadas. O central uruguaio admitiu que se sentia em casa.

    Gian Piero Gasperini fala sobre dois possíveis destinos para o futuro: «Quem não gostaria?»

    Gian Piero Gasperini admitiu que não fecharia as portas a um convite da AS Roma ou da seleção italiana. O técnico tem contrato com a Atalanta até 2026.

    Liverpool já sabe que alvo para a defesa custa 70 milhões de euros

    O Liverpool está interessado em garantir Alessandro Bastoni no próximo mercado de transferências. O jogador pertence ao Inter Milão.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Portugal perde com Inglaterra em Sub-21 por 4-2

    Portugal Sub-21 perdeu contra a Inglaterra Sub-21 por quatro bolas a duas, num encontro com carácter particular.

    Gabi estreia-se com empate pelo Real Zaragoza frente ao Córdoba

    O Real Zaragoza recebeu o Córdoba e as duas equipas empataram, em jogo da trigésima segunda jornada da La Liga 2.

    Barcelona contou com novidade no treino desta segunda-feira

    O Barcelona contou com Iñigo Martínez no treino desta segunda-feira. O defesa central estava lesionado, mas encontra-se de volta às opções.

    Ángel Di María responde a provocação de Raphinha com risos

    Ángel Di María decidiu deixar uma resposta a Raphinha, depois do brasileiro ter feito uma provocação antes do encontro entre as respetivas seleções.

    Sporting prepara-se para ter grande novidade no treino de terça-feira

    Pedro Gonçalves deverá ser a grande novidade do próximo treino do Sporting. O jogador está recuperado da sua mais recente lesão.

    Sporting oficializa contratação de irmão de Rafael Leão

    O Sporting confirmou a contratação de Paulo Simão durante esta segunda-feira. O jogador é irmão de Rafael Leão, internacional português.

    Santa Clara segura promessa da formação

    O Santa Clara oficializou a assinatura de contrato profissional do avançado, de 18 anos, Fernando Cabido, até 2027, com mais uma temporada de opção.

    Marselha está inflexível e quer 45 milhões de euros por defesa

    O Marselha apenas está disposto a vender Leonardo Balerdi por 45 milhões de euros, não querendo negociar o jogador por um valor inferior.

    Barcelona atento a lateral que enfrentou o Benfica nesta edição da Champions League

    O Barcelona está atento a Vanderson, atual jogador do AS Mónaco. A equipa espanhola acredita que o brasileiro tem semelhanças com Dani Alves.

    Rúben Dias e Diogo Jota podem ser chamados para o Portugal x Alemanha

    Rúben Dias e Diogo Jota são jogadores que podem ser convocados por Roberto Martínez para a final four da Liga das Nações.