Aplicação de Feedback Interrogativo no Futebol de Formação

- Advertisement -

Dentro dos vários tipos de feedback, o feedback interrogativo assume um papel de destaque, no sentido em que promove ao atleta uma auto-análise e reflexão sobre as suas ações. É um momento que adquire especial importância nos escalões de formação. Este tipo de feedback é, evidentemente, dado pelo treinador ao atleta. É um momento em que o treinador questiona o atleta sobre as suas ações, comportamentos e decisões no exercício.

Importa realçar que o treinador deve ser conhecedor da personalidade de cada atleta e saber a melhor forma de o abordar, porque muitas vezes no momento em que aplicamos o feedback interrogativo, o atleta pode interpretar como um sinal de alarme, como uma chamada de atenção, e não é isso que se pretende. Alguns atletas ficam intimidados por serem questionados, principalmente estando em frente aos colegas, expostos e com o foco de todos a recair sobre si naquele momento.

Saber a forma de abordar e interagir com cada atleta é muito importante, e quando estamos perante atletas mais tímidos ou com uma personalidade mais frágil e/ou introspectiva, a melhor forma de o abordar será interagir com ele em privado, assim conseguimos que o atleta diminua e/ou não tenha medo de errar perante os colegas. O feedback interrogativo não deve ser apenas aplicado após uma ação ou comportamento que não teve sucesso, deve também ser aplicado quando o atleta toma uma boa decisão e/ou adota um comportamento ajustado perante determinada situação. Em ambos os cenários, de sucesso ou insucesso, aplicando o feedback interrogativo, o treinador estimula o atleta a pensar nas suas ações e perceber o que o levou ao insucesso, como também o que o levou a atingir o sucesso.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

É importante que o atleta tenha capacidade de refletir sobre as suas ações e o que motiva as suas tomadas de decisão, no treino ou em contexto de jogo.
A repetição é um princípio promovido pelo treino, isto é, o treino promove a repetição de comportamentos, tomadas de decisão e execuções técnicas de forma constante até que o atleta consiga identificar e perceber o que lhe é solicitado numa determinada situação de forma quase instintiva e intuitiva.
Mas mais importante ainda do que o atleta conseguir tomar a decisão certa e ajustar o comportamento a adotar perante determinada situação de forma instintiva, o atleta deve saber justificar as suas decisões e ações. Deve analisar e racionalizar o seu próprio comportamento.

Estimulando o atleta a refletir sobre as suas ações em campo, estamos a estimular o jogador cognitivamente, para que esteja apto a pensar e olhar para o jogo com mais conhecimento e, consequentemente, tomar melhores decisões e ter sucesso. Finalizando, através do feedback interrogativo o treinador consegue avaliar se o atleta tem um bom conhecimento do jogo e das suas diferentes situações.

Artigo de João Barros Cunha,
treinador de futebol na Academia Sporting Aurélio Pereira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Académica bate o Real SC e avança para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal

A vitória da Académica por 3-1 sobre o Real SC abriu as contas da segunda eliminatória da Taça de Portugal.

Daniel Podence relembra experiência com Jorge Jesus: «Encontrávamo-nos no ginásio e decidíamos quem tinha ouvido mais gritos»

Daniel Podence relembrou histórias dos tempos no Sporting, em que era treinado pelo novo selecionador nacional, Jorge Jesus.

Martín Anselmi conquista a primeira vitória no comando do Elche com 10 jogadores em campo

Na sétima jornada da La Liga, o Elche de Martín Anselmi alcançou a primeira vitória da temporada, batendo o Espanyol por 3-1.

Chelsea volta a escorregar e Brentford volta a derrubar um ‘gigante’ na Premier League

Esta sexta-feira, o Brentford recebeu e derrotou o Chelsea por 2-0, mantendo o registo invicto ao fim de 5 jornadas na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Monza vence Sassuolo com bis de Gustavo Varela

O Monza venceu na receção ao Sassuolo por 2-1, em jogo referente à 5.ª jornada da Serie A. Gustavo Varela bisou ao serviço da equipa italiana.

Bayern Munique goleia Union Berlin por 7-0 na abertura da 4.ª jornada da Bundesliga

O Bayern Munique recebeu e goleou o Union Berlin por 7-0, na 4.ª jornada da Bundesliga. Michael Olise assinou um hat-trick.

Jorge Jesus após anunciar a sua primeira convocatória de Portugal: «Viemos para vencer»

Jorge Jesus partilhou uma publicação nas redes sociais, depois de anunciar a sua primeira convocatória como selecionador de Portugal.