Aplicação de Feedback Interrogativo no Futebol de Formação

- Advertisement -

Dentro dos vários tipos de feedback, o feedback interrogativo assume um papel de destaque, no sentido em que promove ao atleta uma auto-análise e reflexão sobre as suas ações. É um momento que adquire especial importância nos escalões de formação. Este tipo de feedback é, evidentemente, dado pelo treinador ao atleta. É um momento em que o treinador questiona o atleta sobre as suas ações, comportamentos e decisões no exercício.

Importa realçar que o treinador deve ser conhecedor da personalidade de cada atleta e saber a melhor forma de o abordar, porque muitas vezes no momento em que aplicamos o feedback interrogativo, o atleta pode interpretar como um sinal de alarme, como uma chamada de atenção, e não é isso que se pretende. Alguns atletas ficam intimidados por serem questionados, principalmente estando em frente aos colegas, expostos e com o foco de todos a recair sobre si naquele momento.

Saber a forma de abordar e interagir com cada atleta é muito importante, e quando estamos perante atletas mais tímidos ou com uma personalidade mais frágil e/ou introspectiva, a melhor forma de o abordar será interagir com ele em privado, assim conseguimos que o atleta diminua e/ou não tenha medo de errar perante os colegas. O feedback interrogativo não deve ser apenas aplicado após uma ação ou comportamento que não teve sucesso, deve também ser aplicado quando o atleta toma uma boa decisão e/ou adota um comportamento ajustado perante determinada situação. Em ambos os cenários, de sucesso ou insucesso, aplicando o feedback interrogativo, o treinador estimula o atleta a pensar nas suas ações e perceber o que o levou ao insucesso, como também o que o levou a atingir o sucesso.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

É importante que o atleta tenha capacidade de refletir sobre as suas ações e o que motiva as suas tomadas de decisão, no treino ou em contexto de jogo.
A repetição é um princípio promovido pelo treino, isto é, o treino promove a repetição de comportamentos, tomadas de decisão e execuções técnicas de forma constante até que o atleta consiga identificar e perceber o que lhe é solicitado numa determinada situação de forma quase instintiva e intuitiva.
Mas mais importante ainda do que o atleta conseguir tomar a decisão certa e ajustar o comportamento a adotar perante determinada situação de forma instintiva, o atleta deve saber justificar as suas decisões e ações. Deve analisar e racionalizar o seu próprio comportamento.

Estimulando o atleta a refletir sobre as suas ações em campo, estamos a estimular o jogador cognitivamente, para que esteja apto a pensar e olhar para o jogo com mais conhecimento e, consequentemente, tomar melhores decisões e ter sucesso. Finalizando, através do feedback interrogativo o treinador consegue avaliar se o atleta tem um bom conhecimento do jogo e das suas diferentes situações.

Artigo de João Barros Cunha,
treinador de futebol na Academia Sporting Aurélio Pereira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Brighton faz o pleno dos prémios do mês de setembro da Premier League

O Brighton arrecadou as três distinções individuais do mês da Premier League. Fabian Hurzeler, Pascal Gross e Lewis Dunk foram os premiados.

Lionel Messi deixa mensagem para o Eldense: «Força Deportivo»

Lionel Messi, agora proprietário do Eldense, acompanhou, à distância, a vitória da sua nova equipa, por 4-1, frente ao Real Oviedo.

Ruben Amorim testou novo sistema e AC Milan empata em jogo particular

Ruben Amorim abandonou o seu sistema habitual e não foi além de um empate frente ao Padova, num jogo-treino. O AC Milan experimentou um 4-2-3-1.

Daniel Banjaqui garante concentração nos Sub-21: «Temos de estar focados»

Daniel Banjaqui falou aos jornalistas antes do treino, tendo em vista o jogo final da qualificação para o Europeu Sub-21, frente à Chéquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Fotis Ioannidis mostra-se exigente com a Grécia e elogia adversário: «É o melhor defesa atualmente»

Fotis Ioannidis foi protagonista no empate entre a Grécia e os Países Baixos. Avançado fez o rescaldo do encontro.

Pedro Porro não fecha a porta ao Barcelona: eis o que faria o lateral tentar rumar à Catalunha

Pedro Porro encontra-se ao serviço do Tottenham, mas poderá mudar-se num futuro próximo para o Barcelona.

Fábio Vieira assume «situação chata» com Cristiano Ronaldo, mas avisa: «O mais importante é que Portugal volte a ganhar os próximos jogos»

Fábio Vieira comentou a mais recente polémica na seleção de Portugal. Médio do Hamburgo analisou situação que envolve Cristiano Ronaldo.