📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Aplicação de Feedback Interrogativo no Futebol de Formação

- Advertisement -

Dentro dos vários tipos de feedback, o feedback interrogativo assume um papel de destaque, no sentido em que promove ao atleta uma auto-análise e reflexão sobre as suas ações. É um momento que adquire especial importância nos escalões de formação. Este tipo de feedback é, evidentemente, dado pelo treinador ao atleta. É um momento em que o treinador questiona o atleta sobre as suas ações, comportamentos e decisões no exercício.

Importa realçar que o treinador deve ser conhecedor da personalidade de cada atleta e saber a melhor forma de o abordar, porque muitas vezes no momento em que aplicamos o feedback interrogativo, o atleta pode interpretar como um sinal de alarme, como uma chamada de atenção, e não é isso que se pretende. Alguns atletas ficam intimidados por serem questionados, principalmente estando em frente aos colegas, expostos e com o foco de todos a recair sobre si naquele momento.

Saber a forma de abordar e interagir com cada atleta é muito importante, e quando estamos perante atletas mais tímidos ou com uma personalidade mais frágil e/ou introspectiva, a melhor forma de o abordar será interagir com ele em privado, assim conseguimos que o atleta diminua e/ou não tenha medo de errar perante os colegas. O feedback interrogativo não deve ser apenas aplicado após uma ação ou comportamento que não teve sucesso, deve também ser aplicado quando o atleta toma uma boa decisão e/ou adota um comportamento ajustado perante determinada situação. Em ambos os cenários, de sucesso ou insucesso, aplicando o feedback interrogativo, o treinador estimula o atleta a pensar nas suas ações e perceber o que o levou ao insucesso, como também o que o levou a atingir o sucesso.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

É importante que o atleta tenha capacidade de refletir sobre as suas ações e o que motiva as suas tomadas de decisão, no treino ou em contexto de jogo.
A repetição é um princípio promovido pelo treino, isto é, o treino promove a repetição de comportamentos, tomadas de decisão e execuções técnicas de forma constante até que o atleta consiga identificar e perceber o que lhe é solicitado numa determinada situação de forma quase instintiva e intuitiva.
Mas mais importante ainda do que o atleta conseguir tomar a decisão certa e ajustar o comportamento a adotar perante determinada situação de forma instintiva, o atleta deve saber justificar as suas decisões e ações. Deve analisar e racionalizar o seu próprio comportamento.

Estimulando o atleta a refletir sobre as suas ações em campo, estamos a estimular o jogador cognitivamente, para que esteja apto a pensar e olhar para o jogo com mais conhecimento e, consequentemente, tomar melhores decisões e ter sucesso. Finalizando, através do feedback interrogativo o treinador consegue avaliar se o atleta tem um bom conhecimento do jogo e das suas diferentes situações.

Artigo de João Barros Cunha,
treinador de futebol na Academia Sporting Aurélio Pereira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Avançado espanhol aquece dérbi da Catalunha com declaração polémica: «Pisar Joan García ou Lamine Yamal? Lamine Yamal»

Pere Milla foi protagonista de uma declaração polémica e que está a dar que falar. O avançado não fugiu a uma questão e acabou por dizer que pisaria Lamine Yamal.

Feirense e União de Leiria empatam em jogo de vários momentos na Segunda Liga

O Feirense recebeu e empatou 2-2 com o União de Leiria na jornada 17 da Segunda Liga. Foram dois golos em cada parte.

Atenção, FC Porto: Barcelona segura Roony Bardghji

O Barcelona deve manter Roony Bardghji neste mercado de inverno. FC Porto tinha mostrado interesse no jogador.

Santos confirma contratação de Gabriel Barbosa

Gabriel Barbosa já foi confirmado como reforço do Santos. O avançado brasileiro de 29 anos foi emprestado pelo Cruzeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United não fecha a porta de saída a Bruno Fernandes

Bruno Fernandes é um dos elementos centrais do plantel do Manchester United, porém os red devils não excluem a hipótese de uma saída do médio.

Médio pode deixar Tondela após CAN 2025: «Quero ter uma melhor oportunidade de jogar noutro sítio»

Yaya Sithole pode deixar Tondela depois da CAN 2025. Médio da África do Sul admite desejo de sair para outro clube.

Presidente do Barcelona elogia Francisco Trincão e fala de um possível regresso de João Félix ao clube: «Gostava e gosto muito, muito dele»

Joan Laporta falou do futebol português e de assuntos relacionados com a atualidade do Barcelona. O presidente dos catalães elogiou João Félix, João Cancelo e Francisco Trincão.