📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Aplicação de Feedback Interrogativo no Futebol de Formação

- Advertisement -

Dentro dos vários tipos de feedback, o feedback interrogativo assume um papel de destaque, no sentido em que promove ao atleta uma auto-análise e reflexão sobre as suas ações. É um momento que adquire especial importância nos escalões de formação. Este tipo de feedback é, evidentemente, dado pelo treinador ao atleta. É um momento em que o treinador questiona o atleta sobre as suas ações, comportamentos e decisões no exercício.

Importa realçar que o treinador deve ser conhecedor da personalidade de cada atleta e saber a melhor forma de o abordar, porque muitas vezes no momento em que aplicamos o feedback interrogativo, o atleta pode interpretar como um sinal de alarme, como uma chamada de atenção, e não é isso que se pretende. Alguns atletas ficam intimidados por serem questionados, principalmente estando em frente aos colegas, expostos e com o foco de todos a recair sobre si naquele momento.

Saber a forma de abordar e interagir com cada atleta é muito importante, e quando estamos perante atletas mais tímidos ou com uma personalidade mais frágil e/ou introspectiva, a melhor forma de o abordar será interagir com ele em privado, assim conseguimos que o atleta diminua e/ou não tenha medo de errar perante os colegas. O feedback interrogativo não deve ser apenas aplicado após uma ação ou comportamento que não teve sucesso, deve também ser aplicado quando o atleta toma uma boa decisão e/ou adota um comportamento ajustado perante determinada situação. Em ambos os cenários, de sucesso ou insucesso, aplicando o feedback interrogativo, o treinador estimula o atleta a pensar nas suas ações e perceber o que o levou ao insucesso, como também o que o levou a atingir o sucesso.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

É importante que o atleta tenha capacidade de refletir sobre as suas ações e o que motiva as suas tomadas de decisão, no treino ou em contexto de jogo.
A repetição é um princípio promovido pelo treino, isto é, o treino promove a repetição de comportamentos, tomadas de decisão e execuções técnicas de forma constante até que o atleta consiga identificar e perceber o que lhe é solicitado numa determinada situação de forma quase instintiva e intuitiva.
Mas mais importante ainda do que o atleta conseguir tomar a decisão certa e ajustar o comportamento a adotar perante determinada situação de forma instintiva, o atleta deve saber justificar as suas decisões e ações. Deve analisar e racionalizar o seu próprio comportamento.

Estimulando o atleta a refletir sobre as suas ações em campo, estamos a estimular o jogador cognitivamente, para que esteja apto a pensar e olhar para o jogo com mais conhecimento e, consequentemente, tomar melhores decisões e ter sucesso. Finalizando, através do feedback interrogativo o treinador consegue avaliar se o atleta tem um bom conhecimento do jogo e das suas diferentes situações.

Artigo de João Barros Cunha,
treinador de futebol na Academia Sporting Aurélio Pereira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira explica substituições no Sporting x Glasgow City e atira: «As jogadoras superaram-se e ganhámos com toda a justiça para chegar aos quartos-de-final»

Micael Sequeira falou após o triunfo do Sporting frente ao Glasgow City por 3-1, nos oitavos de final da Taça Europa. O técnico explicou as alterações efetuadas na partida.

Ivan Baptista lamenta desaire do Benfica frente ao Paris FC: «O resultado não reflete o que jogámos e foi desapontante»

Ivan Baptista lamentou a derrota do Benfica frente ao Paris FC, na quarta jornada da fase de liga da Champions League Feminina.

Real Madrid pode recontratar médio espanhol por 13,5 milhões de euros

O Real Madrid está a acompanhar com interesse o desenvolvimento de Chema Andrés. O médio espanhol foi transferido para o Estugarda, mas pode ser recontratado.

Barcelona pode pagar 30 milhões de euros por antigo alvo do FC Porto

O Barcelona está na disposição de pagar 30 milhões de euros por Rayan. O avançado de 19 anos tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros com o Vasco da Gama.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana dá conta de uma informação importante sobre o futuro de Rui Patrício

A imprensa italiana está a avançar que Rui Patrício pode fechar a carreira nos próximos dias. O guarda-redes português está sem clube desde o verão.

Custou cerca de 25 milhões de euros ao Chelsea e está a avaliar a saída já no mercado de janeiro

O Chelsea pode ver confirmada a saída de Filip Jorgensen no mercado de janeiro. O guarda-redes dinamarquês é o habitual suplente nos blues.

Salários em atraso e bloqueio da FIFA agitam Portimonense

O Portimonense não paga salários há dois meses e o plantel já protestou. Já a FIFA, impediu os algarvios de registar novos contratos.