Afinal, o que se passa com a VAR no Mundial Feminino?

    24 pénaltis, jogadoras a recusarem continuar a partida, lágrimas de tristeza e sobretudo de raiva. É este o balanço da atuação do Video Assistant Refferee (VAR) no Mundial de Futebol Feminino em França. O que é que isto significa para o torneio e para o futuro da tecnologia no desporto rei?

    É a primeira vez que o video-árbitro está a ser utilizado num Mundial de Futebol Feminino, e o balanço não tem sido nada positivo. Desde que o torneio começou, em França, há cerca de três semanas, muitos foram os episódios que tiveram a mulher do apito (e a do ecrã) como protagonistas.

    Ellen White celebra o seu golo frente à Seleção Camaronesa. Fonte: Seleção Inglesa de Futebol Feminino
    Fonte: The Lionesses

    Um dos acontecimentos mais marcantes surgiu no Camarões-Inglaterra, a contar para os oitavos de final da competição. Depois de um golo de Ellen White que fez o 2-0 para as inglesas ter sido anulado pela fiscal de linha mas validado pelo VAR, as camaronesas… recusaram-se a jogar. Numa das cenas mais bizarras do futebol nos últimos anos, as representantes do país africano juntavam-se no centro do seu meio campo e não davam o pontapé de saída.

    No Argentina-Escócia, jogo da última jornada do Grupo E, um penálti falhado pelas albicelestes no minuto final da partida significaria que as escocesas seguiriam em frente na competição. Mas a revisão no VAR indicou que a guarda redes estava adiantada da sua linha na altura da grande penalidade, e a repetição do penálti acabou por ser convertida por Florencia Bonsegundo, eliminando as britânicas.

    Mas, enquanto estas decisões podem ser contestadas, mas aceites por, em última análise, estarem corretas (especialmente no caso do jogo entre Inglaterra e Camarões), o que aconteceu no Alemanha – Nigéria já não foi tão bem aceite. No primeiro golo das germânicas  (que viriam a vencer 3-0), Svenja Huth está a obstruir a visão da guarda redes enquanto a sua colega de equipa, Alexandra Popp, cabeceia para dentro da baliza, fazendo o 1-0. O VAR assinalou a posição irregular de Huth, mas, cabendo a decisão final sempre ao juiz da partida, este acabou por considerar o tento limpo.

    Assim, mais do que no Mundial Masculino de 2018, o VAR tem estado no centro das atenções. Não só pelas alturas dramáticas em que tem atuado, mas também pelo volume de decisões que tem tomado. Isto deixa questões no ar, nomeadamente quanto ao progresso do futebol feminino e ao futuro da tecnologia no desporto.

    Naquele que, para muito, teria de ser o torneio de afirmação do futebol feminino profissional (com a qualidade de jogo a ser cada vez maior), estas situações agarraram grande parte da atenção exterior. Quem está dentro do desporto rei acha que o desenvolvimento das mulheres no futebol depende também dos juízes que arbitram as partidas. E, para já, os homens e mulheres do apito não têm estado à altura das expectativas.

    David Beckham foi visto num jogo da Seleção Inglesa, acompanhado da sua filha
    Fonte: FIFA

    Mas Pierluiggi Colina, ex-árbitro e atual presidente da Comissão Arbitrária da FIFA, afirma que o desempenho das 27 árbitras e 48 auxiliares destacadas para o Mundial de França está “de acordo com as expectativas”.

    A polémica também deixa vários pontos de interrogação no ar quanto à introdução do VAR na Premier League da próxima época. Uma fonte próxima da liga afirma, em declarações à TalkSport, já ter sido contactado devido aos episódios do Mundial Feminino. Garante que os critérios utilizados pelo VAR serão diferentes. Casos como o da repetição do penálti argentino não devem suceder, já que a tecnologia não será utilizada nestas situações. Isto, claro está, se Piergluiggi Colina permitir. O italiano, numa conferência de imprensa, deixou explícito que as regras “são as mesmas em todo o mundo”, o que deixa dúvidas quanto à liberdade de critérios da Liga Inglesa.

    Com as meias finais da competição à porta, resta esperar que o foco vire para as verdadeiras artistas, naquele que tem sido um Mundial com grandes histórias e com uma qualidade de jogo sem precedentes no desporto rei feminino.

    Foto de Capa: Bola na Rede

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Gonçalo Taborda
    Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
    O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Custou 72 milhões de euros, fez 8 jogos nas últimas 2 temporadas e Atlético Madrid estuda várias hipóteses para a saída

    O Atlético Madrid quer desfazer-se de Thomas Lemar. Internacional francês não tem grande relevância no plantel colchonero.

    Joga no Manchester United de Ruben Amorim e é alvo do AC Milan de Sérgio Conceição

    O Manchester United pode colocar André Onana no próximo mercado. Guarda-redes é alvo do AC Milan em caso de saída de Mike Maignan.

    Nicolas Jackson regressa aos treinos do Chelsea após lesão

    Como esperado, Nicolas Jackson regressou aos treinos no Chelsea. Avançado no último estágio da recuperação de lesão.

    Bernardo Silva é o jogador mais lento da Premier League e Matheus Nunes está no top-3 de velocidade máxima

    Bernardo Silva é o jogador com menor velocidade máxima registada na Premier League. Matheus Nunes foi o jogador com a segunda maior velocidade máxima.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Tiago Ilori junta-se a Ricardo Costa na Geórgia

    Tiago Ilori foi oficializado no Dila Gori, da Geórgia. O antigo defesa do Sporting vai ser treinado pelo antigo internacional português Ricardo Costa.

    Bayern Munique vai fazer proposta de 100 milhões de euros por jogador do PSG

    O Bayern Munique quer contratar Bradley Barcola para reforçar o corredor esquerdo. Extremo está a ser destaque do PSG.

    José María Giménez precisou de bomba de oxigénio durante o Bolívia x Uruguai disputado a 4.090 metros de altura

    José María Giménez precisou de oxigénio durante o Bolívia x Uruguai. Jogo foi disputado a 4.090 metros de altitude.

    Presidente do Cardiff City exige 120 milhõs de euros pela morte de Emiliano Sala

    Mehmet Dalman não esquece os 120 milhões de euros exigidos devido à morte de Emiliano Sala. Avançado nunca chegou a jogar pelo Cardiff City.

    Arsenal dá a volta à eliminatória e elimina Real Madrid: eis as 2 primeiras equipas apuradas para as meias finais da Champions League Feminina

    O Arsenal está nas meias finais da Champions League Feminina. Gunners deram a volta à eliminatória em Inglaterra.

    Eis o quadro das meias finais da Taça de Portugal de Futsal

    Estão definidos os encontros das meias finais da Taça de Portugal de Futsal. Jogos realizam-se em Matosinhos.

    Benfica vence Braga e Sporting atropela Ladoeiro: eis os resultados dos quartos de final da Taça de Portugal de Futsal

    Jogaram-se esta quarta-feira os quartos de final da Taça de Portugal de Futsal. Benfica e Sporting seguem em frente.

    E se os playoffs começassem hoje? | NBA

    Faltam, sensivelmente, 11 jogos do término da regular season....

    Atlético Madrid quer fechar contratação no verão por 20 milhões de euros

    O Atlético Madrid é mais um dos interessados em contratar Joan Garcia. Guarda-redes do Espanyol em destaque no mercado.

    Ex-Benfica critica CBF e futebol brasileiro após humilhação diante da Argentina: «Até quando?»

    Artur Moraes deixou críticas à CBF e ao futebol brasileiro. Goleada sofrida contra a Argentina deixou marcas e críticas.