SC Braga 1-1 (5-4) FC Famalicão: Vira do Minho, vira do resultado

- Advertisement -

Foi da marca dos 11 metros que se decidiu o terceiro classificado da Supertaça de Futebol Feminino de 2023. O SC Braga levou a melhor, após o empate a um golo no tempo regulamentar.

A história tem tendência a repetir-se. As histórias também. No futebol, há histórias tantas vezes replicadas que se consagram em máximas sobejamente conhecidas. “Quem não marca, sofre” é, porventura, a mais badalada.

Pois bem, o SC Braga começou bem, dominante, controlador, mas não marcou. Por sua vez, o FC Famalicão fez o golo por respeito à máxima. Num livre lateral aos 11 minutos, a bola foi colocada na área bracarense e um desvio infeliz de Hasanbegovic fê-la contornar a figura de Patrícia Morais. Autogolo bracarense, vantagem famalicense.

A toada do jogo não mudou até ao intervalo, apesar de Tomás Tengarrinha ter substituído Bia Meio-metro por Carol Rocha aos 25 minutos. O resultado também não se alterou até ao apito que sinalizou o fim do primeiro tempo. O reatar da partida trouxe um SC Braga um pouco mais agressivo, mas a demorar a encontrar-se. Quando se encontrou, encontrou também o golo do empate. Aos 63´, Joline Amani rematou forte e colocado para o 1-1. As arsenalistas cresceram na partida, conquistando mais duelos e amealhando mais segundas bolas.

As entradas de Maria Negrão e Sara Brasil ajudaram a equipa de Vila Nova a voltar a nivelar o encontro, mas não a chegar novamente à vantagem. Apesar da melhoria na segunda parte, também as bracarenses foram incapazes de consumar a reviravolta.

O empate a um golo permaneceu, teimoso, até ao apito final. Melhor remédio para a teimosia dos empates não há que não uma boa dose de penáltis. Foi o SC Braga quem melhor de saúde ficou.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SC BRAGA

BnR: Quais as principais ilações que retira desta partida (e da partida ante o SL Benfica) para preparar o jogo frente ao Valadares Gaia e cimentar a construção do “seu” SC Braga para esta temporada, sobretudo agora que haverá pausa para seleções?

João Cardoso:  Estamos a começar uma nova época. As ilações que retiramos destes dois jogos é que as jogadoras dão-nos confiança para acreditarmos que vamos alcançar os nossos objetivos, que é ganhar, jogo a jogo. Estes dois jogos acabaram por ser decididos nas grandes penalidades, obrigaram a um grande esclarecimento de espírito. Conseguimos ter, sobretudo neste jogo, a serenidade para conseguirmos a vitória.

FC FAMALICÃO

BnR: Defensivamente, já se nota um FC Famalicão coeso, mas ofensivamente falta chegar ao golo (não marcou frente ao Sporting CP e hoje consegue o golo por mérito próprio, mas não por autoria própria). O que falta consolidar? A pausa para seleções que se avizinha será benéfica para o FC Famalicão consolidar ideias?

Miguel Santos: Nós começámos por trabalhar a parte ofensiva, depois a parte defensiva e por fim as bolas paradas. É mais fácil – e falo-vos de experiência – trabalhar a vertente defensiva, porque é mais fácil as jogadoras perceberem, porque é quando o adversário tem a bola. É mais fácil perceber ocupações de espaços, pressões, coberturas. Depois, com bola, as coisas têm que ser bem feitas e em termos de decisão e de gesto técnico, ainda estamos a melhorar. Defensivamente, a equipa está bem, crescida. Quanto à pausa para seleções… O tempo agora começa a jogar a nosso favor. Ao dia 1 de agosto, andámos a correr contra o tempo, agora o tempo corre a nosso favor. E vou ser o mais sincero possível: nós gostamos muito que as nossas jogadoras sejam convocadas para as seleções, é sinal de que elas e nós estamos a fazer um bom trabalho. Mas nesta pausa, quantas menos foram, melhor para nós. Esta pausa para nós é ouro.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.

Arsenal e Liverpool empatam em jogo que rende dinheiro ao Sporting

O Arsenal e o Liverpool não foram além de um empate a zero durante esta quinta-feira, em jogo da 21.ª jornada da Premier League.

Rafael Leão marca nos descontos e salva o AC Milan de derrota caseira diante o Genoa: Eis os resultados do dia na Serie A

Na 18.ª jornada da Serie A, o AC Milan empatou a uma bola frente ao Genoa e o Cremonese empatou a duas bolas na receção ao Cagliari.

Marquinhos perto do topo: palmarés do brasileiro continua a aumentar

Marquinhos é um dos jogadores com mais títulos na história do futebol. O defesa central representa o PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Kenneth Taylor é oficialmente jogador da Lazio

A Lazio oficializou, esta quinta-feira, a contratação do antigo alvo do FC Porto, Kenneth Taylor. O médio deixa o Ajax a troco de 17 milhões de euros.

Jorge Jesus fala de alvo do Benfica: «Sem dúvida é um dos jogadores estrangeiros do Al Nassr que pode ser negociado neste mercado de...

Jorge Jesus abordou o momento de Wesley, jogador que pertence aos quadros do Al Nassr. O extremo é alvo do Benfica.

Os 3 jogadores que mais cresceram com Ruben Amorim no United

Se o projeto não vingou a nível coletivo, houve jogadores que beneficiaram diretamente da metodologia de Ruben Amorim