SC Braga 1-1 (5-4) FC Famalicão: Vira do Minho, vira do resultado

Foi da marca dos 11 metros que se decidiu o terceiro classificado da Supertaça de Futebol Feminino de 2023. O SC Braga levou a melhor, após o empate a um golo no tempo regulamentar.

A história tem tendência a repetir-se. As histórias também. No futebol, há histórias tantas vezes replicadas que se consagram em máximas sobejamente conhecidas. “Quem não marca, sofre” é, porventura, a mais badalada.

Pois bem, o SC Braga começou bem, dominante, controlador, mas não marcou. Por sua vez, o FC Famalicão fez o golo por respeito à máxima. Num livre lateral aos 11 minutos, a bola foi colocada na área bracarense e um desvio infeliz de Hasanbegovic fê-la contornar a figura de Patrícia Morais. Autogolo bracarense, vantagem famalicense.

A toada do jogo não mudou até ao intervalo, apesar de Tomás Tengarrinha ter substituído Bia Meio-metro por Carol Rocha aos 25 minutos. O resultado também não se alterou até ao apito que sinalizou o fim do primeiro tempo. O reatar da partida trouxe um SC Braga um pouco mais agressivo, mas a demorar a encontrar-se. Quando se encontrou, encontrou também o golo do empate. Aos 63´, Joline Amani rematou forte e colocado para o 1-1. As arsenalistas cresceram na partida, conquistando mais duelos e amealhando mais segundas bolas.

As entradas de Maria Negrão e Sara Brasil ajudaram a equipa de Vila Nova a voltar a nivelar o encontro, mas não a chegar novamente à vantagem. Apesar da melhoria na segunda parte, também as bracarenses foram incapazes de consumar a reviravolta.

O empate a um golo permaneceu, teimoso, até ao apito final. Melhor remédio para a teimosia dos empates não há que não uma boa dose de penáltis. Foi o SC Braga quem melhor de saúde ficou.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SC BRAGA

BnR: Quais as principais ilações que retira desta partida (e da partida ante o SL Benfica) para preparar o jogo frente ao Valadares Gaia e cimentar a construção do “seu” SC Braga para esta temporada, sobretudo agora que haverá pausa para seleções?

João Cardoso:  Estamos a começar uma nova época. As ilações que retiramos destes dois jogos é que as jogadoras dão-nos confiança para acreditarmos que vamos alcançar os nossos objetivos, que é ganhar, jogo a jogo. Estes dois jogos acabaram por ser decididos nas grandes penalidades, obrigaram a um grande esclarecimento de espírito. Conseguimos ter, sobretudo neste jogo, a serenidade para conseguirmos a vitória.

FC FAMALICÃO

BnR: Defensivamente, já se nota um FC Famalicão coeso, mas ofensivamente falta chegar ao golo (não marcou frente ao Sporting CP e hoje consegue o golo por mérito próprio, mas não por autoria própria). O que falta consolidar? A pausa para seleções que se avizinha será benéfica para o FC Famalicão consolidar ideias?

Miguel Santos: Nós começámos por trabalhar a parte ofensiva, depois a parte defensiva e por fim as bolas paradas. É mais fácil – e falo-vos de experiência – trabalhar a vertente defensiva, porque é mais fácil as jogadoras perceberem, porque é quando o adversário tem a bola. É mais fácil perceber ocupações de espaços, pressões, coberturas. Depois, com bola, as coisas têm que ser bem feitas e em termos de decisão e de gesto técnico, ainda estamos a melhorar. Defensivamente, a equipa está bem, crescida. Quanto à pausa para seleções… O tempo agora começa a jogar a nosso favor. Ao dia 1 de agosto, andámos a correr contra o tempo, agora o tempo corre a nosso favor. E vou ser o mais sincero possível: nós gostamos muito que as nossas jogadoras sejam convocadas para as seleções, é sinal de que elas e nós estamos a fazer um bom trabalho. Mas nesta pausa, quantas menos foram, melhor para nós. Esta pausa para nós é ouro.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

Surpresa para breve? Mohamed Salah pode abandonar o Liverpool antes de 2027

Mohamed Salah não deverá cumprir o seu contrato com o Liverpool até ao fim. O jogador pode rumar à Arábia Saudita num dos próximos mercados.

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: jogador acelera para recuperar e participar na Champions League

Rui Silva falhou a última partida do Sporting frente ao Famalicão e está em dúvida para o encontro contra o Kairat Almaty.

Borussia Monchengladbach despede Gerardo Seoane e já há nome apontado ao cargo

Gerardo Seoane já não é treinador do Borussia Monchengladbach. O técnico suíço foi despedido depois de não ter vencido nenhum dos primeiros três jogos da Bundesliga.

FC Porto volta atrás e impede jogador de participar no Mundial Sub-20

Tomás Pérez já não vai participar no Mundial Sub-20. O jogador vai regressar ao FC Porto nas próximas horas, depois das lesões que surgiram no plantel.