SC Braga 1-1 (5-4) FC Famalicão: Vira do Minho, vira do resultado

- Advertisement -

Foi da marca dos 11 metros que se decidiu o terceiro classificado da Supertaça de Futebol Feminino de 2023. O SC Braga levou a melhor, após o empate a um golo no tempo regulamentar.

A história tem tendência a repetir-se. As histórias também. No futebol, há histórias tantas vezes replicadas que se consagram em máximas sobejamente conhecidas. “Quem não marca, sofre” é, porventura, a mais badalada.

Pois bem, o SC Braga começou bem, dominante, controlador, mas não marcou. Por sua vez, o FC Famalicão fez o golo por respeito à máxima. Num livre lateral aos 11 minutos, a bola foi colocada na área bracarense e um desvio infeliz de Hasanbegovic fê-la contornar a figura de Patrícia Morais. Autogolo bracarense, vantagem famalicense.

A toada do jogo não mudou até ao intervalo, apesar de Tomás Tengarrinha ter substituído Bia Meio-metro por Carol Rocha aos 25 minutos. O resultado também não se alterou até ao apito que sinalizou o fim do primeiro tempo. O reatar da partida trouxe um SC Braga um pouco mais agressivo, mas a demorar a encontrar-se. Quando se encontrou, encontrou também o golo do empate. Aos 63´, Joline Amani rematou forte e colocado para o 1-1. As arsenalistas cresceram na partida, conquistando mais duelos e amealhando mais segundas bolas.

As entradas de Maria Negrão e Sara Brasil ajudaram a equipa de Vila Nova a voltar a nivelar o encontro, mas não a chegar novamente à vantagem. Apesar da melhoria na segunda parte, também as bracarenses foram incapazes de consumar a reviravolta.

O empate a um golo permaneceu, teimoso, até ao apito final. Melhor remédio para a teimosia dos empates não há que não uma boa dose de penáltis. Foi o SC Braga quem melhor de saúde ficou.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SC BRAGA

BnR: Quais as principais ilações que retira desta partida (e da partida ante o SL Benfica) para preparar o jogo frente ao Valadares Gaia e cimentar a construção do “seu” SC Braga para esta temporada, sobretudo agora que haverá pausa para seleções?

João Cardoso:  Estamos a começar uma nova época. As ilações que retiramos destes dois jogos é que as jogadoras dão-nos confiança para acreditarmos que vamos alcançar os nossos objetivos, que é ganhar, jogo a jogo. Estes dois jogos acabaram por ser decididos nas grandes penalidades, obrigaram a um grande esclarecimento de espírito. Conseguimos ter, sobretudo neste jogo, a serenidade para conseguirmos a vitória.

FC FAMALICÃO

BnR: Defensivamente, já se nota um FC Famalicão coeso, mas ofensivamente falta chegar ao golo (não marcou frente ao Sporting CP e hoje consegue o golo por mérito próprio, mas não por autoria própria). O que falta consolidar? A pausa para seleções que se avizinha será benéfica para o FC Famalicão consolidar ideias?

Miguel Santos: Nós começámos por trabalhar a parte ofensiva, depois a parte defensiva e por fim as bolas paradas. É mais fácil – e falo-vos de experiência – trabalhar a vertente defensiva, porque é mais fácil as jogadoras perceberem, porque é quando o adversário tem a bola. É mais fácil perceber ocupações de espaços, pressões, coberturas. Depois, com bola, as coisas têm que ser bem feitas e em termos de decisão e de gesto técnico, ainda estamos a melhorar. Defensivamente, a equipa está bem, crescida. Quanto à pausa para seleções… O tempo agora começa a jogar a nosso favor. Ao dia 1 de agosto, andámos a correr contra o tempo, agora o tempo corre a nosso favor. E vou ser o mais sincero possível: nós gostamos muito que as nossas jogadoras sejam convocadas para as seleções, é sinal de que elas e nós estamos a fazer um bom trabalho. Mas nesta pausa, quantas menos foram, melhor para nós. Esta pausa para nós é ouro.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho, Andreas Schjelderup e Richard Ríos: para onde vai o futuro do Benfica?

José Mourinho, José Mourinho e José Mourinho. Não foi o treinador do Benfica que marcou qualquer um dos três golos com que os encarnados bateram o Estoril Praia na última jornada da Primeira Liga, mas é sobre o Special One que mais se centra a discussão do universo encarnado

Ivan Baptista e Lúcia Alves respondem ao Bola na Rede: «A pressão das alas do FC Porto ia fazia com que o corredor central...

Ivan Baptista e Lúcia Alves analisaram a vitória do Benfica na Taça de Portugal Feminina. Técnico e ala responderam à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Daniel Chaves responde ao Bola na Rede: «O Benfica vive muito da qualidade da sua guarda-redes no primeiro momento de construção»

Daniel Chaves analisou a derrota do FC Porto na final da Taça de Portugal Feminina. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Jornada agitada na Liga Turca com resultados surpresa na luta pela manutenção

Jornada recheada de emoções na Liga Turca, com resultados surpresa tanto pela luta do segundo lugar, como na batalha pela manutenção.

PUB

Mais Artigos Populares

Casemiro despede-se do Manchester United com emoção: «Muito obrigado a todos»

Casemiro fez o último jogo pelo Manchester United em Old Trafford. Médio brasileiro vai deixar o clube inglês no final da temporada.

Milhões a entrar na conta: FC Porto vê confirmada venda por 5,5 milhões de euros

Danny Namaso deixou de ser jogador do FC Porto a título definitivo, depois do Auxerre ter alcançado a manutenção na Ligue 1.

Segunda Liga: Bryan Róchez bisa e dá vitória ao Leixões frente ao Lusitânia de Lourosa

O Leixões recebeu e venceu o Lusitânia de Lourosa por 2-1 na 34.ª jornada da Segunda Liga. Bryan Róchez marcou os dois golos da vitória.