SC Braga 1-1 (5-4) FC Famalicão: Vira do Minho, vira do resultado

- Advertisement -

Foi da marca dos 11 metros que se decidiu o terceiro classificado da Supertaça de Futebol Feminino de 2023. O SC Braga levou a melhor, após o empate a um golo no tempo regulamentar.

A história tem tendência a repetir-se. As histórias também. No futebol, há histórias tantas vezes replicadas que se consagram em máximas sobejamente conhecidas. “Quem não marca, sofre” é, porventura, a mais badalada.

Pois bem, o SC Braga começou bem, dominante, controlador, mas não marcou. Por sua vez, o FC Famalicão fez o golo por respeito à máxima. Num livre lateral aos 11 minutos, a bola foi colocada na área bracarense e um desvio infeliz de Hasanbegovic fê-la contornar a figura de Patrícia Morais. Autogolo bracarense, vantagem famalicense.

A toada do jogo não mudou até ao intervalo, apesar de Tomás Tengarrinha ter substituído Bia Meio-metro por Carol Rocha aos 25 minutos. O resultado também não se alterou até ao apito que sinalizou o fim do primeiro tempo. O reatar da partida trouxe um SC Braga um pouco mais agressivo, mas a demorar a encontrar-se. Quando se encontrou, encontrou também o golo do empate. Aos 63´, Joline Amani rematou forte e colocado para o 1-1. As arsenalistas cresceram na partida, conquistando mais duelos e amealhando mais segundas bolas.

As entradas de Maria Negrão e Sara Brasil ajudaram a equipa de Vila Nova a voltar a nivelar o encontro, mas não a chegar novamente à vantagem. Apesar da melhoria na segunda parte, também as bracarenses foram incapazes de consumar a reviravolta.

O empate a um golo permaneceu, teimoso, até ao apito final. Melhor remédio para a teimosia dos empates não há que não uma boa dose de penáltis. Foi o SC Braga quem melhor de saúde ficou.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SC BRAGA

BnR: Quais as principais ilações que retira desta partida (e da partida ante o SL Benfica) para preparar o jogo frente ao Valadares Gaia e cimentar a construção do “seu” SC Braga para esta temporada, sobretudo agora que haverá pausa para seleções?

João Cardoso:  Estamos a começar uma nova época. As ilações que retiramos destes dois jogos é que as jogadoras dão-nos confiança para acreditarmos que vamos alcançar os nossos objetivos, que é ganhar, jogo a jogo. Estes dois jogos acabaram por ser decididos nas grandes penalidades, obrigaram a um grande esclarecimento de espírito. Conseguimos ter, sobretudo neste jogo, a serenidade para conseguirmos a vitória.

FC FAMALICÃO

BnR: Defensivamente, já se nota um FC Famalicão coeso, mas ofensivamente falta chegar ao golo (não marcou frente ao Sporting CP e hoje consegue o golo por mérito próprio, mas não por autoria própria). O que falta consolidar? A pausa para seleções que se avizinha será benéfica para o FC Famalicão consolidar ideias?

Miguel Santos: Nós começámos por trabalhar a parte ofensiva, depois a parte defensiva e por fim as bolas paradas. É mais fácil – e falo-vos de experiência – trabalhar a vertente defensiva, porque é mais fácil as jogadoras perceberem, porque é quando o adversário tem a bola. É mais fácil perceber ocupações de espaços, pressões, coberturas. Depois, com bola, as coisas têm que ser bem feitas e em termos de decisão e de gesto técnico, ainda estamos a melhorar. Defensivamente, a equipa está bem, crescida. Quanto à pausa para seleções… O tempo agora começa a jogar a nosso favor. Ao dia 1 de agosto, andámos a correr contra o tempo, agora o tempo corre a nosso favor. E vou ser o mais sincero possível: nós gostamos muito que as nossas jogadoras sejam convocadas para as seleções, é sinal de que elas e nós estamos a fazer um bom trabalho. Mas nesta pausa, quantas menos foram, melhor para nós. Esta pausa para nós é ouro.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Avançado do Famalicão prepara-se para reforçar o Universitatea Craiova de Filipe Coelho

O jornal A Bola avança que o Universitatea Craiova, comandado por Filipe Coelho, vai pagar 1,5 milhões de euros ao Famalicão por Simon Elisor.

Imprensa italiana revela: AC Milan de Ruben Amorim avança por António Silva

Nicolò Schira adianta que o AC Milan de Ruben Amorim pediu informações ao Benfica sobre uma potencial transferência de António Silva.

Rúben Neves abre o coração sobre Diogo Jota: «O dia a seguir foi o mais difícil da minha vida»

Rúben Neves marcou presença no programa 'Alta Definição' e refletiu sobre a amizade com Diogo Jota e os dias que seguiram a sua morte.

Imprensa italiana avança que negócio de Gonçalo Ramos para o AC Milan pode ultrapassar os 80 milhões de euros

Gonçalo Ramos está cada vez mais perto de assinar pelo AC Milan de Ruben Amorim. Transferência pode ultrapassar os 80 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo alvo do FC Porto a caminho do Al Ahli: Médio era prioridade de Rui Pedro Braz

Eduard Spertsyan prepara-se para deixar o Krasnodar e tornar-se reforço do Al Ahli, a troco de 25 milhões de euros. Médio chegou a ser apontado ao FC Porto.

Sporting assegura jovem talento do Gil Vicente e envia 2 jogadores no sentido contrário

Rodrigo Rodrigues prepara-se para assinar pelo Sporting, num negócio que enviará José Silva e David Moreira para o Gil Vicente.

Benfica: Orçamento para 2026/27 aprovado com maioria em Assembleia Geral

O orçamento do Benfica para a temporada 2026/27 foi aprovado com 54,57% dos 8209 votos na Assembleia Geral deste sábado.