Futebol Feminino: A crescer também se faz história

O futebol feminino tem crescido a olhos vistos em Portugal. Muito longe da realidade vivida no futebol masculino, o futebol praticado por mulheres tem vindo aos poucos e poucos a fazer história e impor a sua presença.

A entrada de Sporting CP e SC Braga, e mais recentemente do SL Benfica foi crucial para este crescimento. Para além do profissionalismo, estas equipas vieram trazer visibilidade e competitividade à liga feminina. Criaram equipas de raiz, desde a equipa A até aos escalões de formação. E ofereceram a estas jogadoras as mesmas condições que as equipas masculinas têm, o que proporcionou o regresso de várias jogadoras internacionais portuguesas que jogavam no estrangeiro. Ana Borges, Carole Costa ou Laura Luís são alguns dos muitos exemplos.

Atualmente a liga feminina já conseguiu atrair para Portugal jogadoras cujos países são exemplos para o futebol feminino, acolhendo actualmente internacionais brasileiras, norte americanas ou suecas.

O derby entre o Sporting CP e o SL Benfica teve 15.204 pessoas a assistir e foi um exemplo de fair play
Fonte: Sporting CP

A nível de seleção, Portugal tem feito história a cada passo que dá. Em 2017 participou pela primeira vez num Europeu de Futebol; em 2018 alcançou um inédito terceiro lugar na Algarve Cup e em 2019 entrou para o ranking das 30 de melhores seleções do mundo. A nível de formação, a geração de sub-17 alcançou pela segunda vez na história uma fase final do campeonato europeu da categoria, ao eliminar a seleção francesa, atual primeira classificada do ranking FIFA.

Apesar de ainda estarmos distantes da realidade vivida por outros países europeus como a Espanha ou Itália, Portugal está a caminhar a passos largos para um futuro risonho. Prova disso foi o novo recorde de assistência num estádio… 15.204 foi o número de adeptos que esteve no passado dia 30 de março, a assistir ao derby entre o Sporting CP e o SL Benfica. Um número histórico, naquele que foi o primeiro encontro de sempre destas duas equipas.

Com a subida do SL Benfica ao escalão principal na próxima época é esperado que números como estes se voltem a repetir. A expetativa é que Portugal continue a fazer história, tanto a nível de clubes como a nível de seleção, para que um dia seja o nosso país um modelo a seguir.

 

Foto de Capa: FPF

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Belenenses reforça-se com Wilson Eduardo

O Belenenses anunciou a contratação de Wilson Eduardo. O extremo assinou um contrato válido por uma temporada.

Vitória SC começou a pré-temporada com várias novidades

O Vitória SC arrancou durante esta terça-feira os trabalhos de pré-temporada, que contou com várias novidades.

FC Porto perto de garantir ex-Benfica

O FC Porto está muito perto de anunciar a contratação de Maria Negrão. A jogadora representa atualmente o Braga.

Zépiqueno Redmond troca o Feyenoord pelo Aston Villa

O Aston Villa confirmou a contratação de Zépiqueno Redmond. O avançado neerlandês deixou o Feyenoord em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal oficializa contratação de Kepa Arrizabalaga

Kepa Arrizabalaga é reforço confirmado pelo Arsenal. O guarda-redes espanhol deixou o Chelsea por cerca de seis milhões de euros.

Ansu Fati renova contrato com o Barcelona e é enviado para o AS Mónaco

Ansu Fati foi confirmado como o mais recente reforço do AS Mónaco. O extremo renovou igualmente contrato com o Barcelona.

Já há árbitra definida para o Portugal x Espanha do Euro 2025 Feminino

O Portugal x Espanha do Europeu de 2025 de Futebol Feminino vai ser arbitrado pela romena Iuliana Demetrescu.