Futebol Feminino: A crescer também se faz história

O futebol feminino tem crescido a olhos vistos em Portugal. Muito longe da realidade vivida no futebol masculino, o futebol praticado por mulheres tem vindo aos poucos e poucos a fazer história e impor a sua presença.

A entrada de Sporting CP e SC Braga, e mais recentemente do SL Benfica foi crucial para este crescimento. Para além do profissionalismo, estas equipas vieram trazer visibilidade e competitividade à liga feminina. Criaram equipas de raiz, desde a equipa A até aos escalões de formação. E ofereceram a estas jogadoras as mesmas condições que as equipas masculinas têm, o que proporcionou o regresso de várias jogadoras internacionais portuguesas que jogavam no estrangeiro. Ana Borges, Carole Costa ou Laura Luís são alguns dos muitos exemplos.

Atualmente a liga feminina já conseguiu atrair para Portugal jogadoras cujos países são exemplos para o futebol feminino, acolhendo actualmente internacionais brasileiras, norte americanas ou suecas.

O derby entre o Sporting CP e o SL Benfica teve 15.204 pessoas a assistir e foi um exemplo de fair play
Fonte: Sporting CP

A nível de seleção, Portugal tem feito história a cada passo que dá. Em 2017 participou pela primeira vez num Europeu de Futebol; em 2018 alcançou um inédito terceiro lugar na Algarve Cup e em 2019 entrou para o ranking das 30 de melhores seleções do mundo. A nível de formação, a geração de sub-17 alcançou pela segunda vez na história uma fase final do campeonato europeu da categoria, ao eliminar a seleção francesa, atual primeira classificada do ranking FIFA.

Apesar de ainda estarmos distantes da realidade vivida por outros países europeus como a Espanha ou Itália, Portugal está a caminhar a passos largos para um futuro risonho. Prova disso foi o novo recorde de assistência num estádio… 15.204 foi o número de adeptos que esteve no passado dia 30 de março, a assistir ao derby entre o Sporting CP e o SL Benfica. Um número histórico, naquele que foi o primeiro encontro de sempre destas duas equipas.

Com a subida do SL Benfica ao escalão principal na próxima época é esperado que números como estes se voltem a repetir. A expetativa é que Portugal continue a fazer história, tanto a nível de clubes como a nível de seleção, para que um dia seja o nosso país um modelo a seguir.

 

Foto de Capa: FPF

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Lindelof recebe abordagem de clube da Premier League

O Everton está também interessado em Victor Lindelof. Ingleses fizeram abordagem, mas o defesa sueco vira-se para a Fiorentina.

Fenerbahçe de José Mourinho: Avançado treina à parte e está em dúvida para o jogo com o Benfica

O Benfica vai enfrentar esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Youssef En-Nesyri em dúvida para a partida.

Benfica x Fenerbahçe na Champions League: Quais são os onzes prováveis?

O Benfica enfrenta esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Fica com os onzes prováveis da partida.

Substituto de Richard Ríos? Palmeiras de Abel Ferreira fecha médio da Premier League por 10 milhões de euros

O Palmeiras fecha a contratação de Andreas Pereira ao Fulham de Marco Silva. Operação a rondar os 10 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

WWE NXT Heatwave 2025: Oba Femi continua no topo

No passado domingo, a WWE voltou com o PLE dedicado apenas à NXT, o WWE NXT Heatwave. Muitos fãs do WWE Universe, questionaram-se sobre a decisão da WWE, colocar um PLE da NXT no mesmo dia de um PLE na AEW, uma decisão arriscadíssima

Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.

A hora da verdade | Benfica x Fenerbahçe

Após o empate na Turquia é altura de o Benfica receber o Fenerbahçe num jogo que promete, e muito, não só pelos intervenientes em campo como fora dele.