O sucesso e fracasso do Futebol Feminino português

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol FemininoO Futebol Feminino em Portugal tem um passado relativamente curto, uma vez que só começou após o 25 de abril de 1974. No entanto, a primeira competição nacional oficial data de 1988 – sabe-se que a mesma competição já acontecia antes, mas sem a chancela da FPF -, tendo sido vencida pelo Boavista FC, clube que, aliás, dominou o início das competições em Portugal, vencendo tudo o que havia para ganhar até 1994/95.

A nível de seleção, Portugal ainda está a dar os primeiros passos. A primeira participação em competições internacionais foi apenas em 2017, durante o Europeu na Holanda, com uma participação muito meritória. Se em masculinos, o ranking da FIFA diz que somos terceiros, em femininos, o mesmo ranking aponta-nos como 38ª, a nível mundial, o que nos coloca como 22ª seleção europeia neste ranking.

A Formação começou apenas em 1994, ano em que o Sporting CP decidiu criar as primeiras escolas de formação em Portugal, numa altura em que não existiam escalões competitivos. Os leões fecharam o Futebol Feminino no final dessa época, terminando, assim, com a equipa sénior e as escolas de formação. O primeiro campeonato de juniores data de 2014, ganho pelo Cube Albergaria, ou seja, está apenas na quinta temporada, e a Taça Nacional de juvenis apenas começou na época transata.

O Sporting tem a única equipa de infantis femininos, jogando no campeonato misto, mas apenas com equipas masculinas Fonte: Sporting CP
O Sporting tem a única equipa de infantis femininos, jogando no campeonato misto, mas apenas com equipas masculinas
Fonte: Sporting CP

A FPF está a apostar no Futebol Feminino. A aposta ainda está a começar e contou com o forte apoio de quatro clubes – uns mais do que outros -, que responderam ao repto da federação e aceitaram criar equipa feminina. Já antes referi que não gostei da forma como aconteceu este ingresso, mas, como já não é possível voltar atrás, resta dizer que a medida foi positiva. A entrada, ou regresso, do Sporting, assim como a entrada do Sporting de Braga, CF Estoril Praia e do CF Os Belenenses trouxe muito mais notoriedade, principalmente no que toca ao Sporting e ao Braga, que criaram, talvez, as duas equipas mais fortes de sempre em Portugal.

O nível tem subido e o interesse também, apesar de termos um campeonato a duas equipas. Sporting e Sporting de Braga são muito superiores às restantes e, no próximo dia 4, as duas formações defrontam-se em Alvalade, no que poderá selar o título para as leoas, caso vençam, uma vez que passam a ter oito pontos de vantagem para as guerreiras, sendo praticamente impossível desperdiçar esta vantagem nos jogos que faltam (oito). Mais, o Sporting, caso vença, ‘arrisca-se’ a terminar o campeonato só com vitórias. O jogo de dia 4 tem ainda outro objetivo: bater o recorde de assistência de um jogo de Futebol Feminino em Portugal. Neste momento, a melhor marca é 12213, alcançado num jogo entre estas duas equipas, no Jamor, na final da Taça de Portugal do ano passado, que terminou com vitória do Sporting.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jamie Carragher ‘ataca’ José Mourinho: «Vindo de Mourinho, soa um pouco hipócrita»

Jamie Carragher deixou críticas à postura de José Mourinho, que não gostou do festejo de Vinícius Júnior do Benfica 0-1 Real Madrid.

Thierry Henry sai em defesa de Vinícius Júnior: «O Prestianni foi muito ‘corajoso’ ao colocar a camisa na boca»

Thierry Henry foi uma das vozes que saiu em defesa de Vinícius Júnior, O jogador do Real Madrid está a acusar Gianluca Prestianni de um ato racista.

Wesley Sneijder visa atitude de Nicolás Otamendi: «Ele está bem da cabeça?»

Wesley Sneijder criticou a postura de Nicolás Otamendi, que mostrou a tatuagem que tem do Mundial 2022 a Vinícius Júnior.

Nicolás Otamendi reage à derrota do Benfica e mantém silêncio sobre Gianluca Prestianni

Nicolás Otamendi já reagiu à derrota do Benfica contra o Real Madrid, assumindo que as águias vão em busca da reviravolta.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica qualificou-se apenas uma vez nas oito ocasiões que perdeu a primeira mão em casa

Após a derrota caseira por 1-0 frente ao Real Madrid, o Benfica tentará dar a volta à eliminatória, algo que conseguiu fazer apenas uma vez, em 1999.

Jornalista espanhola descreve o caso entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni como um «Escândalo Mundial»

A jornalista da esRadio, Maria Trisac, deixou fortes críticas aos acontecimentos que envolveram Vinícius Júnior no embate da Champions League frente ao Benfica.

Benfica emite comunicado oficial no qual descreve «campanha de difamação» contra Gianluca Prestianni

Esta quarta-feira, o Benfica emitiu um comunicado oficial, no qual demonstraram confiança no argentino e manifestaram «total colaboração»com a UEFA.