O sucesso e fracasso do Futebol Feminino português

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol FemininoO Futebol Feminino em Portugal tem um passado relativamente curto, uma vez que só começou após o 25 de abril de 1974. No entanto, a primeira competição nacional oficial data de 1988 – sabe-se que a mesma competição já acontecia antes, mas sem a chancela da FPF -, tendo sido vencida pelo Boavista FC, clube que, aliás, dominou o início das competições em Portugal, vencendo tudo o que havia para ganhar até 1994/95.

A nível de seleção, Portugal ainda está a dar os primeiros passos. A primeira participação em competições internacionais foi apenas em 2017, durante o Europeu na Holanda, com uma participação muito meritória. Se em masculinos, o ranking da FIFA diz que somos terceiros, em femininos, o mesmo ranking aponta-nos como 38ª, a nível mundial, o que nos coloca como 22ª seleção europeia neste ranking.

A Formação começou apenas em 1994, ano em que o Sporting CP decidiu criar as primeiras escolas de formação em Portugal, numa altura em que não existiam escalões competitivos. Os leões fecharam o Futebol Feminino no final dessa época, terminando, assim, com a equipa sénior e as escolas de formação. O primeiro campeonato de juniores data de 2014, ganho pelo Cube Albergaria, ou seja, está apenas na quinta temporada, e a Taça Nacional de juvenis apenas começou na época transata.

O Sporting tem a única equipa de infantis femininos, jogando no campeonato misto, mas apenas com equipas masculinas Fonte: Sporting CP
O Sporting tem a única equipa de infantis femininos, jogando no campeonato misto, mas apenas com equipas masculinas
Fonte: Sporting CP

A FPF está a apostar no Futebol Feminino. A aposta ainda está a começar e contou com o forte apoio de quatro clubes – uns mais do que outros -, que responderam ao repto da federação e aceitaram criar equipa feminina. Já antes referi que não gostei da forma como aconteceu este ingresso, mas, como já não é possível voltar atrás, resta dizer que a medida foi positiva. A entrada, ou regresso, do Sporting, assim como a entrada do Sporting de Braga, CF Estoril Praia e do CF Os Belenenses trouxe muito mais notoriedade, principalmente no que toca ao Sporting e ao Braga, que criaram, talvez, as duas equipas mais fortes de sempre em Portugal.

O nível tem subido e o interesse também, apesar de termos um campeonato a duas equipas. Sporting e Sporting de Braga são muito superiores às restantes e, no próximo dia 4, as duas formações defrontam-se em Alvalade, no que poderá selar o título para as leoas, caso vençam, uma vez que passam a ter oito pontos de vantagem para as guerreiras, sendo praticamente impossível desperdiçar esta vantagem nos jogos que faltam (oito). Mais, o Sporting, caso vença, ‘arrisca-se’ a terminar o campeonato só com vitórias. O jogo de dia 4 tem ainda outro objetivo: bater o recorde de assistência de um jogo de Futebol Feminino em Portugal. Neste momento, a melhor marca é 12213, alcançado num jogo entre estas duas equipas, no Jamor, na final da Taça de Portugal do ano passado, que terminou com vitória do Sporting.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o sorteio dos oitavos de final da Taça de Inglaterra

Já é conhecido o sorteio dos oitavos de final...

Samu Aghehowa deve falhar o Mundial 2026 e Espanha analisa opção do Real Madrid para ocupar o seu posto

Samu Aghehowa vai ser em breve operado e passará por um período de recuperação ainda longo, falhando o Mundial 2026. Gonzalo García pode ocupar o posto que poderia ser do jogador do FC Porto.

Sotiris Silaidopoulos deixa garantia para o futuro: «Estou aqui para ficar»

Sotiris Silaidopoulos falou com os jornalistas depois da derrota do Rio Ave contra o Moreirense por 2-1, num encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto ao ataque contra Sporting, Benfica e Rui Borges: «Jorge Nuno Pinto da Costa deixou-nos muitas lições e muitos alertas para os desafios...

O FC Porto dedica uma parte da newsletter Dragões Diário aos rivais Benfica e Sporting, deixando um feroz ataque aos emblemas de Lisboa, tal como a Rui Borges.

Benfica x Real Madrid: eis os onzes prováveis

O Benfica e o Real Madrid enfrentam-se a partir das 20 horas desta terça-feira, numa partida a contar para o playoff de acesso aos oitavos de final da Champions League.

FC Porto olha para o futuro: dragões querem renovar com jovem promessa em breve

O FC Porto está muito interessado em renovar o contrato de André Miranda. O jovem extremo é considerado uma grande promessa do emblema do Dragão.