Vêm aí os ‘dias de ouro’ do futebol feminino

- Advertisement -

cab futebol feminino

Elas, tal como eles, também correm. E correm para vencer. Portanto, a primeira regra quando se fala de futebol feminino é uma e só uma (bem dourada): colocar de parte quaisquer preconceitos. Porque dentro das quatro linhas joga-se futebol e os melhores dias do ano do futebol feminino estão a chegar. De 6 de junho a 5 de julho, no Canadá, as melhores das melhores lutam entre si pelo título de Campeãs do Mundo.

Acompanharo Mundial de Futebol Feminino de 2011 – aquele que em terras germânicas fez despoletar verdadeiramente a modalidade para um outro patamar – transformou a competição feminina numa prova mais mediática. E mediática aparece como a palavra-chave: os números de adeptos a seguir as equipas, tanto pela internet como in loco, nos estádios, aumentou significativamente e, com isso, os contratos publicitários e as transmissões televisivas.

Aqui, a National Women’s Soccer League assumiu um grande papel. O futebol feminino já existia antes da popularidade de Alex Morgan e Hope Solo e da reestruturação do campeonato norte-americano, sim, mas foi com a ascensão da equipa nacional norte-americana (vice-campeã mundial em 2011, numa final épica perdida para o Japão e que teve como ‘vingança’ o ouro conquistado em Londres’12) que o futebol, no ocidente, e o soccer, na metade norte do continente americano, começaram a ganhar um outro impacto.

Assim, a NWSL preencheu – em paralelo com os sucessos europeus (a Suécia e a Alemanha têm vindo a ser os maiores destaques desde há muito) – os anos vagos de ‘grandes competições’ enquanto equipas locais começam a construir bases para poder competir com outros países ao nível de mediatismo. Não é fácil. Ao contrário do futebol masculino, onde estão já construídos grandes alicerces em todos os países, com os seus ‘grandes’ e ‘históricos’, no futebol feminino por muitos clubes ‘de região e cidade’ – chamemos-lhes assim – que haja, ainda são as selecções que reinam. E, consequentemente, os Europeus, Mundiais, Jogos Olímpicos e… a Algarve Cup. Mas já lá vamos!

Criarnovos hábitos não é fácil. Criar novos hábitos quando do outro lado está uma ‘variante’ tão acompanhada quanto o futebol masculino, ainda menos fácil. Mas nisso os Estados Unidos foram exímios. Fugiram à tentação de se promover ao repescar os rostos mais comentados nas redes sociais e promoveram o seu futebol como mais ninguém. Criaram um produto, uma marca, uma paixão. E agora, mesmo com todos os esforços da Major League Soccer (que também passou por um rebranding), o soccer que reina é o feminino.

Alex Morgan, ao centro, é uma das figuras do futebol nos EUA Fonte: Facebook de Alex Morgan
Alex Morgan, ao centro, é uma das figuras do futebol nos EUA
Fonte: Facebook de Alex Morgan

Na Europa a realidade é outra, todos o sabemos, mas mais para Oriente o cenário volta a ser parecido com o norte-americano: o Japão (actual campeão em título), a China e a Coreia do Sul assumem papéis muito importantes na definição e construção da escalada global do futebol feminino.

Por estas e por outras razões, o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino de 2016, que arranca já no próximo dia 6 de junho, no Canadá, será o maior da história.

As melhores do mundo passam por Portugal

Não é só “lá fora” que o esforço por promover o futebol feminino tem vindo a ser feito. Não, longe de ser verdade. Com uma selecção e campeonatos nacionais cada vez mais estabelecidos, a principal luta vem, ainda, a ser a organização de competições internacionais que trazem ao país as melhores. Falamos das melhores das melhores.

Em 2014, a 22 de maio, Tyresö e Wolfsburg deslocaram-se ao Estádio do Restelo, em Lisboa, para disputarem a final da Liga dos Campeões feminina. Perante 11.000 espetadores – uma vez mais, 11.000 espetadores, como em poucos jogos de equipas ‘secundárias’ se vê em Portugal – deram espectáculo. Celebraram-se sete (!) golos antes da vitória ser confirmada pelas alemãs, que assim se sagraram campeãs europeias numa das finais de maior impacto dos últimos anos.

Há poucas semanas, à semelhança de todas as épocas, jogou-se a Algarve Cup. Na região algarvia, com o sol que lhe é tão característico e… com todas as melhores do mundo. O convite é sempre bem correspondido. Desde a selecção portuguesa à sueca e à norte-americana, não esquecendo todas as outras potências do futebol mundial, voltou a festejar-se o hábito anual de Portugal receber (como não há igual) as melhores selecções do mundo de futebol feminino.

Foto de Capa: Facebook da FIFA Women’s World Cup

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Thierry Henry elogia Sporting mas adeptos não perdoam

Thierry Henry elogiou o Sporting, depois dos leões terem batido o Bodo/Glimt por cinco bolas a zero.

Manchester City reúne com Pep Guardiola para decidir o futuro do técnico

Pep Guardiola irá reunir com o Manchester City nos próximos dias. Técnico catalão fará uma curta pausa no cargo para pensar no seu futuro.

Alvalade fundamental para o Sporting na Champions League: leões só sabem vencer em casa

O Sporting só sabe vencer em casa para a Champions League. A mais recente vitória foi frente ao Bodo/Glimt.

Sporting atinge os quartos de final da Champions League e… Almería de Cristiano Ronaldo pode sorrir

O Sporting terá que pagar mais 500 mil euros ao Almería, depois de atingir os quartos de final da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting entra em grupo restrito da Champions League depois de vencer o Bodo/Glimt

O Sporting entrou num grupo restrito da Champions League, com poucas equipas a conseguir recuperar de uma desvantagem de três ou mais golos.

Panorama dos playoffs da LPFA XVI | Futebol Americano

Com as equipas que se irão dirigir para os playoffs a serem já conhecidas (a não ser que haja grandes surpresas), continua a existir uma grande luta pelos lugares principais.

Sebastián Coates está atento e reage ao triunfo do Sporting sobre o Bodo/Glimt

Sebastián Coates reagiu ao triunfo do Sporting sobre o Bodo/Glimt. O uruguaio foi capitão dos leões durante várias épocas.