Jorge Jesus: A 2ª circular em ebulição

futebol nacional cabeçalho

Uma visão leonina

Confesso que ainda estou algo perplexo. A confirmar-se que Jorge Jesus vai ser treinador do Sporting Clube de Portugal – e parece mesmo que sim – é uma jogada de mestre por parte de Bruno de Carvalho. Afinal de contas, e é bom que todos se apercebam disto, ainda na segunda-feira, nos festejos da conquista da Taça de Portugal, na Câmara de Lisboa, muitos dos adeptos do Sporting gritavam efusivamente o nome de Marco Silva. Ora bem, a contratação de Jorge Jesus muda completamente o cenário; não tenho grandes duvidas de que por esta altura a nação leonina está em jubilo total. Afinal de contas, Bruno de Carvalho acaba de “roubar” um treinador que conseguiu ser bicampeão nacional pelo eterno rival, o que já não acontecia há 31 anos.

jorge jesus
Várias fontes indicam que Jorge Jesus (na imagem) irá assinar pelo Sporting por 3 épocas.
Fonte: Facebook Oficial Sport Lisboa e Benfica

O Sporting Clube de Portugal é um clube de princípios e, tendo isto em conta, resta saber em que condições e com que promessas o treinador português aceitou assinar pelo equipa leonina. Terá Jesus aceitado treinar o Sporting com o compromisso de aproveitar a academia de Alcochete? Ou, pelo contrario, terá o presidente Bruno de Carvalho prometido mundos e fundos a Jorge Jesus?

Nesta altura poucos terão pensado nisto, mas, e Marco Silva? É bom recordar que o antigo treinador do Estoril ainda é treinador do Sporting e tem um contrato de 3 anos por cumprir; em que condições sai o atual treinador leonino? Terá o Sporting que pagar mais uma vez para despedir um treinador?

No entanto, todas as questões que acabei de referir em nada invalidam a genialidade deste trunfo que Bruno de Carvalho acabou de jogar. Sejamos sinceros, mesmo que não se verifique a aposta na formação; mesmo que o Sporting pague uma indeminização bastante alta a Marco Silva; mesmo que o Sporting aumente o seu orçamento para transferências e pague uma fortuna a Jorge Jesus, caso o Sporting se sagre campeão nacional na próxima temporada, nada disto interessará para a massa adepta leonina. Em suma, o Sporting ganha em duas frentes: fica mais forte e enfraquece o eterno rival.

Como adepto do Sporting, e ainda a tentar assimilar todas estas informações, espero apenas que Bruno de Carvalho saiba o que está a fazer e, sobretudo, que esteja a pensar como presidente do Sporting Clube de Portugal e não como adepto de uma das claques de apoio.

Uma visão Benfiquista

Jorge Jesus no Sporting. A ser verdade, é uma das, senão “A” bomba do futebol português do século XXI. É sabido que “JJ” é sportinguista, mas não cabe na cabeça de ninguém ver o treinador que deu o bicampeonato ao Benfica partir para o rival da segunda circular na época imediatamente a seguir ao feito. Caso se confirme a notícia, lá terá de caber.

Posto isto, que será do Benfica?

É importante que isto fique explícito: já existia Sport Lisboa e Benfica antes de Jesus. Apesar de a saída do treinador oriundo da Amadora parecer um duro golpe, o clube continua e terá de se reorganizar de acordo com essa realidade. O homem que tem sido apontado como o escolhido para liderar as águias a novas alturas é Rui Vitória, actual treinador do Vitória de Guimarães.

À partida, parece que não colmata na perfeição a saída de Jesus do comando técnico do Benfica. No entanto, Vitória tem tido um percurso bastante interessante no Guimarães. Desengane-se o leitor que pensa que aquilo que direi a seguir é em jeito de afronta, mas, ao comando do Guimarães, e no que toca a palmarés, Rui Vitória tem tantos títulos quanto o Sporting nos últimos anos. E, porque o fez com o Guimarães, não com o Sporting, só pode ser um indicador positivo.

Rui Vitória é perfeito para o plano de Vieira no que toca ao futuro do Benfica, que é, diga-se, o único que realmente faz sentido, tendo em conta a conjuntura económica do clube. Para além de ter a experiência de trabalhar com poucos recursos e de ter potenciado alguns jovens jogadores (Hernâni, Ricardo Pereira e André André são bons exemplos), Rui Vitória já conhece os cantos à casa, dos tempos em que foi treinador de juniores dos encarnados.

rui vitória
Caso seja escolhido, Rui Vitória (na foto) será uma boa opção para comandar os encarnados ao “Tri”
Fonte: Facebook Oficial Vitória Sport Clube

A pressão de suceder a Jesus será intensa, é certo. “JJ” pegou num Benfica sem cultura vencedora e, em seis anos, fê-lo vencer 3 campeonatos, 1 Taça de Portugal, 5 Taças da Liga e 1 Supertaça. Isto, para não falar das duas finais europeias em que o Benfica marcou presença. O palmarés recente do Glorioso é imponente – mas Rui Vitória terá muito por onde pegar. Vitória terá o privilégio de tomar as rédeas de um Benfica “à Benfica”, com duas excelentes referências no balneário – Luisão e Maxi Pereira -, que farão de tudo para que a equipa não se esqueça da sensação de ganhar. Esses tempos, diga-se, já lá vão.

Quanto a Jesus, esse não terá vida fácil em Alvalade. A pressão de se mudar para o rival directo do Benfica vai, certamente, fazer-se sentir. E mais: Jorge Jesus é conhecido por gostar de ter total envolvimento e controlo das equipas que comanda. À partida isso ser-lhe-á concedido por Bruno de Carvalho, mas veremos se assim continuará a ser se a dada altura a situação ficar mais negra.

Enquanto benfiquista, tenho o máximo de respeito pelo “Mister” Jesus. Mas, agora, o meu mister será outro. E é com esse que todos nós temos de contar. O Benfica há-de continuar a somar e a seguir. Que o Tricampeonato do Benfica se escreva com Vitória.

Autores: Duarte Pereira da Silva (Sporting) e Gonçalo Caseiro (Benfica)

Foto de Capa: Facebook Oficial Sport Lisboa e Benfica

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe e Galatasaray entram em disputa por avançado do Braga

O Fenerbahçe e o Galatasaray estão interessados em fechar a contratação de Simon Banza, jogador que pertence ao Braga.

Suíça derrota Islândia para o Euro 2025 Feminino

A Suíça bateu a Islândia por duas bolas a zero, num encontro válido pela segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Pedro Russiano em negociações para trocar o Lusitano de Évora pelo Penafiel

Pedro Russiano está em vias de rumar à Segunda Liga. O técnico português está a negociar com o Penafiel.

Kanya Fujimoto troca o Gil Vicente pelo Championship

Kanya Fujimoto foi confirmado durante este domingo como o mais recente reforço do Birmingham City, equipa do Championship.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona pensa em lateral direito com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros

O Barcelona está muito interessado em contratar Marc Pubill, lateral direito que se tem destacado ao serviço do Almería.

FC Porto com ausência de peso no primeiro dia de Francesco Farioli

Francesco Farioli começou a trabalho no projeto FC Porto durante este domingo. Andoni Zubizarreta não apareceu nas instalações dos dragões.

Viktor Gyokeres cortou no seu salário para Arsenal aumentar a proposta para o contratar ao Sporting

Viktor Gyokeres decidiu baixar o ordenado com que se tinha comprometido com o Sporting, de maneira a que o Arsenal aumentasse a proposta apresentada.