Liga 3 | O ponto de situação na nova competição do futebol português

AFINAL, É A LIGA 3 UMA APOSTA GANHA?

Até ao momento, tudo parece indicar que sim. O antigo terceiro escalão era uma competição interessante, mas, sobretudo na primeira fase, havia um grande declive entre as equipas mais forte e as mais modestas. Na mesma série coincidiam plantéis com jogadores profissionais e equipas que mantinham os mesmos atletas com que jogaram as divisões distritais. As disparidades vão sempre existir, mas entre orçamentos, infraestruturas e qualidade dos plantéis há um fosso menor entre primeiros e últimos.

O resultado são jornadas imprevisíveis, em que os candidatos à subida podem perder com um dos últimos classificados e tabelas equilibradas onde, em poucas jornadas, uma equipa pode subir ou descer vários lugares. Por exemplo, o atual líder da Série A, o FC Felgueiras 1932, era apenas sexto há duas semanas.

A redução do número de equipas também permite uma cobertura mais alargada e personalizada. O canal da FPF tem transmitido vários jogos por jornada, bem como diferentes magazines e programas centrados na Liga 3. Tudo isso valoriza a competição e traz uma notoriedade aos jogadores que há bem poucos anos parecia impensável.

A Liga 3 é a nova competição nacional que promete muita emoção e competitividade
Fonte: Pévidem Sport Club

De resto, entre os objetivos iniciais só um parece estar a teimar em concretizar-se: a questão do público. É verdade que há clubes com números de espetadores e deslocações interessantes, mas os jogos com boa moldura humana ainda são a exceção e não a regra. Aí entra o reverso da medalha das transmissões de TV – mesmo que este seja um problema menor na Liga 3 – e, provavelmente, a covid-19. Ainda que, o mais provável, é que a falta de público das bancadas seja resultado de um problema crónico do futebol português, sem solução à vista a curto prazo.

Poder-se-á também dizer que o Campeonato de Portugal, “relegado” para quarto escalão, perde muito do seu protagonismo, mesmo que não tenha sido totalmente abandonado do ponto de vista televisivo. No entanto, sobrepõe-se a necessidade clara de haver um quarto escalão nacional no futebol português, para que as equipas vindas da distrital possam ter uma almofada competitiva onde podem evoluir desportiva e institucionalmente antes de pensar em voos mais altos.

A Liga 3 é, claramente, uma aposta ganha, com pernas para evoluir, quem sabe, rumo à profissionalização. A opacidade que reina no futebol português, torna difícil media o impacto financeiro da Liga 3 nos clubes, mas a julgar pelo que se vê no relvado há motivos para ser otimista e pensar que este foi um passo acertado para melhorar o futebol português.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho rejeita 16 milhões de euros do Inter Milão por aposta do treinador português

O Fenerbahçe de José Mourinho rejeitou uma oferta do Inter Milão por Yusuf Akçiçek. Turcos querem manter o defesa central no plantel que ganhou um novo protagonismo no Fenerbahçe com José Mourinho.

Benfica comunica lesão de Andreia Norton: jogadora em risco de não jogar em 2025/26

Andreia Norton vai ser submetida a uma cirurgia para reparar o joelho direito. A médio do Benfica não deverá jogar durante esta temporada.

Conrad Harder já foi autorizado a viajar pelo Sporting e já tem data prevista para a realização dos exames médicos para reforçar o AC...

Conrad Harder está fechado como reforço do AC Milan por 24+3 milhões de euros, ficando o Sporting com 10% de uma futura venda. Acordo está selado e o avançado vai fazer exames médicos esta terça-feira.

Alvo do FC Porto para o meio-campo quer deixar o Bolonha

Giovanni Fabbian quer deixar o Bolonha neste mercado. O médio deseja somar mais minutos e tem interessados, nomeadamente o FC Porto. O futuro de Giovanni Fabbian está indefinido.

PUB

Mais Artigos Populares

CMVM não vai travar candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica

A CMVM respondeu ao questionamento relativo à candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica. Não vai haver qualquer supervisão da Comissão do Mercado de Valores Imobiliários.

Jorge Jesus prepara limpeza no Al Nassr e quer saída de mais um estrangeiro do plantel

Jorge Jesus não está satisfeito com as prestações de Bento na baliza do Al Nassr. Técnico dá prioridade a uma saída do guarda-redes que tem somado erros e desconcentrações nos últimos jogos.

Carlos Vicens risca 2 jogadores do plantel do Braga e saídas vão acontecer nos próximos dias

O Braga continua a preparar o plantel da próxima época. Robson Bambu e João Marques não entram nas contas de Carlos Vicens e vão sair do clube. Nenhum dos jogadores soma qualquer minuto pelo Braga nesta época.