O Natal tem mais brilho em Arouca

futebol nacional cabeçalho

O Arouca alcançou uma vitória fora de portas frente ao Gil Vicente. Os três pontos conquistados permitem à equipa de Pedro Emanuel respirar de alívio, nesta quadra natalícia, fora da zona de despromoção. A um jogo do final da primeira volta o Arouca encontra-se no lugar a que se propôs (manutenção) e vai jogar contra um adversário direto em Janeiro, o Belenenses. 0-3. O Arouca venceu o Gil Vicente. Três meses depois, as gentes de Arouca sorriram e festejaram uma vitória convincente frente a um adversário forte. A equipa de Pedro Emanuel colocou uma prenda no sapatinho de toda a vila de Arouca. Os poucos mas fervorosos adeptos locais viram a equipa afastar-se dos lugares de descida e passar o Natal na 14ª posição com hipótese de na próxima jornada vencer o Belenenses e trepar mais um lugar na tabela. As palavras de Pedro Emanuel no final do jogo contra o Gil Vicente refletem bem a realidade do Arouca e do jogo. «Já contava que viéssemos aqui demonstrar as nossas competências. Trabalhámos muito para que as coisas se tornassem fáceis. O Gil Vicente é muito forte em casa, mas nós estivemos muito bem, criamos várias oportunidades e o resultado é inteiramente justo. Quero realçar o comportamento do grupo de trabalho, que sempre acreditou nas suas capacidades, mesmo com as coisas a não correrem bem, e a direção, que sempre nos deu apoio e confiança».

Pedro Emanuel, técnico do Arouca.   www.dn.pt
Pedro Emanuel, técnico do Arouca.
www.dn.pt

O técnico esteve três meses sem ganhar para o campeonato, pelo meio apenas três empates, (um dos quais com o Benfica), mas foi sempre mantendo a confiança dos seus atletas e, sobretudo, da direção presidida por Carlos Pinho, com o seu filho Joel Pinho como diretor desportivo do futebol sénior. Esta confiança por parte dos membros diretivos permitiu a Pedro Emanuel trabalhar seguro das suas capacidades, nunca deitando a toalha ao chão e confiando nos seus atletas. O resultado está à vista: o muito pequeno mas muito trabalhador e humilde Arouca está na zona de salvação e falta apenas um jogo para o final da primeira volta do campeonato. Apenas para resumir o campeonato do Arouca: em 14 jogos, tem 11 golos marcados e 19 sofridos; oito pontos conquistados fora de casa e quatro em casa. Nestes 14 jogos, o Arouca somou três vitórias, três empates e oito derrotas. Passando às outras competições, na Taça da Liga o Arouca já está fora da prova. Foi eliminado na 1ª eliminatória diante do Beira-Mar. Venceu 0-1 em Aveiro, perdeu 1-2 em Arouca, sendo depois eliminado por 4-5 na decisão por grandes penalidades. Na Taça de Portugal a realidade é bem diferente, visto que o Arouca vai lançado e já está nos oitavos-de-final. Até lá chegar, os pupilos de Pedro Emanuel eliminaram, na 3ª ronda, o Varzim do Campeonato Nacional de Séniores por 4-1 e na 4ª ronda o Chaves da 2ª Liga. O sorteio destes oitavos-de-final não foi favorável ao Arouca – vai jogar contra o Braga, que tem fortes aspirações nesta prova. O jogo é no dia 5 de Janeiro e pode colocar o Arouca no lote das oito melhores equipas desta época na Taça de Portugal. Em todas as competições, o Arouca já disputou 18 jogos. Venceu seis encontros, empatou três e perdeu nove. Marcou 19 golos e sofreu 22. Apesar de serem números negativos, são excelentes indicadores para uma equipa como o Arouca, que teve uma ascensão monumental no futebol português.

Quanto ao plantel, o investimento foi reduzido mas as contratações foram estratégicas e bem pensadas. Para a baliza entrou o experiente Cássio – com 33 anos e muitos de 1ª divisão é quem defende as redes do Arouca. O seu suplente veio do Porto B, Stefanovic. Para a linha defensiva, a família Pinho contratou Tinoco, que tem muita experiência e que conhece a realidade do futebol português; veio também Balliu, emprestado pelo Barcelona, um jovem de 21 anos com enorme potencial; entraram ainda Nuno Henrique, que vem do Blackburn, e Diego Queiroz, que ao fim de cinco anos a jogar em Portugal se estreia no escalão principal. Para o meio-campo, entraram portugueses com muita qualidade e alguns com experiência. David Simão, Bruno Amaro, Pintassilgo, Nuno Coelho e Serginho foram os homens escolhidos para comandarem o meio-campo do Arouca. No setor mais avançado, o Arouca escolheu contratar no estrangeiro. Três atletas vieram para reforçar as posições ofensivas. Ceballos veio do Tottenham, Paulo Sérgio do AEL Limassol e Nouioui transferiu-se do Celtic para Portugal. Como já foi referido, o investimento foi reduzido mas, de certa forma, acertado. De entre todo o plantel, destaca-se o avançado matador Roberto, que já leva cinco golos em todas as competições. Os restantes marcadores dos 19 golos do Arouca são: Bruno Amaro com três golos; Mika, Pintassilgo, Serginho, David Simão e André Claro todos com dois golos e Ceballos com um golo marcado.

Lançado na Taça de Portugal e em lugar de manutenção na Liga Zon Sagres, o Arouca, dirigido pelo treinador Pedro Emanuel, deixa bons indicadores para o novo ano. Os próximos confrontos, para a Taça de Portugal contra o Braga e para o campeonato com o Belenenses, podem colocar o Arouca noutro patamar competitivo, ficando, em caso de duas vitórias, mais desafogado no campeonato e nos oito melhores clubes na Taça.

Subscreve!

Artigos Populares

Nani analisa futuro de Viktor Gyokeres e fala de José Mourinho na Seleção: «Acho que um dia vai acontecer e seria justo»

Nani falou sobre a atualidade desportiva. O antigo internacional português falou do futuro de Viktor Gyokeres e do estado da Seleção Nacional.

Lille perto de contratar avançado português por 3 milhões de euros após garantir Olivier Giroud

O Lille está em vias de garantir a contratação de Vivaldo Semedo. O jovem avançado português pertence aos quadros da Udinese.

Brentford paga 20 milhões de euros e garante médio do Feyenoord que marcou dois golos ao Benfica na última época

O Brentford garantiu a contratação de Antoni Milambo. O médio neerlandês de 20 anos vai deixar o Feyenoord.

Sunderland fecha contratação de jovem médio do Union St Gilloise por 17 milhões de euros

O Sunderland já garantiu Noah Sadiki. O jovem médio de 20 anos vai deixar o Union St Gilloise por 17 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica em conversações para renovar contrato de André Gomes

André Gomes está perto de renovar com o Benfica. O jovem guarda-redes tem contrato com as águias até 2028.

Everton fecha contratação de avançado francês por 35 milhões de euros

O Everton chegou a acordo com o Villarreal para a contratação de Thierno Barry. O avançado francês vai render 35 milhões ao clube espanhol.

Andoni Zubizarreta segue o caminho de Martín Anselmi e está de saída do FC Porto

O futuro de Andoni Zubizarreta não passa pelo FC Porto. Os dragões devem confirmar a saída do diretor-desportivo espanhol.