O Natal tem mais brilho em Arouca

    futebol nacional cabeçalho

    O Arouca alcançou uma vitória fora de portas frente ao Gil Vicente. Os três pontos conquistados permitem à equipa de Pedro Emanuel respirar de alívio, nesta quadra natalícia, fora da zona de despromoção. A um jogo do final da primeira volta o Arouca encontra-se no lugar a que se propôs (manutenção) e vai jogar contra um adversário direto em Janeiro, o Belenenses. 0-3. O Arouca venceu o Gil Vicente. Três meses depois, as gentes de Arouca sorriram e festejaram uma vitória convincente frente a um adversário forte. A equipa de Pedro Emanuel colocou uma prenda no sapatinho de toda a vila de Arouca. Os poucos mas fervorosos adeptos locais viram a equipa afastar-se dos lugares de descida e passar o Natal na 14ª posição com hipótese de na próxima jornada vencer o Belenenses e trepar mais um lugar na tabela. As palavras de Pedro Emanuel no final do jogo contra o Gil Vicente refletem bem a realidade do Arouca e do jogo. «Já contava que viéssemos aqui demonstrar as nossas competências. Trabalhámos muito para que as coisas se tornassem fáceis. O Gil Vicente é muito forte em casa, mas nós estivemos muito bem, criamos várias oportunidades e o resultado é inteiramente justo. Quero realçar o comportamento do grupo de trabalho, que sempre acreditou nas suas capacidades, mesmo com as coisas a não correrem bem, e a direção, que sempre nos deu apoio e confiança».

    Pedro Emanuel, técnico do Arouca.   www.dn.pt
    Pedro Emanuel, técnico do Arouca.
    www.dn.pt

    O técnico esteve três meses sem ganhar para o campeonato, pelo meio apenas três empates, (um dos quais com o Benfica), mas foi sempre mantendo a confiança dos seus atletas e, sobretudo, da direção presidida por Carlos Pinho, com o seu filho Joel Pinho como diretor desportivo do futebol sénior. Esta confiança por parte dos membros diretivos permitiu a Pedro Emanuel trabalhar seguro das suas capacidades, nunca deitando a toalha ao chão e confiando nos seus atletas. O resultado está à vista: o muito pequeno mas muito trabalhador e humilde Arouca está na zona de salvação e falta apenas um jogo para o final da primeira volta do campeonato. Apenas para resumir o campeonato do Arouca: em 14 jogos, tem 11 golos marcados e 19 sofridos; oito pontos conquistados fora de casa e quatro em casa. Nestes 14 jogos, o Arouca somou três vitórias, três empates e oito derrotas. Passando às outras competições, na Taça da Liga o Arouca já está fora da prova. Foi eliminado na 1ª eliminatória diante do Beira-Mar. Venceu 0-1 em Aveiro, perdeu 1-2 em Arouca, sendo depois eliminado por 4-5 na decisão por grandes penalidades. Na Taça de Portugal a realidade é bem diferente, visto que o Arouca vai lançado e já está nos oitavos-de-final. Até lá chegar, os pupilos de Pedro Emanuel eliminaram, na 3ª ronda, o Varzim do Campeonato Nacional de Séniores por 4-1 e na 4ª ronda o Chaves da 2ª Liga. O sorteio destes oitavos-de-final não foi favorável ao Arouca – vai jogar contra o Braga, que tem fortes aspirações nesta prova. O jogo é no dia 5 de Janeiro e pode colocar o Arouca no lote das oito melhores equipas desta época na Taça de Portugal. Em todas as competições, o Arouca já disputou 18 jogos. Venceu seis encontros, empatou três e perdeu nove. Marcou 19 golos e sofreu 22. Apesar de serem números negativos, são excelentes indicadores para uma equipa como o Arouca, que teve uma ascensão monumental no futebol português.

    Quanto ao plantel, o investimento foi reduzido mas as contratações foram estratégicas e bem pensadas. Para a baliza entrou o experiente Cássio – com 33 anos e muitos de 1ª divisão é quem defende as redes do Arouca. O seu suplente veio do Porto B, Stefanovic. Para a linha defensiva, a família Pinho contratou Tinoco, que tem muita experiência e que conhece a realidade do futebol português; veio também Balliu, emprestado pelo Barcelona, um jovem de 21 anos com enorme potencial; entraram ainda Nuno Henrique, que vem do Blackburn, e Diego Queiroz, que ao fim de cinco anos a jogar em Portugal se estreia no escalão principal. Para o meio-campo, entraram portugueses com muita qualidade e alguns com experiência. David Simão, Bruno Amaro, Pintassilgo, Nuno Coelho e Serginho foram os homens escolhidos para comandarem o meio-campo do Arouca. No setor mais avançado, o Arouca escolheu contratar no estrangeiro. Três atletas vieram para reforçar as posições ofensivas. Ceballos veio do Tottenham, Paulo Sérgio do AEL Limassol e Nouioui transferiu-se do Celtic para Portugal. Como já foi referido, o investimento foi reduzido mas, de certa forma, acertado. De entre todo o plantel, destaca-se o avançado matador Roberto, que já leva cinco golos em todas as competições. Os restantes marcadores dos 19 golos do Arouca são: Bruno Amaro com três golos; Mika, Pintassilgo, Serginho, David Simão e André Claro todos com dois golos e Ceballos com um golo marcado.

    Lançado na Taça de Portugal e em lugar de manutenção na Liga Zon Sagres, o Arouca, dirigido pelo treinador Pedro Emanuel, deixa bons indicadores para o novo ano. Os próximos confrontos, para a Taça de Portugal contra o Braga e para o campeonato com o Belenenses, podem colocar o Arouca noutro patamar competitivo, ficando, em caso de duas vitórias, mais desafogado no campeonato e nos oito melhores clubes na Taça.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Favoritismo fala mais alto na ronda preliminar | Andebol

    O começo está feito. A ronda preliminar do Campeonato...

    Open da Austrália #2: Vem aí uma final antecipada

    Na terceira e quarta rondas do torneio masculino do...

    Selecionador da Noruega revela: «Pelo que sei, era mesmo a sério que ele estava a pensar mudar de clube»

    Andreas Schjelderup tem visto a sua importância crescer no Benfica, ocupando o posto de extremo esquerdo da equipa.

    Hansi Flick responde ao Bola na Rede: «Foi muito importante termos 2 avançados na área para cruzamentos»

    Hansi Flick fez o rescaldo do duelo entre o Benfica e o Barcelona. Encontro marcou sétima jornada da Champions League.

    Hansi Flick e lance polémico no Benfica x Barcelona: «Temos de confiar no VAR»

    Hansi Flick fez o rescaldo do duelo entre o Benfica e o Barcelona. Encontro marcou sétima jornada da Champions League.