spot_imgspot_img

    5 jogadores do FC Porto com percurso nos rivais

    Em Portugal, os três grandes não fazem por norma transferências diretamente entre si. Exceções feitas em 2010 à transferência de João Moutinho do Sporting para o FC Porto e a outras entre jogadores da formação entre os dois clubes, há uma espécie de protecionismo que não ocorre noutros países.

    Contudo, na equipa principal do Futebol Clube do Porto, há seis exemplos de futebolistas que passaram pela formação e/ou pelas equipas secundárias dos rivais lisboetas. Se vão deixar marcar no Dragão, ainda é cedo para dizer. Como André Franco, que fez a sua formação em Alcochete foi destacado num artigo recente, não está nesta lista.

    Todavia, estes casos já chegaram, pelo menos, mais longe no atual campeão nacional com a utilização na equipa principal.

    O Bola na Rede deixa-te a lista dos jogadores.

    5.

    Sérgio Conceição David Carmo
    Fonte: Fernando Silva/Bola na Rede

    David Carmo – A maior desilusão dos reforços portistas em 2022/23. O defesa central chegou do Sporting de Braga por 20 milhões de euros.

    É verdade que o atleta terminou a sua formação nos bracarenses, mas acabou por ter passado pelo Seixal. Entre 2011 e 2013, David passou pelos infantis e iniciados do Benfica depois de se ter destacado na Casa do Benfica do Estarreja “Tive um atraso no crescimento e fiquei para trás em termos físicos relativamente aos meus colegas. Admito que não estava ao mesmo nível e, se calhar, ter saído de lá foi a melhor coisa que me aconteceu. Contudo, a experiência acabou por não correr bem. “

    David Carmo voltou para a terra natal e foi precisamente na Sanjoanense onde se destacou no primeiro ano de juvenil e foi para Braga.

    4.

    Gonçalo Borges
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Gonçalo Borges – É um produto concretizado do Olival, mas o seu percurso começou na Academia encarnada. O extremo deu os primeiros passos no futebol no Benfica e foi até aos juvenis. No Benfica já dava nas vistas pelos flancos do ataque.

    Contudo, em 2015, Gonçalo Borges trocou o Benfica pelo FC Porto e nessa época estreou-se nos sub17, sendo do escalão etário abaixo. O avançado completou todos os degraus até à equipa principal, onde ainda procura o seu espaço.

    No entanto, Gonçalo Borges já expandiu bastante a sua utilização face a 2021/2022, a temporada em que Sérgio Conceição lhe deu a oportunidade para estrear no plantel principal. O extremo tem um contrato de longa duração até final da época 2026/2027.

    3.

    Wilson Manafá FC Porto
    Fonte: Rafael Ferreira/Bola na Rede

    Wilson ManafáJá vai na quarta época completa de dragão ao peito. Um dos jogadores menos amados pela massa adepta teve um ano de 2022 negativo com uma lesão grave logo em janeiro e que o impediu de dar o seu contributo durante um largo período de tempo. Esta época tem sido mais utilizado na equipa B devido ao elevado tempo de recuperação.

    Recuando no tempo, o lateral que já foi extremo tem uma carreira trilhada de modo ascendente entre clubes de divisões inferiores até chegar a Portimão, onde se afirmou ao ponto de ser contratado pelo FC Porto.

    No entanto, antes desse percurso, o luso guineense chamou a atenção do Sporting ao se ter estreado com 17 anos no Oliveira do Bairro, na antiga II Divisão B Zona Centro. Na época seguinte, Wilson Manafá deixou assim o seu clube de sempre para ir para os juniores do Sporting em 2012/2013.

    Na temporada seguinte, o jovem jogador chegou à equipa B do Sporting na II, onde a utilização não foi certamente a esperada com apenas 13 jogos. Em 2014/2015, Manafá inicia a época nos leões, mas acaba por sair definitivamente para regressar a Aveiro, desta vez ao Beira Mar.

    2.

    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Fábio Cardoso – O defesa cumpre a segunda época nos Dragões. Fábio Cardoso não faz parte da dupla de centrais que é aposta de Sérgio Conceição, mas tem lugar nos convocados habitualmente e já superou o número de jogos que realizou na temporada de estreia.

    A aposta portista ocorreu depois da afirmação nos Açores com a camisola do Santa Clara.

    Contudo, o central já tinha representado um grande no futebol português. Depois de ter dado os primeiros passos no clube da sua terra, o Recreio Desportivo de Águeda, Fábio foi ainda miúdo com 13 anos para o Seixal em 2005.

    Na margem sul, o atleta completou a formação e até à equipa B em paralelo ao percurso nas seleções jovens. Na equipa secundária das águias, o defesa esteve época e meia e saiu por empréstimo no início do ano de 2015 para Paços de Ferreira.

    Depois de mais uma temporada cedido ao clube da Capital do Móvel, Fábio Cardoso acabou por se desvincular definitivamente dos encarnados e o jogador seguiu para o Rangers.

    1.

    Rodrigo Conceição FC Porto Viseu
    Fonte: Fernando Silva/Bola na Rede

    Rodrigo Conceição – O filho do treinador Sérgio Conceição é o único caso no plantel de um jogador que deixou diretamente um rival para ir para o Dragão.

    Depois de um início de caminhada no futebol com mudanças de clubes todos os anos, provavelmente relacionadas com a vida profissional do pai, Rodrigo chamou a atenção dos olheiros da Luz e seguiu em 2014/2015 para o Seixal vindo do Boavista.

    O médio ala que agora é utilizado a lateral percorreu todos os escalões dos encarnados seguintes, inclusive os seniores sub-23 e formação B. No entanto, a primeira temporada em que se fixa nos B´s foi o último ano de contrato Rodrigo Conceição com o Benfica.

    A surpresa ainda foi maior na época seguinte em 2020/2021 com a contratação do agora defesa para a equipa B portista. Na temporada seguinte, Conceição seguiu para o Moreirense por empréstimo, mas a sua estreia na Primeira Liga acaba com a despromoção do clube minhoto e com a sua intermitente utilização.

    Deste modo, houve surpresa na aposta de Rodrigo Conceição ao cumprir a pré-temporada com equipa principal do Porto em 2022/2023.  A verdade é que o atleta já tem minutos de utilização em todas as competições, ainda que seja, para já, uma opção de recurso.

    - Advertisement -
    spot_img

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.