5 possíveis substitutos para Matheus Uribe

Ao que tudo indica, e segundo os meios de comunicação sociais nacionais, Matheus Uribe já assinou pelo Al-Sadd, atual terceiro classificado do campeonato do Catar, que ofereceu um contrato de três temporada e um salário de, aproximadamente, 3,5 milhões de euros.

Uma perda fulcral e com um impacto significativo no plantel dos dragões que, uma vez mais, deixou escapar um dos seus ativos a custo zero. Deixando isso “de lado”, é necessário olhar para o futuro e como já tem sido visível ao longo da temporada, o FC Porto terá que ir ao mercado e a saída do camisola “8” reforça essa ideia.

Desta forma, deixo algumas sugestões de atletas que podem fazer a posição do médio de 31 anos e que, na minha opinião, iriam somar e fazer a diferença, seja a nível desportivo ou económico.

Eis as minhas cinco escolhas:

5.

Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Danilo Pereira – A história do campeão europeu no FC Porto é indiscutivelmente impactante para a realidade daqueles tempos. A viver um momento menos bom no PSG, após uma época abaixo das expectativas, tanto a nível individual como coletivo, a hipótese “FC Porto” não seria mal pensada.

Com os dragões a necessitarem de um médio que jogue mais baixo no terreno e um mercado tão inflacionado, Danilo Pereira poderia chegar à invicta por um empréstimo, por exemplo. Utilizando este negócio para vir recuperar energias a um clube que lhe diz tanto, podendo dar, novamente, o salto para um outro clube.

4.

Fonte: Cláudia Figueiredo/Bola na Rede

Al Musrati – Um dos melhores jogadores do campeonato português, há muito tempo que pede “passagem” para entrar de caras no onze de um dos grandes portugueses e em todos os mercados é muito cogitado.

Um médio de requinte que sabe atacar e defender. A nível ofensivo entrega muitas soluções no capítulo do passe, seja longo ou curto e com essa característica consegue sair da pressão com uma qualidade acima da média. Defensivamente dá estabilidade à equipa, ocupa bem os espaços, desarma e apresenta um bom jogo aéreo.

Seria a melhor opção das cinco, mas face aos contornos do negócio, pode ser complicado a sua efetivação. O SC Braga está a consolidar o seu projeto e consegue ficar com as suas estrelas, basta recuarmos ao verão passado com Ricardo Horta, e consequentemente seria um negócio muito dispendioso, com certeza.

3.

Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Jean Lucas – Já captado pelo Sporting CP por supostas negociações praticamente acertadas com os leões, Jean Lucas encaixava bem no plantel dos dragões, podendo mesmo ser um substituto quase direto, pois consegue ser o “6” e o “8”. Observando a posição e as características do jogo dá à equipa muita facilidade na forma como se incorpora para cada jogo.

É um jogador muito potente (resistência, salto, força) e que pelo seu perfil tático faria todo o sentido no FC Porto. Forte para pressionar alto, lê muito bem o jogo para fazer desarmes, algum critério em posse. Se fosse para os dragões seria para executar as mesmas tarefas de Uribe, apesar da sua menor condição a níveis técnicos.

2.

André – O médio brasileiro distingue-se um pouco dos restantes jogadores eleitos. Pouca estrutura à primeira vista, mas que dá muitas garantias nesse requisito utilizando a sua leitura de jogo e ocupação de espaços. Vindo da escola “Dinizismo”, André pode sim, fazer a posição de Mathues Uribe e pode dar outra solução à equipa, principalmente, ao nível do passe e controlo de jogo.

Jovem de apenas 21 anos, que já desperta a atenção de vários clubes europeus, pode ver o FC Porto como uma porta de entrada para a Europa, assim como aconteceu com o Enzo no Benfica, e dar o “salto”. Além de que a história de jogadores brasileiros nos dragões que fizeram história, também pode ser um fator a favor. Seria muito interessante vê-lo nos azuis e brancos.

1.

Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Zaydou Youssouf – Na minha opinião, Zaydou Youssouf é o substituto ideal para Matheus Uribe. Um jogador que apesar da tenra idade, 23 anos, demonstra-se um líder com e sem bola. Foi uma promessa sub-21, que na altura desfilava nos relvados franceses, no Saint-Étienne, e já demonstrava ser um médio com capacidades físicas (resistência, duelos individuais) que sabia sempre como sair da pressão e jogar com critério e inteligência para cadenciar os jogos ou até mesmo transportar o esférico. Expectativa que não cumpriu no país gaulês, mas em Portugal confirmou esta tendência e tem sido um dos destaques da primeira liga.

Além disso, seria uma contratação com projeção económica (compra e venda) e desportiva, algo que pode ser benéfico tanto para o jogador como para o FC Porto.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.