5 possíveis substitutos para Matheus Uribe

Ao que tudo indica, e segundo os meios de comunicação sociais nacionais, Matheus Uribe já assinou pelo Al-Sadd, atual terceiro classificado do campeonato do Catar, que ofereceu um contrato de três temporada e um salário de, aproximadamente, 3,5 milhões de euros.

Uma perda fulcral e com um impacto significativo no plantel dos dragões que, uma vez mais, deixou escapar um dos seus ativos a custo zero. Deixando isso “de lado”, é necessário olhar para o futuro e como já tem sido visível ao longo da temporada, o FC Porto terá que ir ao mercado e a saída do camisola “8” reforça essa ideia.

Desta forma, deixo algumas sugestões de atletas que podem fazer a posição do médio de 31 anos e que, na minha opinião, iriam somar e fazer a diferença, seja a nível desportivo ou económico.

Eis as minhas cinco escolhas:

5.

Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Danilo Pereira – A história do campeão europeu no FC Porto é indiscutivelmente impactante para a realidade daqueles tempos. A viver um momento menos bom no PSG, após uma época abaixo das expectativas, tanto a nível individual como coletivo, a hipótese “FC Porto” não seria mal pensada.

Com os dragões a necessitarem de um médio que jogue mais baixo no terreno e um mercado tão inflacionado, Danilo Pereira poderia chegar à invicta por um empréstimo, por exemplo. Utilizando este negócio para vir recuperar energias a um clube que lhe diz tanto, podendo dar, novamente, o salto para um outro clube.

4.

Fonte: Cláudia Figueiredo/Bola na Rede

Al Musrati – Um dos melhores jogadores do campeonato português, há muito tempo que pede “passagem” para entrar de caras no onze de um dos grandes portugueses e em todos os mercados é muito cogitado.

Um médio de requinte que sabe atacar e defender. A nível ofensivo entrega muitas soluções no capítulo do passe, seja longo ou curto e com essa característica consegue sair da pressão com uma qualidade acima da média. Defensivamente dá estabilidade à equipa, ocupa bem os espaços, desarma e apresenta um bom jogo aéreo.

Seria a melhor opção das cinco, mas face aos contornos do negócio, pode ser complicado a sua efetivação. O SC Braga está a consolidar o seu projeto e consegue ficar com as suas estrelas, basta recuarmos ao verão passado com Ricardo Horta, e consequentemente seria um negócio muito dispendioso, com certeza.

3.

Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Jean Lucas – Já captado pelo Sporting CP por supostas negociações praticamente acertadas com os leões, Jean Lucas encaixava bem no plantel dos dragões, podendo mesmo ser um substituto quase direto, pois consegue ser o “6” e o “8”. Observando a posição e as características do jogo dá à equipa muita facilidade na forma como se incorpora para cada jogo.

É um jogador muito potente (resistência, salto, força) e que pelo seu perfil tático faria todo o sentido no FC Porto. Forte para pressionar alto, lê muito bem o jogo para fazer desarmes, algum critério em posse. Se fosse para os dragões seria para executar as mesmas tarefas de Uribe, apesar da sua menor condição a níveis técnicos.

2.

André – O médio brasileiro distingue-se um pouco dos restantes jogadores eleitos. Pouca estrutura à primeira vista, mas que dá muitas garantias nesse requisito utilizando a sua leitura de jogo e ocupação de espaços. Vindo da escola “Dinizismo”, André pode sim, fazer a posição de Mathues Uribe e pode dar outra solução à equipa, principalmente, ao nível do passe e controlo de jogo.

Jovem de apenas 21 anos, que já desperta a atenção de vários clubes europeus, pode ver o FC Porto como uma porta de entrada para a Europa, assim como aconteceu com o Enzo no Benfica, e dar o “salto”. Além de que a história de jogadores brasileiros nos dragões que fizeram história, também pode ser um fator a favor. Seria muito interessante vê-lo nos azuis e brancos.

1.

Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Zaydou Youssouf – Na minha opinião, Zaydou Youssouf é o substituto ideal para Matheus Uribe. Um jogador que apesar da tenra idade, 23 anos, demonstra-se um líder com e sem bola. Foi uma promessa sub-21, que na altura desfilava nos relvados franceses, no Saint-Étienne, e já demonstrava ser um médio com capacidades físicas (resistência, duelos individuais) que sabia sempre como sair da pressão e jogar com critério e inteligência para cadenciar os jogos ou até mesmo transportar o esférico. Expectativa que não cumpriu no país gaulês, mas em Portugal confirmou esta tendência e tem sido um dos destaques da primeira liga.

Além disso, seria uma contratação com projeção económica (compra e venda) e desportiva, algo que pode ser benéfico tanto para o jogador como para o FC Porto.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Vitória despedido do comando técnico do Panathinaikos

O Panathinaikos oficializou o despedimento de Rui Vitória. O técnico português foi afastado depois de um mau arranque no campeonato da Grécia.

Ruben Amorim mencionado… na Casa dos Segredos: «Dei um tiro de pressão de ar ao meu compadre e treinador do Manchester United»

Ruben Amorim está sob críticas... e não só. Treinador do Manchester United mencionado na Casa dos Segredos por Bruno Simão, com quem jogou na formação do Benfica.

Jornalista italiano agradece à equipa de Ruben Amorim: «Deus abençoe o Manchester United»

O Manchester United está a ser alvo de chacota. O jornalista italiano Paolo Condò agradeceu ao clube pelo impacto na Serie A e mencionou três destaques.

FC Porto já definiu o sucessor de Nehuén Pérez no imediato

Nehuén Pérez lesionou-se com gravidade e corre sério risco de não voltar a jogar pelo FC Porto esta época. Gabriel Brás vai ser promovido à equipa A.

PUB

Mais Artigos Populares

Desde que Ruben Amorim assumiu o Manchester United, nenhum clube ainda na competição fez tão poucos pontos na Premier League

Ruben Amorim atingiu mais uma marca negativa no Manchester United. Técnico tem o pior registo nos clubes da Premier League desde que chegou.

Ángel Di María marca golo olímpico pelo Rosario Central e impede vitória do Boca Juniors patrocinada por ex-Sporting

Ángel Di María conseguiu marcar um golo olímpico pelo Rosario Central. Belo remate permitiu empate na receção ao Boca Juniors na Liga Argentina.

Ruben Amorim deixa recado: «Estou a sofrer mais do que os adeptos»

Ruben Amorim analisou o desfecho do dérbi de Manchester da quarta jornada da Premier League. Manchester City goleou o Manchester United.