📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A confiança cega de Fonseca

- Advertisement -

eternamocidade

“Tenho uma confiança cega de que seremos campeões”: foi assim que Paulo Fonseca confrontou os jornalistas presentes na conferência de imprensa de rescaldo da derrota portista no Estádio da Luz do último domingo. A “confiança cega” de Fonseca foi alvo das mais diversas interpretações, e até de uma representação teatral num programa televisivo nacional. Mas, bom, mais do que tudo isso, escolhi esta expressão de Paulo Fonseca porque me parece reveladora do estado atual do navio azul e branco.

Ao longo dos últimos anos, o FC Porto sempre foi passando por alturas de maiores dificuldades, fosse por questões exibicionais, fosse por questões de arbitragem. Relativamente ao segundo ponto, parece-me mais ou menos consensual que, em matéria futebolística, quando um clube grande não consegue aquilo que quer, ou dito de outra forma, quando não ganha quando o deveria fazer, tende a colocar a culpa nas arbitragens. Não, não é só coisa dos portistas, como disse, porque quer Benfica quer Sporting também foram, ao longo das últimas décadas, fazendo com que a culpa não morresse nos seus ombros, mas sim em terreno alheio.

Chegamos por isso ao jogo do último domingo no Estádio da Luz, o qual, se bem se recorda, afirmei que seria uma autêntica “prova dos nove” para Paulo Fonseca e para os seus jogadores. Como o resultado facilmente comprova, a equipa falhou, e por consequência o treinador também, ao mostrar, como em tantas outras ocasiões, limitações tácticas que me fazem novamente questionar se Fonseca está já preparado para ter nas mãos uma equipa desta envergadura. Não foi por isso surpresa que, também porque Artur Soares Dias se pôs a jeito para isso, o FC Porto desviasse a atenção da exibição paupérrima na Luz para uma arbitragem “vergonhosa”, apelidada assim por Pinto da Costa e apelido subscrito por Paulo Fonseca. Sim, o Porto pode-se queixar da arbitragem de Soares Dias, mas não foi por isso que perdeu. Sim, a equipa também foi prejudicada no Estoril, mas não foi por isso que perdeu 12 pontos numa volta de campeonato. Afinal de contas, o discurso não é novo. O FC Porto tem-no feito algumas vezes nos últimos anos para proteger o treinador e a equipa e para enviar um recado a quem dirige o futebol.

Por estes dias, tenho a certeza de que a ida de Pinto da Costa ao balneário da Luz depois da derrota no último domingo não foi para dizer aos jogadores que a culpa do desaire foi do árbitro. Tenho, pois, a certeza de que o presidente foi ao balneário para, como em tantas outras vezes, lembrar que o símbolo na camisola é mais importante do que o nome que os jogadores envergam. Tenho a certeza de que os jogadores sabem disso e Paulo Fonseca, subscritor das mensagens, também o sabe. Essa é a minha “confiança cega”.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Fotis Ioannidis marca para o Sporting e gela adeptos do Paços de Ferreira

Fotis Ioannidis fez o segundo golo do Sporting frente ao Paços de Ferreira, em jogo relativo à Taça de Portugal.

Vai haver festa da Taça? João Victor não perdoa e Paços de Ferreira volta a estar em vantagem frente ao Sporting

João Victor fez o segundo golo do Paços de Ferreira frente ao Sporting, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

João Félix brilha com hat-trick na goleada do Al Nassr frente ao Al Fateh: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

João Félix marcou um hat-trick na vitória por 5-1 ao Al Fateh. Cristiano Ronaldo também faturou e ainda chegou a falhar uma grande penalidade.

Chelsea interessado em internacional português e com esperança que o seu preço tenha baixado

O Chelsea pode avançar com uma proposta por Nuno Tavares no próximo mercado de transferências de inverno.

PUB

Mais Artigos Populares

Ronaldo Lumongo e Pedro Gonçalves fazem os primeiros golos no Paços de Ferreira x Sporting

O Paços de Ferreira começou a ganhar, mas rapidamente o Sporting empatou na Capital do Móvel. Ronaldo Afonso abriu o marcador e Pote igualou.

Rafael Seixas orgulhoso depois de derrota contra o FC Porto: «Temos que ter muito orgulho sobre o que fizemos»

Rafael Seixas abordou a partida entre o Celoricense e o FC Porto, encontro válido pela terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Francesco Farioli justifica onze de peso frente ao Celoricense: «Foi uma decisão tomada por causa do recomeço dos jogos após a pausa para a...

Francesco Farioli abordou a partida entre o Celoricense e o FC Porto, encontro válido pela terceira eliminatória da Taça de Portugal.