A confiança cega de Fonseca

- Advertisement -

eternamocidade

“Tenho uma confiança cega de que seremos campeões”: foi assim que Paulo Fonseca confrontou os jornalistas presentes na conferência de imprensa de rescaldo da derrota portista no Estádio da Luz do último domingo. A “confiança cega” de Fonseca foi alvo das mais diversas interpretações, e até de uma representação teatral num programa televisivo nacional. Mas, bom, mais do que tudo isso, escolhi esta expressão de Paulo Fonseca porque me parece reveladora do estado atual do navio azul e branco.

Ao longo dos últimos anos, o FC Porto sempre foi passando por alturas de maiores dificuldades, fosse por questões exibicionais, fosse por questões de arbitragem. Relativamente ao segundo ponto, parece-me mais ou menos consensual que, em matéria futebolística, quando um clube grande não consegue aquilo que quer, ou dito de outra forma, quando não ganha quando o deveria fazer, tende a colocar a culpa nas arbitragens. Não, não é só coisa dos portistas, como disse, porque quer Benfica quer Sporting também foram, ao longo das últimas décadas, fazendo com que a culpa não morresse nos seus ombros, mas sim em terreno alheio.

Chegamos por isso ao jogo do último domingo no Estádio da Luz, o qual, se bem se recorda, afirmei que seria uma autêntica “prova dos nove” para Paulo Fonseca e para os seus jogadores. Como o resultado facilmente comprova, a equipa falhou, e por consequência o treinador também, ao mostrar, como em tantas outras ocasiões, limitações tácticas que me fazem novamente questionar se Fonseca está já preparado para ter nas mãos uma equipa desta envergadura. Não foi por isso surpresa que, também porque Artur Soares Dias se pôs a jeito para isso, o FC Porto desviasse a atenção da exibição paupérrima na Luz para uma arbitragem “vergonhosa”, apelidada assim por Pinto da Costa e apelido subscrito por Paulo Fonseca. Sim, o Porto pode-se queixar da arbitragem de Soares Dias, mas não foi por isso que perdeu. Sim, a equipa também foi prejudicada no Estoril, mas não foi por isso que perdeu 12 pontos numa volta de campeonato. Afinal de contas, o discurso não é novo. O FC Porto tem-no feito algumas vezes nos últimos anos para proteger o treinador e a equipa e para enviar um recado a quem dirige o futebol.

Por estes dias, tenho a certeza de que a ida de Pinto da Costa ao balneário da Luz depois da derrota no último domingo não foi para dizer aos jogadores que a culpa do desaire foi do árbitro. Tenho, pois, a certeza de que o presidente foi ao balneário para, como em tantas outras vezes, lembrar que o símbolo na camisola é mais importante do que o nome que os jogadores envergam. Tenho a certeza de que os jogadores sabem disso e Paulo Fonseca, subscritor das mensagens, também o sabe. Essa é a minha “confiança cega”.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.