A defesa é o calcanhar de aquiles do FC Porto 2020/2021

- Advertisement -

O FC Porto habituou-nos a ver uma defesa azul e branca imperial. Um conjunto de quatro homens, cinco se contarmos também com o guarda-redes, que raramente comete erros e dá golos a marcar. Nesta época 2020/2021, assistimos a um plantel azul e branco que tem comprometido imenso atrás. Antes do jogo de ontem, frente ao Boavista FC, eram já 19 golos sofridos à 18.ª jornada da Primeira Liga, sendo que o registo mais próximo nos últimos anos remete-nos a 1997/1998, ano em que o FC Porto à 18.ª jornada contava com 18 golos sofridos. Ainda assim, o FC Porto acabou por ser o campeão nesse ano.

Nos últimos mercados de transferências houve um claro déficit de investimento no setor mais recuado do FC Porto. Ainda que os azuis e brancos esteja, sob a alçada do fair-play financeiro, existem vários clubes na europa que fizeram um bom trabalho de scouting e colmataram posições eficazmente e a um custo muito reduzido. A saída de Alex Telles requeria, pelo menos, duas entradas para a ala esquerda. Zaidu está ainda no primeiro ano de dragão ao peito e precisa de melhorar várias questões técnicas. Malang Sarr é alternativa, mas não é um defesa-esquerdo que encaixe no sistema de Conceição.

Chancel Mbemba é o defesa mais utilizado esta época (participou em 28 jogos)
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pepe, já com 37 anos, tem estado em grande nível. O capitão parece, na verdade, ter menos dez anos do que os que tem e são poucas as vezes em que compromete. Mbemba não é o mesmo da temporada passada, mas revelou ser uma peça fundamental em muito dos jogos. Diogo Leite foi uma agradável surpresa quando jogara mais tempo, entre outubro e dezembro, mostrando que pode melhorar ainda mais e tornar-se num grande central à FC Porto. Sarr, que foi mais utilizado no início da época como defesa central, demonstrou ter técnica e inteligência, mas percebe-se que ainda não se adaptou ao futebol português e à filosofia do treinador. Sabendo que Marcano estaria lesionado até à data e que Pepe já não vai para novo, faltaria um quinto elemento que conhecesse a realidade do futebol português e pudesse competir por um lugar no onze.

No lado direito da defesa, Manafá tem subido de nível esta época, mas apenas no jogo ofensivo. Defensivamente, ainda dá poucas garantias ao FC Porto, obrigando Corona muitas das vezes a descer no terreno para limpar os problemas. Nanú é um extremo de raíz que foi adaptado a lateral direito ainda no CS Marítimo, faltando-lhe o mesmo que falta a Wilson Manafá. Carraça é uma terceira opção, raramente utilizado, estando claramente a mais no plantel do FC Porto, até porque Mbemba assumiu o lugar direito da defesa quando Manafá e Nanú não puderam.

Sérgio Conceição terá de inserir o chip da fase de grupos da Liga dos Campeões nos jogos do campeonato, tendo em conta que os dragões sofreram apenas três golos em seis jogos – todos na mesma partida, frente ao Manchester City FC. A defesa portista terá que encontrar uma forma mais eficaz para estancar as investidas ofensivas do adversário, pois como se costuma dizer, “o melhor ataque é a defesa”.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Nel estreia-se a marcar pelo Sporting na Primeira Liga

Sporting e Santa Clara enfrentam-se na noite desta sexta-feira, num encontro a contar para a 28.ª jornada da Primeira Liga.

Joachim Low recusa acordo iminente com o Gana para o Mundial 2026: «Ninguém falou comigo»

O antigo selecionador alemão, Joachim Low, desmentiu os rumores de que estaria prestes a assumir a seleção do Gana já no Mundial de 2026.

Os 4 destaques do Sporting 4-2 Santa Clara

O Sporting recebeu e venceu o Santa Clara por 4-2 durante esta sexta-feira, em jogo da 28.ª jornada da Primeira Liga.

Sporting assusta-se mas derrota Santa Clara

O Sporting recebeu e venceu o Santa Clara esta sexta-feira por 4-2. Os leões continuam assim a perseguição ao FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Rayo Vallecano escapa com vitória pela margem mínima na visita ao Elche

Esta sexta-feira, a 30.ª jornada da La Liga foi aberta com a vitória do Rayo Vallecano por 1-0 frente ao Elche de André Silva e Martim Neto.

Faleceu António Coimbra, histórico presidente do Tondela

O histórico ex-presidente do Tondela, António Coimbra, faleceu aos 92 anos. Em comunicado oficial, o clube beirão lamentou profundamente a perda do seu antigo dirigente.

Cartão roxo apresentado no Oliveirense x Portimonense: entende a regra ativada após o desmaio de Mo Dauda

O susto provocado pelo desmaio de Mo Dauda no embate entre a Oliveirense e o Portimonense forçou uma substituição médica imediata. Este incidente motivou a exibição do cartão roxo.