Anúncio Publicitário

Chancel Mbemba chegou ao FC Porto na temporada 2018/2019, mas na altura a falta de espaço na equipa principal não lhe permitiu lutar por um lugar na defesa. Volvidos dois anos, o central de 26 anos já é um indiscutível na equipa de Sérgio Conceição e já foi opção em 10 jogos esta temporada. Uma evolução notável que merece o devido reconhecimento que tem atualmente.

O central antes de chegar ao FC Porto, passou pelo SC Anderlecht e Newcastle FC, mas é no FC Porto que tem relançado a carreira. Numa entrevista à Revista Dragões – revista oficial do FC Porto -, Mbemba admitiu que o interesse do clube nele foi “um presente de Deus”, mostrando-se agradecido pela oportunidade de fazer parte da equipa.

Anúncio Publicitário

 

Nesse jogo, a equipa azul e branca conquistou a prova rainha ao vencer o SL Benfica por 2-1, com dois golos de Mbemba de cabeça.
Mbemba tem sido uma peça indiscutível para Sérgio Conceição
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Um dos jogos em que o atleta foi mais influente na equipa portista, aconteceu no verão, na final da Taça de Portugal. Nesse jogo, a equipa portista conquistou a prova rainha ao vencer o SL Benfica por 2-1, com dois golos de Mbemba de cabeça. Uma partida inesquecível para o jogador e para os adeptos que, neste eterno clássico, viram o central a aniquilar o principal rival. Questionado sobre esse momento, o central recordou com nostalgia e humildade. “Quando o encontro terminou, pareceu-me tudo normal, não fiquei bem com a noção do que tinha acontecido. Só depois, quando viajei para a Bélgica, é que comecei a reviver o jogo e a aperceber-me realmente do feito”, confidenciou o atleta à revista portista.

Para além deste crescimento da carreira, o defesa não esqueceu os momentos dificeis que viveu na infância. “Tomava o pequeno-almoço de manhã (…) e depois, à noite, se não houvesse nada, não havia”, uma declaração forte que mostra que Mbemba nem sempre teve uma vida fácil e que, possivelmente, foi no futebol que encontrou forma de contornar momentos mais delicados.

A influência do central no FC Porto começou na temporada passada, quando assumiu a posição ao lado do experiente Pepe. Nesse ano, Mbemba realizou 42 jogos oficiais e marcou seis golos. Tendo sido aliás uma das melhores épocas que teve na carreira.
Este ano, o central soma dez jogos disputados e um golo marcado, no último jogo diante do Portimonense SC.

Anúncio Publicitário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome