📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A estrela azul e branca | RB Salzburg 0-1 FC Porto

- Advertisement -

Campo difícil e adversário competente culminam no primeiro grande teste do FC Porto que, na primeira jornada da Liga Europa, deslocou-se à Áustria e venceu, já nos minutos finais, o RB Salzburgo.

Perante uma das equipas mais complicadas que irá defrontar nesta primeira fase da Liga Europa, Francesco Farioli lançou o seu onze base, apesar da inclusão de Pablo Rosário no lado direito em detrimento de Martim Fernandes. O objetivo era claro: dar continuidade a rotinas trabalhadas até ao momento – mas não teve sucesso.

Numa altura em que o FC Porto é das equipas mais interessantes de ver jogar na atualidade, o Salzsburgo demonstrou, principalmente na primeira parte, que estudou muito bem os dragões que, em nenhum momento, fizeram uma boa pressão como é habitual. Veiga, Froholdt e Alan Varela subiam no terreno e o espaço entre o meio-campo e defesa aumentava, com Yeo a destacar-se como a principal figura. Os austríacos saíam facilmente em construção, quebrando linhas, e, sem bola, perturbavam as ações dos atletas portistas – Zaidu à cabeça.

No entanto, as oportunidades criadas pelo conjunto de Farioli, além do golo anulado, foram dando confiança à equipa mesmo que não estivesse a fazer uma boa exibição. Foram 45 minutos de uma melhoria constante, ainda que com alguns sustos. Mas quando se tem um guarda-redes que dá pontos, a missão torna-se mais fácil.

Na volta dos balneários, seria expectável alterações logo a abrir, mas não foi isso que sucedeu. Apenas aos 53 minutos é que Farioli mexeu, e fê-lo em dose tripla, com as entradas de William Gomes, Francisco Moura e Martim Fernandes.

Com as substituições, os dragões aumentaram o ritmo e melhoraram a forma como estavam a encarar a partida. O treinador italiano soube acrescentar alternativas à equipa, apesar das dificuldades causadas pelo Salzsburg que fez uma exibição fantástica – compactos, fortes nos duelos e com uma energia que advém da juvenilidade do plantel. Sentiu-se um FC Porto desconfortável a nível defensivo, algo pouco habitual nesta época.

Mas, tal como aconteceu na primeira parte, o cansaço dos austríacos galvanizou os portugueses para aquele que seria o grande momento do jogo, já nos últimos minutos: o “golaço” de William Gomes, que se está a tornar no “melhor titular a vindo do banco”. De facto, o brasileiro está a provar que o contexto pode mudar o mindset do jogador. Talento sempre teve, mas teria de ser bem trabalhado.

Vitória importante, suada, que coloca os azuis e brancos noutra dimensão anímica. Se, no jogo jogado, já são uma equipa difícil de bater, com a “estrelinha” do seu lado, os adversários terão que correr o dobro para vencer o conjunto de Francesco Farioli.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

William Gomes aproveita distração do Estoril Praia para adiantar o FC Porto no marcador

William Gomes abriu o marcador ao minuto 8' do encontro. O FC Porto e o Estoril Praia defrontam-se no Estádio do Dragão.

Friburgo afunda Mainz no fundo da tabela com uma goleada: eis os resultados do dia da Bundesliga

O Friburgo goleou o Mainz por 4-0 na jornada 12 da Bundesliga e afundou os visitantes na última posição da tabela com apenas seis pontos.

Polémica em Inglaterra: Ex-Sporting visto a discutir com colega de equipa

Pedro Porro discutiu com Lucas Bergvall após a derrota frente ao Fulham na Premier League. Situação viralizou nas redes sociais.

FC Porto estreia nova iluminação no Estádio do Dragão com direito a anúncio curioso do onze inicial

O FC Porto estreou o novo sistema de iluminação do Estádio do Dragão antes do encontro frente ao Estoril Praia.

PUB

Mais Artigos Populares

Caldas perde em casa frente ao Amora e deixa Belenenses fugir no topo da tabela: eis os resultados do dia da Liga 3

O Caldas deixou escapar pontos em casa e saiu derrota frente ao Amora. Belenenses venceu na casa do Atlético CP por 2-1.

João Nuno e a derrota frente ao Sporting: «Doeu-nos sofrer de bola parada porque tínhamos trabalhado bastante essa situação»

João Nuno analisou o duelo entre o Sporting e o Estrela da Amadora. Leões ganharam por 4-0, em jogo de Primeira Liga.

Rui Borges: «Fomos donos do jogo do início ao fim. Fizemos quatro golos, podíamos ter feito mais um ou outro»

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Estrela da Amadora. Leões ganharam por 4-0, em jogo de Primeira Liga.