Sempre que os campeonatos sofrem uma interrupção, é um bom momento para refletir aquilo que se fez em campo durante os 22 jogos realizados até à pausa. Desta vez, os olhares estão sobre os jogadores que mais influenciaram a maneira como o FC Porto joga futebol em campo.
Os mais influentes não precisam de estar em todas as jogadas ou ser a figura de todos os jogos, pode ser o jogador que abre os espaços, que faz a equipa sair da pressão ou facilita a vida dos companheiros em jogo corrido para alcançar o objetivo, mais três pontos ou a garantia de passagem à fase a eliminar de uma competição importantíssima para a estabilidade do clube.
Assim, ficam os jogadores, sem uma ordem específica, mais influentes do FC Porto até à paragem para o Mundial do Catar.
3.

Diogo Costa – Esta temporada está a ser o ano de aprovação de Diogo Costa, o sucessor de Vítor Baía está cá, existiu sempre uma grande especulação sobre a qualidade do 99 do FC Porto, eventualmente, alguns duvidavam e outro acreditavam.
Mas, esta época está a calar críticos e aqueles que duvidavam da sua qualidade, um muro autêntico para o FC Porto, mestre dos penáltis, mestre na colocação da bola com um pontapé fortíssimo e (quase) sempre bem colocado, o Diogo tem sido o destaque da temporada e, atualmente, é top5 na posição.
2.

Otávio Monteiro – O que faz o luso-brasileiro em campo é impagável, a intensidade que o FC Porto coloca em campo é sempre pautada pelo 25. A chamada do jogador à seleção de Portugal é motivo de muitas críticas a Fernando Santos, no entanto, fica a pergunta: qual é o jogador em Portugal que oferece as mesmas características que Otávio?
Otávio é o jogador mais polivalente do FC Porto, é um autêntico touro pela ala, ainda vem ao meio-campo procurar a bola e enfrenta o jogo sempre de cabeça levantada. Digo e repito, o FC Porto de Sérgio Conceição joga o que joga, pois, existe o número 25 em campo.
1.

Mehdi Taremi – Mais uma vez, tal como aconteceu na temporada passada, a do campeonato, Taremi é uma das figuras da equipa, como? Simples, talento e inteligência em campo. É um dos avançados que melhor procura jogo na Europa, procura sempre tabelar com o meio-campo, para libertar espaço nas costas para criar perigo para a baliza adversária.
Meio segundo mais rápido que todos os defesas, o iraniano junta a qualidade em campo com uma inteligência posicional fora do comum.