Europa League, fase de grupos – Jornada 1. Quinta-feira, 25 de setembro de 2025, 20h.
A ANTEVISÃO: DRAGÕES QUEREM COMEÇAR COM FORÇA NA EUROPA
O FC Porto regressa à Liga Europa com o estatuto de um dos grandes favoritos a ficar nos oito primeiros lugares, desta fase de liga. A deslocação a Salzburgo marca o arranque europeu dos dragões, que pretendem deixar já um sinal claro das suas ambições europeias. A experiência internacional, a competitividade que caracteriza a equipa portuguesa e a exigência de um clube habituado a noites grandes da UEFA, tornam este encontro um momento-chave para testar a consistência do grupo orientado por Francesco Farioli.
Os azuis e brancos chegam a este duelo depois de um ciclo positivo no campeonato, onde a equipa tem mostrado solidez defensiva e eficácia na frente. Jogadores como Froholdt, com a sua capacidade de pressão contínua, e Samu, referência na área e veia goleadora, serão fundamentais para explorar as fragilidades de um Salzburg que privilegia o ataque, mas que nem sempre se mostra equilibrado defensivamente. De realçar que Alberto Costa, Martim Fernandes e Alan Varela estão recuperados de lesão e já podem ser utilizados na Áustria.
Apesar de não estar a ter um começo de época que desejaria e de padecer da qualidade a que estávamos habituados em épocas anteriores, o adversário austríaco apresenta-se fiel à sua identidade: equipa jovem, intensa e disposta a pressionar alto desde os primeiros minutos.
O Red Bull Salzburg tem na velocidade e no dinamismo ofensivo as suas principais armas, mas terá pela frente um FC Porto habituado a resistir a ambientes hostis e a transformar a experiência em vantagem. A consistência defensiva dos dragões, sustentada por nomes como Diogo Costa na baliza e a solidez dos reforços no eixo central, pode ser determinante para segurar a avalanche inicial dos austríacos e preparar o terreno para explorar os espaços que inevitavelmente surgirão.
A exigência está colocada nos dragões: conquistar pontos fora de casa, iniciar a fase de grupos com uma vitória e assumir o favoritismo de quem quer chegar longe.
O árbitro da partida será o grego Vassilis Fotias.
10 DADOS RÁPIDOS
- É o primeiro jogo oficial da história entre as duas equipas;
- Falcão é o jogador com mais golos do FC Porto em competições europeias, tendo marcado 22 golos;
- O FC Porto venceu a competição por duas vezes: em 2002/03 e em 2010/11;
- O Salzburg chegou à final da antiga Taça UEFA em 1993/94, mas falhou o título;
- Em 2009/2010 o Salzburg venceu todos os seus jogos da fase de grupos da Liga Europa;
- O FC Porto nunca perdeu contra equipas austríacas em jogos oficiais da UEFA;
- Os dragões marcaram 11 golos e sofreram apenas dois nesses confrontos com austríacos;
- A primeira Taça dos Campeões Europeus do FC Porto (1987), foi conquistada em Viena, na Áustria;
- O Salzburgo tem seis jogos disputados com equipas portugueses, tendo vencido três e perdido os outros três;
- O FC Porto não vence há dois jogos para a Liga Europa.
JOGADORES A TER EM CONTA
Petar Ratkov – Jovem ponta de lança sérvio que tem explosão, presença aérea e faro de golo. Capaz de surpresas em espaços curtos e de aparecer no momento certo no interior da área. Será uma das referências ofensivas que o Salzburg usará para pressionar a defesa portista e criar desequilíbrios. O avançado já leva 8 golos, em 12 jogos pelo clube austríaco, esta época.

Gabri Veiga – O médio espanhol chegou ao Dragão com estatuto de grande reforço e tem começado a entusiasmar os adeptos. Dotado de uma visão de jogo acima da média, é capaz de pautar o ritmo da equipa, variar flancos com precisão e encontrar linhas de passe onde poucos conseguem. Para além da qualidade técnica, alia uma chegada perigosa à área, seja em remates de meia distância, seja em movimentos de rutura. Em palcos europeus, o seu talento ganha ainda mais relevo: pode ser o cérebro que desbloqueia um encontro de exigência máxima como este em Salzburgo.
XI´s PROVÁVEIS
RB Salzburgo: Schlager; Frans Krätzig, Jacob Rasmussen, Jannik Schuster, Stefan Lainer; Maurits Kjaergaard, Mads Bidstrup, Soumaïla Diabaté; Petar Ratkov, Yorbe Vertessen e Moussa Yeo.
Treinador: Thomas Letsch
«Temos aqui um adversário de grande calibre perante nós, estamos contentes de defrontar o FC Porto, uma equipa top, participou no Mundial de Clubes e tem um novo treinador. Vai ser um desafio interessante, partindo do princípio que tabela ainda não tem grande importância».
FC Porto: Diogo Costa; Pablo Rosário, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura; Alan Varela, Gabri Veiga, Victor Froholdt; Borja Sainz, Pepê e Samu Aghehowa.
Treinador: Francesco Farioli
«Vamos sempre entrar com o onze que achemos que vai ganhar o jogo. Uma noite europeia deve ser vista como um privilégio de ser jogada. Eu acredito no espírito e poder do grupo».
PREVISÃO DE RESULTADO: RB Salzburg 0-2 FC Porto