A todos um bom Natal!

    dragaoaopeito

    Marcar 3 golos este ano parecia mentira, marcar 4 era irreal. Finalmente o Porto começa a jogar à bola e a fazer merecer o dinheiro que tantos gastam em bilhetes para o ver jogar. E agora, agora é tempo de trocar presentes…

    O meio-campo finalmente começa a produzir futebol. Com Fernando como único pivot-defensivo, com um Lucho uns 2 ou 3 metros à sua frente, habituando-se ainda a uma posição que não tinha vindo a ser a sua, e com um mágico Carlos Eduardo que mudou por completo as dinâmicas da equipa, esta é a altura ideal para o Porto voltar a ser o Porto, mas para isso precisa de fazer algumas alterações.

    O Porto começa finalmente a jogar... / Fonte: Ionline.pt
    O Porto começa finalmente a jogar… / Fonte: Ionline.pt

     

    Neste Natal, o Porto irá receber Ricardo Quaresma, a meu ver o maior presente no sapatinho, aquele que os miúdos querem logo abrir antes da meia-noite e que vem embrulhado no papel mais brilhante, com o laço mais pomposo. Fico optimista com este regresso e acredito realmente que vai acabar com a dependência que o Porto tem tido de Danilo e Alex Sandro em termos de desequilíbrios. Finalmente o Porto vai ter um ala além de Varela…

    Incompreensível é a demora na sua confirmação, já que o jogador está já a viver no Porto, viu o último jogo na tribuna e todos os jogadores do plantel já falam sobre ele. Aqui realço os maus hábitos se que têm vindo a registar-se nos últimos tempos, cuja novela Bernard ultrapassou todos os limites do rídiculo, em que o Porto não só não consegue manter em sigilo em relação às suas transferências, como não as confirma por muito óbvias que sejam.

    Falou-se na entrada de Anderson, na qual não acredito e que espero que não se registe. Anderson tem valor e conhece o Porto, mas não é de todo uma necessidade na actual equipa. Quintero, Herrera e Josué são soluções de banco que me parecem mais do que suficientes na actualidade.

    A meu ver, a chegarem jogadores deveriam ser alternativas para as laterais, já que nem Danilo nem Alex Sandro têm um substituto à altura. Mangala e Maicon são defesas-centrais e o Porto perde com laterais que não subam e que não saibam atacar; e Quiñones, ainda que seja alternativa a ambos os lugares, não tem tido qualquer oportunidade na equipa.

    Outra possível entrada é o regresso de Walter, que acaba em Janeiro o seu empréstimo. O talentoso e pesado avançado tem-se revelado numa forma incrível no Brasil; no entanto, mais um avançado para o Porto é completamente desnecessário, uma vez que nem Ghilas tem jogado em jogos de Taça e Jackson tem sido um intocável até em amigáveis.

    Falando em saídas, existem claramente jogadores que o Porto poderia vender ou emprestar neste defeso de Inverno. Otamendi, tantos pelos erros infantis que tem vindo a cometer e que o puseram no banco, como pela quantia económica que pode originar (uma transferência acima de 20 milhões seria super positiva), é talvez o jogador com maior probabilidades de sair. O Porto tem Mangala, Maicon e Reyes (que já teve o seu tempo de adaptação e está na altura de começar a mostrar valor), e ainda Abdoulaye (o próximo grande central da equipa na minha opinião) emprestado ao Guimarães, que regressará a médio prazo. Assim, a dar-se uma boa proposta, esta seria benéfica para o clube e para o jogador, que ainda ambiciona ir ao Mundial.

    Uma boa proposta poderá levar Otamendi já em Janeiro<br / Fonte: IGol.pl
    Uma boa proposta poderá levar Otamendi já em Janeiro / Fonte: IGol.pl

     

    Defour é outro jogador que poderá estar de saída do Dragão. Nos anos anteriores nunca conseguiu mostrar o seu valor e este ano, tendo sido a prioridade no meio-campo no início, acabou por ser relegado para o banco, sendo hoje em dia uma 3ª opção, atrás de Herrera e Carlos Eduardo (Fernando e Lucho, para o bem ou para o mal, são os “intocáveis”). O regresso à Bélgica, ao Anderlecht, seria uma boa opção para o jogador, que também pretende manter-se na lista para o Mundial. Um empréstimo pago (1 ou 2 milhões) com opção de compra (mais 10 milhões de euros) talvez fosse a melhor solução, já que a equipa belga não me parece ter neste momento verbas milionárias para gastar.

    Não me parece que Fernando vá sair. É, hoje em dia, essencial na equipa do Porto e, mesmo não renovando (saindo a custo zero no Verão), é preferível tê-lo como uma ajuda na conquista de títulos esta época do que tentar encontrar um substituto em três semanas que faça com que a equipa volte novamente às experiências no meio-campo.

    Quanto a Izmaylov, ainda que pudesse inserir-se na secção das entradas, a realidade é que se antes não tinha muito espaço no Porto, agora deixou de o ter por completo. É um jogador extraordinário, mas nunca fez nada no clube para merecer um estatuto que lhe permitisse estar três meses de baixa, seja lá por que razão for, e depois voltar como se nada fosse. Certamente algum clube russo teria interesse em tê-lo e parece-me que, dado o salário alto que efectivamente continua a receber no clube, deveria ser vendido.

    A saída de Quintero por empréstimo é, infelizmente, uma possibilidade. O jogador não está contente com a situação no clube, já que raramente tem oportunidades de jogar. Quando as tem, a titular, a verdade é que não consegue mostrar todo o seu valor. Prefiro que não saia, mas, a sair, que seja num empréstimo sem opção de compra a uma equipa espanhola do meio da tabela para poder ser facilmente titular e jogar com regularidade e para que para o ano possa regressar para o 11 portista.

    Neste defeso, o que peço é que não sejam contratados mais jogadores medíocres em equipas portuguesas que não acrescentam nada a este Porto a não ser o facto de se dizer que jogam mais jogadores nacionais na equipa. O Porto precisa dos melhores, mas dos melhores que façam falta, não dos melhores que venham para criar ainda mais problemas.

    A todos um Bom Natal, é tudo o que vos desejo: a portistas e a não portistas…

    - Advertisement -
    spot_img

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Casa Pia oficializa contratação de Kiki Silva

    O Casa Pia AC oficializou a contratação de Kiki...

    Atrás do prejuízo | CS Marítimo X FC Porto

    Primeira Liga, 18.ª jornada: quarta-feira, 19h00, 1 de fevereiro...

    Enzo Fernández despede-se do SL Benfica com longa mensagem nas redes sociais

    Enzo Fernández publicou uma longa mensagem de agradecimento ao...
    Artigo anterior
    Próximo artigo
    Bola na Rede