Adeus, 12.º jogador

hic

O verdadeiro adepto nunca abandona a equipa. O verdadeiro adepto está sempre no estádio a apoiar independentemente do momento que a equipa esteja a viver. Mas, sejamos sinceros, o FC Porto já viveu melhores dias. Depois do empate na Luz, muitos foram os dissidentes que baixaram a cabeça, baixaram os braços, que deixaram de acreditar. Não os culpo.

Não culpo nenhum adepto portista por já não acreditar que é possível. Diz-se que o tamanho da desilusão é diretamente proporcional ao tamanho das expetativas criadas. E as expetativas não foram criadas tendo em conta apenas a hegemonia dos últimos 30 anos. Foram alicerçadas também no orgulho ferido da má época de 2013/14. Foram fortalecidas com o vislumbre do plantel para o novo ano, com as boas exibições da pré-época e do play-off da Liga dos Campeões. As expectativas foram, acima de tudo, fundamentadas pela qualidade individual do FC Porto, que se destacava das demais equipas da Primeira Liga.

Foram demasiadas desilusões: na Taça de Portugal, em casa, frente ao Sporting; na Taça da Liga, onde desde há muito tempo se assumem posturas distintas dentro e fora do campo; no Allianz Arena, depois de um resultado favorável que deixou o universo portista a sonhar. Mas se o resultado desfavorável frente a uma das melhores equipas da atualidade foi, por muitos, compreendido, nada poderá desculpar a incapacidade portista no jogo da Luz quando se exigia sangue, suor e lágrimas para inverter um resultado desfavorável de dois golos no confronto direto. Para piorar a situação, os dois que eram vistos como as “vozes” do balneário terminaram o jogo a sorrir e a abraçar o adversário.

Não culpo nenhum adepto portista por já não acreditar que é possível. E aqui entro no cerne da minha crónica de hoje. Uma equipa de futebol é muito mais do que onze jogadores dentro de um campo retangular. É muito mais do que uma formação a fazer uma bola rolar de um lado para o outro à procura das redes da baliza adversária. São também as horas de sono de cada jogador no dia anterior. É a refeição comida antes de cada partida. É o grão de areia dentro da chuteira que incomoda e não deixa jogar. “É muito mais do que aquilo que imaginamos. E uma das coisas que o FC Porto parece esquecer, várias vezes, é que uma equipa de futebol é também os seus adeptos. E, neste momento, a relação do FC Porto com os seus adeptos não é a melhor. Mas um adepto está lá sempre a apoiar nos bons e nos maus momentos. Quer dizer… está lá se o deixarem! O futebol praticado não é, vastas vezes, o melhor. A vontade de apoiar a equipa quando já pouco há a fazer é escassa… e, ainda por cima, o adversário é o Gil Vicente, penúltimo classificado.

1
Tabela de preços dos bilhetes para o FC Porto-Gil Vicente

Parece-me completamente descabido que o FC Porto coloque, por exemplo, preços de 30€ para as bancadas centrais ou de 20€ para as laterais. Mais do que isso: acho inadmissível. Parece que o clube está completamente alienado da conjuntura económica atual do país e do contexto desportivo em que se encontra neste momento.

Quando deveria ser o primeiro a dizer e a mostrar que o título da Primeira Liga ainda é possível, o FC Porto diz aos seus adeptos que quantos menos melhor e que não precisa de apoio.

Adeus, 12º jogador.

Foto de capa: fcporto.pt

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.