Adeus, Marchesín! As tuas defesas não serão esquecidas

No momento deste artigo, Agústin Marchesín já se despediu dos companheiros do FC Porto e equipa técnica e juntou-se ao RC Celta de Vigo.

O argentino chegou ao dragão na época 2019/2020 para substituir Iker Casillas, que teve forçosamente de abandonar a carreira de jogador, devido a um problema de saúde.

Na altura estranhou-se, um guarda-redes que não era conhecido, fez a carreira praticamente toda na Argentina e no México, chegava a Portugal com 30 anos. Todos estes fatores contribuíam para aumentar a desconfiança com o jogador.

Mas essa desconfiança seria rapidamente dissipada, com grandes exibições, excelentes defesas e uma segurança na baliza que fazia lembrar o histórico guarda-redes espanhol, que veio substituir.

Marchesín
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Marchesín foi ainda um dos protagonistas daquele infeliz episódio onde jogadores sul-americanos do FC Porto foram “apanhados” a sair à noite. Desde então descrevo-o numa palavra. Profissional. Esse episódio não mancha a sua passagem por cá, nem nada que se pareça.

Nas três épocas que defendeu as cores azuis e brancas, o guarda-redes argentino venceu dois campeonatos, duas Taças de Portugal e duas Supertaças.

Mais do que os títulos ficam as exibições de encher o olho contra os principais adversários dos portistas no campeonato português, o Sporting CP e o SL Benfica, e, mais recentemente, o épico jogo frente à Juventus FC na Liga dos Campeões. As suas paradas valeram ao FC Porto mais uma página dourada no futebol europeu e a passagem aos quartos de final da competição.

Na última época. Marchesín viu o estatuto de titular ser-lhe merecidamente “tirado” por Diogo Costa. O jovem português teve uma ascensão estratosférica e era um crime ficar no banco.

A qualidade de guarda-redes que o FC Porto tem no seu plantel faz com que seja um crime qualquer um deles ficar no banco. Apesar de ser relegado para o banco de suplentes, Marchesín foi profissional, demonstrando empenho nos treinos.

As oportunidades surgiram nas taças, onde as defendeu como se do campeonato ou Champions se tratassem. Logrou duas, Taça de Portugal e agora, no seu último jogo de dragão ao peito, a Supertaça.

O seu último jogo foi, de resto, emotivo para o jogador. No final da partida foi bastante percetível que seria o adeus de Marchesín ao clube.

A forma como foi cumprimentado pelos jogadores, staff, treinador, e a forma como lhe entregaram a taça era uma forma digna de o fazer sair pela porta grande. Como só podia ser assim.

Adeus, Marche! As tuas defesas não serão esquecidas. Apesar do pouco tempo que aqui estiveste, considero-te dos meus, como Casillas, Helton, Baía. Deste o corpo às bolas e seguraste a baliza do dragão com unhas e dentes.

 

Francisco Macedo Amaral
Francisco Macedo Amaralhttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é recém licenciado em Jornalismo e Comunicação e tem a paixão do jornalismo desportivo. Fim de semana perfeito é estar no sofá a ver tardadas de futebol. Gosta ainda de jogar e ver cinema.

Subscreve!

Artigos Populares

Ángel Dí Maria: «Tinha falado para regressar ao Rosário Central em 2024, mas não foi possível e sentia-me em dívida»

Ángel Di María mostrou-se feliz por jogar atualmente no Rosário Central. O avançado argentino marcou um golo olímpico frente ao Boca Juniors.

Luís Campos explica saída de Gianluigi Donnarumma: «Pediu um salário ao nível do PSG antigo e não do atual»

Luís Campos concedeu uma entrevista onde explicou os motivos da saída de Gianluigi Donnarumma da equipa do PSG.

Médio do Barcelona podia ter rumado ao Chelsea no mercado de verão, mas garante: «Nunca tive quaisquer dúvidas em ficar»

Após a excelente exibição frente ao Valencia, Fermín López falou sobre o interesse do Chelsea e o desejo de ficar em Barcelona.

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

PUB

Mais Artigos Populares

Para Luís Campos não há debate: Ousmane Dembélé é o claro favorito à Bola de Ouro

Luís Campos não tem dúvidas, Ousmane Dembélé é o principal candidato à Bola de Ouro. PSG conta com nove jogadores indicados ao prémio.

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

Arsenal interessado em estrela do Barcelona

O Arsenal está interessado em Frenkie de Jong, e pode avançar para a sua contratação em janeiro. Jogador do Barcelona, termina contrato no verão de 2026.