📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Adeus, Marchesín! As tuas defesas não serão esquecidas

- Advertisement -

No momento deste artigo, Agústin Marchesín já se despediu dos companheiros do FC Porto e equipa técnica e juntou-se ao RC Celta de Vigo.

O argentino chegou ao dragão na época 2019/2020 para substituir Iker Casillas, que teve forçosamente de abandonar a carreira de jogador, devido a um problema de saúde.

Na altura estranhou-se, um guarda-redes que não era conhecido, fez a carreira praticamente toda na Argentina e no México, chegava a Portugal com 30 anos. Todos estes fatores contribuíam para aumentar a desconfiança com o jogador.

Mas essa desconfiança seria rapidamente dissipada, com grandes exibições, excelentes defesas e uma segurança na baliza que fazia lembrar o histórico guarda-redes espanhol, que veio substituir.

Marchesín
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Marchesín foi ainda um dos protagonistas daquele infeliz episódio onde jogadores sul-americanos do FC Porto foram “apanhados” a sair à noite. Desde então descrevo-o numa palavra. Profissional. Esse episódio não mancha a sua passagem por cá, nem nada que se pareça.

Nas três épocas que defendeu as cores azuis e brancas, o guarda-redes argentino venceu dois campeonatos, duas Taças de Portugal e duas Supertaças.

Mais do que os títulos ficam as exibições de encher o olho contra os principais adversários dos portistas no campeonato português, o Sporting CP e o SL Benfica, e, mais recentemente, o épico jogo frente à Juventus FC na Liga dos Campeões. As suas paradas valeram ao FC Porto mais uma página dourada no futebol europeu e a passagem aos quartos de final da competição.

Na última época. Marchesín viu o estatuto de titular ser-lhe merecidamente “tirado” por Diogo Costa. O jovem português teve uma ascensão estratosférica e era um crime ficar no banco.

A qualidade de guarda-redes que o FC Porto tem no seu plantel faz com que seja um crime qualquer um deles ficar no banco. Apesar de ser relegado para o banco de suplentes, Marchesín foi profissional, demonstrando empenho nos treinos.

As oportunidades surgiram nas taças, onde as defendeu como se do campeonato ou Champions se tratassem. Logrou duas, Taça de Portugal e agora, no seu último jogo de dragão ao peito, a Supertaça.

O seu último jogo foi, de resto, emotivo para o jogador. No final da partida foi bastante percetível que seria o adeus de Marchesín ao clube.

A forma como foi cumprimentado pelos jogadores, staff, treinador, e a forma como lhe entregaram a taça era uma forma digna de o fazer sair pela porta grande. Como só podia ser assim.

Adeus, Marche! As tuas defesas não serão esquecidas. Apesar do pouco tempo que aqui estiveste, considero-te dos meus, como Casillas, Helton, Baía. Deste o corpo às bolas e seguraste a baliza do dragão com unhas e dentes.

 

Francisco Macedo Amaral
Francisco Macedo Amaralhttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é recém licenciado em Jornalismo e Comunicação e tem a paixão do jornalismo desportivo. Fim de semana perfeito é estar no sofá a ver tardadas de futebol. Gosta ainda de jogar e ver cinema.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois das vitórias do FC Porto e do Braga na Europa League

Portugal somou tantos pontos como podia esta quinta-feira europeia. Tanto o FC Porto como o Braga venceram os seus jogos na Europa League.

Benfica vence OC Barcelos na Champions League de Hóquei em Patins

O Benfica derrotou o OC Barcelons na terceira jornada da fase de grupos da Champions League de Hóquei em Patins. Vitória por 6-1.

Francesco Farioli exigente: «Sofrer um golo assim no final faz-me sofrer»

Francesco Farioli analisou o desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

Stephen Eustáquio recorda tempos a central com Martín Anselmi: «Quero tirar isso do portfólio»

Stephen Eustáquio fez a análise do desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Anes Mravac: «O FC Porto é candidato a vencer a Europa League e faria uma boa Champions League»

Anes Mravac analisou o desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

Carlos Vicens: «Penso que é importante darmos valor ao que foi alcançado hoje»

Carlos Vicens analisou o desfecho do Braga x Nice da Europa League. Encontro marcou a sexta jornada da fase de liga da prova.

Atenção, Sporting: Athletic aposta em mais um jovem na Champions League

O Athletic apostou novamente em Asier Hierro numa partida da Champions League. Os bascos vão enfrentar o Sporting.