À procura das chaves do terceiro lugar | Chaves x FC Porto

    FC Porto Cabeçalho
    Primeira Liga, 32.ª jornada: sábado, 4 de maio de 2024, 20h30.

    A ANTEVISÃO: O FC PORTO SÓ PENSA EM VENCER PARA CONTINUAR NO 3.º LUGAR. FLAVIENSES ESTÃO EM ZONA DE DESCIDA E TEM TAREFA COMPLICADA

    Quem diria que nesta altura do campeonato, o FC Porto estivesse a lutar pela terceira posição, e não pelo título de campeão nacional, e pior, tem já também o segundo lugar hipotecado, com o Benfica bem descansado nesse posto. É uma época completamente para esquecer no que à Liga diz respeito, e acabá-la com dignidade é o mínimo que se pode exigir a uma equipa que costuma estar quase sempre no topo. Os dragões deslocam-se a Chaves, onde vão encontrar uma formação que precisa urgentemente de pontos para continuar a sonhar com a manutenção no principal escalão do futebol português.

    Sérgio Conceição não pode contar com quatro jogadores fundamentais para este desafio com o GD Chaves. Wendell e Galeno, que estavam em perigo de exclusão no embate com o Sporting, viram o cartão amarelo e falham o encontro de hoje. Pepe e João Mário ainda não recuperaram totalmente das suas lesões e também foram riscados da convocatória. Se Sérgio Conceição já andava com muitas dores de cabeça em relação a tudo o que se tem passado esta temporada no reino azul e branco, estas quatro ausências preocupam ainda mais o técnico português, que tem feito das tripas coração para manter o FC Porto no pódio. Aos homens do clube da cidade invicta pede-se apenas uma entrega igual à que foi vista no jogo do último domingo com os leões, mas é de evitar aquela desatenção que se apoderou da equipa nos minutos finais, e que custou um empate com sabor a derrota. Só uma noite desastrosa poderá tirar os três pontos aos dragões, e neste campeonato isso já aconteceu por seis vezes.

    Alan Varela no FC Porto Chaves
    O FC Porto venceu o GD Chaves no encontro da primeira volta do campeonato Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Em Chaves, o momento é de extrema preocupação e o cenário de descida é cada vez mais real, com os flavienses no 17.º lugar, a cinco pontos do Portimonense, que está em zona de play-off. O FC Porto é o adversário que se segue e a missão vai ser bastante complicada, mas Moreno Teixeira não deverá mudar o seu sistema habitual, mesmo sabendo que do outro lado está um grande do futebol português, e conta com a inspiração do seu maior goleador, Héctor Hernández. Raphael Guzzo é ausência confirmada por estar castigado, e há jogadores que podem regressar depois de terem estado lesionados, mas essas dúvidas irão permanecer até perto da hora do jogo. O GD Chaves vai tentar tirar proveito de alguns pontos fracos que os dragões já mostraram esta época, e da ausência de algumas peças importantes do conjunto comandado por Sérgio Conceição.

    O favoritismo pende claramente para o lado do FC Porto, até pelo histórico de confrontos entre as duas equipas, mas os dragões já mostraram esta época que são capazes do melhor e do pior. Ambas precisam de pontos para conquistarem os seus objectivos mínimos, mas o GD Chaves depende de terceiros para ficar mais um ano na Primeira Liga. Já a formação azul e branca está apenas com um ponto de vantagem sobre o Braga, e só depende de si própria para fechar o campeonato no terceiro lugar. Esta visita a Trás-os-Montes é apenas a primeira de três finais, sendo que a verdadeira final do FC Porto está marcada para o dia 26 de maio, no Estádio Nacional.

    O árbitro da partida é José Bessa, da Associação de Futebol do Porto.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. GD Chaves e FC Porto já se defrontaram por 42 vezes em todas as competições. Uma vitória para os flavienses e 38 triunfos para os azuis e brancos.

    2. Nesses 42 jogos, o GD Chaves marcou 25 golos e o FC Porto 102.

    3. O único triunfo do GD Chaves frente ao FC Porto aconteceu na época 1988/1989, para o Campeonato Nacional. 2-0 foi o resultado.

    4. As maiores goleadas dos dragões em Chaves aconteceram nas épocas 1994/1995, 1998/1999 e 2017/2018, e todas por 0-4

    5. O resultado mais comum entre as duas formações no Estádio Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira é de 0-2 e 1-2.

    6. Nos últimos seis confrontos entre as duas equipas, os flavienses perderam sempre.

    7. O conjunto orientado por Sérgio Conceição tem duas vitórias nas últimas cinco partidas.

    8. O GD Chaves tem apenas um triunfo nos últimos cinco encontros.

    9. A média de golos marcados por jogo do FC Porto esta temporada é de 1,92.

    10. Esta é a 18.ª presença do GD Chaves no principal escalão do futebol português.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Héctor Hernández O jogador que nasceu há 28 anos nas Canárias está a realizar uma das melhores épocas da carreira. Héctor Hernández é um ponta-de-lança bastante possante e com um grande sentido de oportunidade. A cumprir a sua segunda temporada com a camisola flaviense, já tem o dobro dos golos em relação à primeira, num total de 14 remates certeiros, e ainda sonha ficar no Top-5 dos melhores marcadores deste campeonato.

    Francisco Conceição a jogar pelo FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Francisco Conceição – É um dos homens do momento no Dragão. Sérgio Conceição bem pode agradecer ao filho por este ser um dos que mais tem contribuído para que o FC Porto não esteja pior classificado. Não tem marcado muitos golos, é certo, mas tem levado a sua equipa para a frente e entrega-se a cada lance como se fosse o último. Tem sete golos marcados e cinco assistências até ao momento em todas as competições, fruto do seu brilhante pé esquerdo.

    XI´s PROVÁVEIS

    Chaves: Hugo Souza; Ygor Nogueira, Junior Pius e Vasco Fernandes; Sandro Cruz, Hélder Morim, Dário Essugo, Nwakali e João Correia; Rúben Ribeiro e Héctor Hernández

    Treinador: Moreno Teixeira

    «É um jogo importante e difícil, contra um FC Porto forte, uma equipa grande que vem de um bom jogo com o Sporting, nem tanto de um bom resultado, frente a um Chaves que vem de um bom jogo, mas de um mau resultado. Acho que tem sido muito isto que nos tem acontecido ao longo da segunda volta».

    FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e João Mendes; Nico González e Alan Varela; Francisco Conceição, Pepê e Gonçalo Borges; Evanilson

    Treinador: Sérgio Conceição

    «O Chaves tem um jogo decisivo. Para nós, todos são decisivos. É verdade que o Chaves mudou um pouco e tem mudado ao longo da época, a partir do momento em que o Moreno assumiu a equipa. Depois, obviamente que a entrada de um ou outro jogador em janeiro fez com que, por essas caraterísticas, a equipa jogasse de forma diferente. Nós olhámos para alguns cenários. O Guzzo não está por castigo, o Guima provavelmente regressa de lesão, o Júnior Pius também me parece que vai regressar, poderão apresentar-se com uma linha de cinco. Têm feito mudanças nesse sentido e nós temos de estar bem no jogo percebendo o que o adversário pode fazer em função de quem joga».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Chaves 1-3 FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.