Enquanto houver estrada para andar | FC Porto x CD Santa Clara

Primeira Liga, 28.ª Jornada: sábado, 20h30, 15 de Abril de 2023

ANTEVISÃO: ÚLTIMO CLASSIFICADO VISITA DRAGÃO COM ESPERANÇA RENOVADA

Após a vitória no Estádio da Luz, o FC Porto entra em campo para a 28.ª jornada com a confiança na revalidação do título renovada. As probabilidades continuam (e muito) contra os Dragões, mas a redução do fosso para o 1.º lugar de 10 para sete pontos e a forma categórica como tal sucedeu reacendeu uma réstia de esperança nas hostes azuis e brancas para as sete jornadas que faltam.

As aspirações portistas dependem, portanto, e para além dos necessários deslizes do SL Benfica, da capacidade do FC Porto de vencer todos os jogos que restam. Para além disso, o jogo de sábado, como serão todos até final, assume um caráter de enorme importância na titânica batalha pelo segundo lugar e pelo acesso direto à maior e mais rentável prova de clubes do mundo. O SC Braga não baixa a guarda e os dois pontos que separam as equipas também não deixam espaço para errar.

Por todas as razões e mais algumas, este jogo é, na perspetiva portista, decisivo.

E numa altura tão importante do campeonato pode dizer-se, em abono da verdade, que seria difícil, escolher, para a ocasião, um melhor adversário para esta jornada. Os açorianos são, hoje, uma sombra do que já foram e registaram, na segunda volta, uma abrupta queda na classificação que só parou no último lugar da tabela que parecia destinado ao Paços de Ferreira. O Santa Clara, apesar de contar com alguns jogadores interessantes nas suas fileiras, atravessa um momento conturbado, e vive envolto em muito mais dúvidas do que certezas. Com oito derrotas seguidas e apenas um ponto conquistado nos últimos dez jogos, muito dificilmente os comandados de Danilo Accioly terão capacidade de se manterem na 1ª divisão e de complicar a vida a um FC Porto que entre no jogo focado e comprometido.

Posto isto, o jogo dependerá sempre mais daquilo que o FC Porto seja capaz de fazer, do ritmo que conseguir impor e da concentração, disciplina, abnegação e qualidade que for capaz de impor no seu jogo. Sem desvalorizar os perigos de um adversário desesperado por pontos, cabe ao FC Porto impor a sua lei.

Como diz o povo, até ao lavar dos cestos é vindima.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O jogo deste sábado é o 20.º entre as duas equipas
  2. Da última vez que se defrontaram, o FC Porto não foi além de um empate 1-1 nos Açores
  3. Nos 19 jogos anteriores, a turma açoriana apenas foi capaz de bater os dragões em duas ocasiões. Somam-se um empate e 16 vitórias portistas
  4. O FC Porto é o atual 2.º classificado do campeonato. O CD Santa Clara, por seu turno, está na 18.ª posição da tabela
  5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 52 golos. 39 marcados pelo FC Porto e 13 pelo Santa Clara
  6. É o 13.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao Santa Clara
  7. Nos 12 jogos anteriores, o treinador portista venceu 10, empatou um e perdeu outro
  8. O Portimonense SC nunca conseguiu vender no reduto portista
  9. Na última vez que as duas equipas se encontraram no Estádio do Dragão, para o campeonato, os dragões venceram por 3-0
  10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é Hélder Postiga.

JOGADORES A TER EM CONTA

Galeno FC Porto
Fonte: DIogo Cardoso/BnR

Wanderson Galeno – É, por esta altura, um dos jogadores mais entusiasmantes do plantel do FC Porto. Apesar de muitas vezes perdulário ou inconsequente, já leva 14 golos na temporada e tem sido pela sua velocidade (com e sem bola) e pelos desequilíbrios que cria que os azuis e brancos têm sido mais capazes de ferir os adversários.

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Gabriel Batista – O Santa Clara atravessa uma enorme crise de confiança e resultados e a visita ao Dragão não augura nada de bom para o lado açoriano.  Assim sendo, num jogo que se prevê complicado e de sentido único, as probabilidades de sucesso estarão intimamente ligadas ao grau de inspiração do seu homem mais recuado.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, Wilson Manafá, Pepe, Marcano, Wendell; Matheus Uribe, Stephen Eustáquio, Otávio, Pepê, Galeno; Toni Martínez

Treinador: Sérgio Conceição

«Não tenho de comentar o estado de forma das outras equipas. Tenho de olhar para a próxima, o Santa Clara, analisando os dados, nestes momentos não são muito bons, mas tudo pode mudar. Muda tudo, o ambiente, o estado de espírito. Perceber como podemos desmontar uma estratégia que pode ser uma surpresa, como podem jogar, com linha de cinco, com um ala a encaixar ou um médio».

CD Santa Clara (5x3x2): Gabriel Batista, Sagna, Nogueira, Italo, Matheus Araujo; Adriano, Jordão, Misao, Bruno Almeida; Allano e Tagawa

Treinador: Danildo Accioly

«Não há más alturas para se fazer história. Queremos repetir aquilo que fizemos na primeira volta com uma equipa comprometida e aguerrida. Sabemos do elevado grau de dificuldade do jogo, mas de certeza absoluta que vamos dar o nosso melhor».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-0 CD Santa Clara

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.