Enquanto houver estrada para andar | FC Porto x CD Santa Clara

    Primeira Liga, 28.ª Jornada: sábado, 20h30, 15 de Abril de 2023

    ANTEVISÃO: ÚLTIMO CLASSIFICADO VISITA DRAGÃO COM ESPERANÇA RENOVADA

    Após a vitória no Estádio da Luz, o FC Porto entra em campo para a 28.ª jornada com a confiança na revalidação do título renovada. As probabilidades continuam (e muito) contra os Dragões, mas a redução do fosso para o 1.º lugar de 10 para sete pontos e a forma categórica como tal sucedeu reacendeu uma réstia de esperança nas hostes azuis e brancas para as sete jornadas que faltam.

    As aspirações portistas dependem, portanto, e para além dos necessários deslizes do SL Benfica, da capacidade do FC Porto de vencer todos os jogos que restam. Para além disso, o jogo de sábado, como serão todos até final, assume um caráter de enorme importância na titânica batalha pelo segundo lugar e pelo acesso direto à maior e mais rentável prova de clubes do mundo. O SC Braga não baixa a guarda e os dois pontos que separam as equipas também não deixam espaço para errar.

    Por todas as razões e mais algumas, este jogo é, na perspetiva portista, decisivo.

    E numa altura tão importante do campeonato pode dizer-se, em abono da verdade, que seria difícil, escolher, para a ocasião, um melhor adversário para esta jornada. Os açorianos são, hoje, uma sombra do que já foram e registaram, na segunda volta, uma abrupta queda na classificação que só parou no último lugar da tabela que parecia destinado ao Paços de Ferreira. O Santa Clara, apesar de contar com alguns jogadores interessantes nas suas fileiras, atravessa um momento conturbado, e vive envolto em muito mais dúvidas do que certezas. Com oito derrotas seguidas e apenas um ponto conquistado nos últimos dez jogos, muito dificilmente os comandados de Danilo Accioly terão capacidade de se manterem na 1ª divisão e de complicar a vida a um FC Porto que entre no jogo focado e comprometido.

    Posto isto, o jogo dependerá sempre mais daquilo que o FC Porto seja capaz de fazer, do ritmo que conseguir impor e da concentração, disciplina, abnegação e qualidade que for capaz de impor no seu jogo. Sem desvalorizar os perigos de um adversário desesperado por pontos, cabe ao FC Porto impor a sua lei.

    Como diz o povo, até ao lavar dos cestos é vindima.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O jogo deste sábado é o 20.º entre as duas equipas
    2. Da última vez que se defrontaram, o FC Porto não foi além de um empate 1-1 nos Açores
    3. Nos 19 jogos anteriores, a turma açoriana apenas foi capaz de bater os dragões em duas ocasiões. Somam-se um empate e 16 vitórias portistas
    4. O FC Porto é o atual 2.º classificado do campeonato. O CD Santa Clara, por seu turno, está na 18.ª posição da tabela
    5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 52 golos. 39 marcados pelo FC Porto e 13 pelo Santa Clara
    6. É o 13.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao Santa Clara
    7. Nos 12 jogos anteriores, o treinador portista venceu 10, empatou um e perdeu outro
    8. O Portimonense SC nunca conseguiu vender no reduto portista
    9. Na última vez que as duas equipas se encontraram no Estádio do Dragão, para o campeonato, os dragões venceram por 3-0
    10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é Hélder Postiga.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Galeno FC Porto
    Fonte: DIogo Cardoso/BnR

    Wanderson Galeno – É, por esta altura, um dos jogadores mais entusiasmantes do plantel do FC Porto. Apesar de muitas vezes perdulário ou inconsequente, já leva 14 golos na temporada e tem sido pela sua velocidade (com e sem bola) e pelos desequilíbrios que cria que os azuis e brancos têm sido mais capazes de ferir os adversários.

    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Gabriel Batista – O Santa Clara atravessa uma enorme crise de confiança e resultados e a visita ao Dragão não augura nada de bom para o lado açoriano.  Assim sendo, num jogo que se prevê complicado e de sentido único, as probabilidades de sucesso estarão intimamente ligadas ao grau de inspiração do seu homem mais recuado.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, Wilson Manafá, Pepe, Marcano, Wendell; Matheus Uribe, Stephen Eustáquio, Otávio, Pepê, Galeno; Toni Martínez

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Não tenho de comentar o estado de forma das outras equipas. Tenho de olhar para a próxima, o Santa Clara, analisando os dados, nestes momentos não são muito bons, mas tudo pode mudar. Muda tudo, o ambiente, o estado de espírito. Perceber como podemos desmontar uma estratégia que pode ser uma surpresa, como podem jogar, com linha de cinco, com um ala a encaixar ou um médio».

    CD Santa Clara (5x3x2): Gabriel Batista, Sagna, Nogueira, Italo, Matheus Araujo; Adriano, Jordão, Misao, Bruno Almeida; Allano e Tagawa

    Treinador: Danildo Accioly

    «Não há más alturas para se fazer história. Queremos repetir aquilo que fizemos na primeira volta com uma equipa comprometida e aguerrida. Sabemos do elevado grau de dificuldade do jogo, mas de certeza absoluta que vamos dar o nosso melhor».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-0 CD Santa Clara

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.