Primeira paragem europeia | FK Shakhtar Donetsk X FC Porto

    Fase de grupos da Liga dos Campeões, 1.ª jornada: terça-feira, 20h00, 19 de setembro de 2023

    ANTEVISÃO: FC PORTO QUER ENTRAR COM O PÉ DIREITO NA PROVA MILIONÁRIA

    Seja a 19.ª presença numa fase de grupos, seja a primeira, a sensação é sempre especial! O hino da Liga dos Campeões impressiona e consegue emocionar aqueles que, durante os 90 minutos, são intocáveis. Num grupo que também conta com os espanhóis do FC Barcelona e com os belgas do Royal Antwerp FC, ucranianos e portugueses tentam entrar com o pé direito, ainda que o favoritismo esteja do lado portista.

    Começando pela formação ucraniana, que irá jogar os seus jogos em Hamburgo, no Volksparkstadion, é preciso dizer que, naturalmente, devido às questões geopolíticas do país, é, nesta fase, uma incógnita. Sem o talento brasileiro a abrilhantar o futebol do conjunto de Donetsk, que continua sem casa definitiva, a equipa do neerlandês Patrick van Leeuwen vai procurar encontrar um equilíbrio entre a juventude e a experiência ucraniana para jogar por um país que estará bem representado nas bancadas do Volksparkstadion, uma vez que Hamburgo alberga uma larga comunidade de refugiados (cerca de 25 mil). De resto, Valeriy Bondar e Mykola Matvienko estão lesionados.

    Canalizando energias para o lado portista, o FC Porto volta a estar nesta fase da Liga dos Campeões, com Sérgio Conceição ao leme – sexta participação como treinador dos azuis e brancos – e Pepe com a braçadeira – 19.ª presença e um dos jogadores mais velhos em competição.

    Esquecendo o lado emocional da partida, há muitas questões táticas para debater sobre a turma azul e branca. Continuidade dos três centrais, mesmo sem Iván Marcano, que tem a época em risco por causa de uma grave lesão no joelho? Quem ocupa o lugar de Pepê, castigado para esta partida? Iván Jaime e André Franco já mostraram argumentos para o onze ou Gonçalo Borges continua como dono da ala direita? Francisco Conceição vai regressar pelo palco da Champions? A verdade é que Sérgio Conceição, que até gosta muito de falar do lado tático do futebol, não revelou muito do que se pode esperar do jogo com o Shakhtar. Por fim, apenas realçar que Gabriel Veron, Danny Namaso e Evanilson também estão lesionados.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O Shakhtar Donetsk vai para a sua 18.ª participação na competição, enquanto o FC Porto, que já ganhou a competição duas vezes, disputa a prova pela 36.ª vez.
    2. O Shakhtar Donetsk vai para o confronto depois de vencer por 1-0 contra o Obolon-Brovar, para o campeonato ucraniano.
    3. Já o FC Porto bateu o CF Estrela da Amadora por 0-1, em jogo a contar para a Primeira Liga.
    4. A equipa de Donetsk e equipa de Sérgio Conceição encontraram-se seis vezes, com os Dragões em vantagem: três vitórias, contrastando com os zero triunfos da equipa de Patrick van Leeuwen.
    5. Tendo em conta apenas a Liga dos Campeões, quatro encontros observamos entre os dois clubes: duas vitórias para FC Porto, duas empates e zero vitórias para o Shakhtar Donetsk.
    6. Na história da Liga dos Campeões, Andriy Pyatov destaca-se como o jogador mais utilizado pelo Shakhtar Donetsk, com 72 jogos no total.
    7. Sobre o histórico do FC Porto na competição, Vítor Baía destaca-se como o jogador mais utilizado pela equipa de Porto, com 61 jogos no total.
    8. Esta época, o Shakhtar Donetsk, em sete jogos, venceu cinco e empatou dois, tendo marcado 15 golos e sofrido sete.
    9. Esta temporada, o FC Porto, em seis partidas, triunfou por quatro vezes, empatou uma e perdeu outra, tendo marcado oito golos e sofrido seis.
    10. O último encontro entre as equipas terminou com um empate, 1-1. Ainda assim, e mesmo longe dos seus adeptos, o FC Porto pode ser considerado como favorito neste encontro.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Taras StepanenkoDeu que falar antes da partida por palavras que, alegadamente, não terão sido ditas desta forma, mas é dentro de campo que pode fazer a diferença pelo que acrescenta à equipa (e Sérgio Conceição avisou isso). Experiente nestas andanças, pode ajudar a segurar as pontas em momentos de maior aperto e nervosismo.

    Mehdi Taremi com a camisola do FC Porto.
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Mehdi Taremi – Marcou o golo decisivo na Reboleira, o seu primeiro esta temporada, num jogo em que também se evidenciou o seu trabalho defensivo e de recuperação. Assim, quererá certamente dar sequência ao último jogo para, quiçá, poder afirmar-se que está num bom momento.

    XI´s PROVÁVEIS

    FK Shakhtar Donetsk:Dmytro Riznyk; Yukhym Konoplia; Stav Lemkin; Yaroslav Rakitskiy; Irakli Azarovi; Taras Stepanenko; Georgiy Sudakov; Dmytro Kryskiv; Oleksandr Zubkov; Danylo Sikan; Oleksii Kashchuk.

    Treinador: Patrick van Leeuwen

    «Olho sempre com atenção e muito cuidado para as equipas estrangeiras. O FC Porto é sempre uma das equipas a quem presto atenção, tem ideias sobre o futebol iguais às minhas, no desenvolvimento dos jovens e em dar-lhes oportunidades na equipa principal. Também tenho muitos amigos que trabalharam e trabalham no clube, por isso acompanho com atenção».

    FC Porto: Diogo Costa; João Mário; Pepe; David Carmo; Wendell; Alan Varela; Stephen Eustáquio; Iván Jaime; Wenderson Galeno; Toni Martínez; Mehdi Taremi

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Estamos habituados a ver o Shakhtar nos últimos bons anos a ser a equipa nº 1 da Ucrânia e a estar na Liga dos Campeões. Nas dificuldades as equipas superam-se e é um momento difícil para o povo ucraniano e estamos certamente solidários. Nessa vertente mais emocional do jogo, tentam honrar o momento difícil que está a passar no seu país. Tem jogadores com qualidade, não tantos estrangeiros. São jogos onde temos todos os ingredientes para que seja um bom espetáculo, não pela debilidade do adversário».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FK Shakhtar Donetsk 0-1 FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Raul Saraiva
    Raul Saraiva
    Jovem entusiasta e curioso, o Raúl tem 18 anos e está prestes a ingressar na Universidade. O seu objetivo é fazer jornalismo, de preferência desportivo, até porque a sua paixão pelo desporto é infindável e inigualável. Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora ver, falar e escrever sobre futebol, nunca fugindo às táticas envolvidas no mesmo. O desporto-rei é, assim, a sua grande paixão e o seu refúgio para escapulir nos momentos em que a sua grave doença se faz sentir. Ainda assim, também se interessa bastante por NBA, futsal, hóquei em patins, andebol, voleibol e ténis. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.