É com a necessidade de ganhar que o FC Porto vai entrar em campo este sábado frente ao SL Benfica. Igualar os seis pontos do rival são o objetivo, mas a necessidade obriga a esquecer os horrores das últimas semanas. Ora, exorcizar os fantasmas de Barcelos e do FK Krasnodar é uma forma de aliviar a pressão, que só se consegue vencendo na casa do maior rival.

Os últimos clássicos vão assentando uma regra que aponta para um maior interesse quando uma das equipas, ou até as duas, jogam com a necessidade de vencer. De facto, os últimos anos indicam que quem precisa dos três pontos acaba por conquistá-los, fruto da filosofia imposta, que assenta num estilo ofensivo e virado para a baliza. O FC Porto, no seu caso, pode tomar como exemplo a última vitória no Estádio da Luz, que o catapultou para o último título. A única alternativa passava por vencer, não sendo possível encarar o jogo com a tranquilidade que um empate poderia oferecer.

SERÁ QUE OS DRAGÕES VÃO SER CAPAZES DE VENCER?
NÃO PERCAS MAIS TEMPO,APOSTA JÁ!

É mais ou menos essa a premissa para o jogo grande deste fim de semana. As águias manter-se-ão tranquilas na frente qualquer que seja o resultado que não uma derrota. Por outro lado, os dragões necessitam de uma demonstração de força e vitalidade, que faça um reset na cabeça dos adeptos e eleve os níveis anímicos dos atletas. Uma boa exibição ajudará ao ego, mas uma vitória terá efeitos muito positivos, naturalmente. A equipa e o próprio clube são alvos de uma incrível subvalorização, que até aos olhos dos próprios adeptos os deixem numa posição delicada.

É esperada mais uma grande exibição do Mar Azul
Fonte: FC Porto

O contexto não é favorável. O SL Benfica é uma equipa forte, bem trabalhada e com os processos todos automatizados. Em sentido inverso, o FC Porto vai sofrendo as dores de crescimento, que até já lhe custou o primeiro grande objetivo da época. Os últimos sinais, contudo, apontam para um crescimento técnico-tático, que acalenta esperanças.

Para se ter uma noção das mudanças significativas que o plantel azul e branco vem sofrendo nos últimos tempos, importa notar que apenas quatro jogadores que estiveram no último triunfo na Luz, em abril de 2018, deverão repetir a titularidade: Marcano, Alex Telles, Danilo e Marega.

Em relação à estatística as coisas são favoráveis ao conjunto de Sérgio Conceição: desde os primórdios, SL Benfica e FC Porto defrontaram-se em 241 ocasiões, com os portistas a saírem por cima em 93 dos jogos. As águias venceram 88 e os restantes 60 terminaram empatados. Os benfiquistas apontaram 379 golos, melhor que os dragões, que só conseguiram 347. Já nos últimos 15 jogos no novo Estádio da Luz, o FC Porto venceu seis, empatou outros tantos e perdeu apenas três.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários