Para uns, 3 e 3 são seis, para outro, 3 e 3 são zero | Vitória SC x FC Porto

Primeira Liga, 11.ª jornada: sábado, 20h30. 11 de novembro de 2023

A ANTEVISÃO: VIMARANENSES A UMA VITÓRIA DE IGUALAR DRAGÕES

O Vitória SC recebe o FC Porto num momento em que apenas três pontos separam as duas equipas na tabela classificativa. Vencendo o FC Porto conquista três pontos e ganha seis de vantagem para os vitorianos. Triunfando o Vitória SC, os de Guimarães anulam a desvantagem para os portistas. O histórico é favorável aos dragões, mesmo na fortaleza do D. Afonso Henriques. No entanto, será sempre quase uma heresia atribuir de forma clara o favoritismo a quem visita o reduto vitoriano.

Será uma partida muito disputada e muito interessante de se acompanhar, apesar de não se esperarem muitos golos. Os dois conjuntos sabem e sentem o peso e a importância de triunfar nesta partida, ainda para mais sabendo ambos que a jornada se encerra com um SL Benfica x Sporting CP.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Vitória SC procura a 25.ª vitória diante dos dragões, que triunfaram 116 vezes em 177 confrontos diretos.
  2. O FC Porto não perde frente aos vimaranenses há dez partidas (um empate e nove vitórias, nas últimas nove partidas).
  3. Nos últimos cinco confrontos, o Vitória SC apenas marcou um golo, de grande penalidade.
  4. Este século, apenas por três vezes os minhotos bateram os azuis-e-brancos (sempre em casa, no entanto), e a última vitória foi em janeiro de 2016.
  5. Nas receções ao FC Porto, o Vitória SC não só tem mostrado dificuldade para vencer, como para marcar: foi em 1999 a última vez que os Conquistadores fizeram mais de dois golos em casa aos dragões e de lá para cá, em 26 partidas em casa com os portistas, apenas por cinco vezes apontaram dois golos.
  6.  Os portistas marcaram em 16 das últimas 20 visitas à Cidade berço.
  7.  Sérgio Conceição ainda não perdeu em Guimarães como técnico do FC Porto – soma cinco triunfos e um empate a zero. As cinco vitórias, ainda assim, foram sempre por apenas um golo de diferença.
  8. O Vitória é a quinta equipa da Primeira Liga com mais golos de bola parada (cinco) e apenas o Portimonense SC apontou mais golos de canto (três).
  9.  Ambas as equipas marcam e sofrem mais golos nas segundas partes do que nas primeiras.
  10. Defrontam-se nesta partida a equipa mais amarelada da Liga (FC Porto, com 39 amarelos) e a segunda que menos amarelos viu (24 viu o Vitória SC, apenas mais que os 22 do SL Benfica).

JOGADORES A TER EM CONTA

Jota SilvaDeverão passar pelo português os momentos de desequilíbrio vitoriano no encontro. Será importante que Jota Silva, mais do que desequilibrar, seja capaz de definir com qualidade no último terço, uma vez que o historial recente dos vimaranenses com o FC Porto diz-nos que fazer golos não é fácil. Os momentos em que a turma de Álvaro Pacheco for capaz de colocar os dragões em desequilíbrio têm de ser bem aproveitados.

Evanilson
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Evanilson – O brasileiro atravessa uma das suas melhores fases nos dragões e já ganhou, inclusive, a confiança de Sérgio Conceição para bater grandes penalidades. Depois do golo na Liga dos Campeões a meio da semana, o “30” azul-e-branco vai procurar dar continuidade aos golos e ao trabalho importante que tem sido seu apanágio quando está em campo, sobretudo quando partilha a frente de ataque com outro avançado.

XI´s PROVÁVEIS

Vitória SC: Bruno Varela; Bruno Gaspar, Jorge Fernandes, Manu Silva, Afonso Freitas; Dani Silva, João Mendes, Tomás Handel, Nuno Santos, Jota Silva; André Silva.

Treinador: Álvaro Pacheco

«Temos de ser Vitória SC. Pretendo que a minha equipa seja audaz e mandona, capaz de controlar o jogo e de perceber de que forma o vai fazer. Acredito que os meus jogadores vão estar focados, em busca de sermos premiados pela conquista dos pontos».

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu; Francisco Conceição, Alan Varela, Eustáquio, Pepê; Taremi e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

«Sabemos que é uma deslocação difícil, perante um Vitória SC que, independentemente de já ter trocado de treinador, está a três pontos de nós. É uma equipa que tem qualidade, com um treinador muito identificado com a paixão dos adeptos e espera-nos um jogo difícil. O campeonato é o nosso principal objetivo da época e cabe-nos dar uma boa resposta».

PREVISÃO DE RESULTADO: Vitória SC 1-2 FC Porto

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.