Para uns, 3 e 3 são seis, para outro, 3 e 3 são zero | Vitória SC x FC Porto

- Advertisement -
Primeira Liga, 11.ª jornada: sábado, 20h30. 11 de novembro de 2023

A ANTEVISÃO: VIMARANENSES A UMA VITÓRIA DE IGUALAR DRAGÕES

O Vitória SC recebe o FC Porto num momento em que apenas três pontos separam as duas equipas na tabela classificativa. Vencendo o FC Porto conquista três pontos e ganha seis de vantagem para os vitorianos. Triunfando o Vitória SC, os de Guimarães anulam a desvantagem para os portistas. O histórico é favorável aos dragões, mesmo na fortaleza do D. Afonso Henriques. No entanto, será sempre quase uma heresia atribuir de forma clara o favoritismo a quem visita o reduto vitoriano.

Será uma partida muito disputada e muito interessante de se acompanhar, apesar de não se esperarem muitos golos. Os dois conjuntos sabem e sentem o peso e a importância de triunfar nesta partida, ainda para mais sabendo ambos que a jornada se encerra com um SL Benfica x Sporting CP.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Vitória SC procura a 25.ª vitória diante dos dragões, que triunfaram 116 vezes em 177 confrontos diretos.
  2. O FC Porto não perde frente aos vimaranenses há dez partidas (um empate e nove vitórias, nas últimas nove partidas).
  3. Nos últimos cinco confrontos, o Vitória SC apenas marcou um golo, de grande penalidade.
  4. Este século, apenas por três vezes os minhotos bateram os azuis-e-brancos (sempre em casa, no entanto), e a última vitória foi em janeiro de 2016.
  5. Nas receções ao FC Porto, o Vitória SC não só tem mostrado dificuldade para vencer, como para marcar: foi em 1999 a última vez que os Conquistadores fizeram mais de dois golos em casa aos dragões e de lá para cá, em 26 partidas em casa com os portistas, apenas por cinco vezes apontaram dois golos.
  6.  Os portistas marcaram em 16 das últimas 20 visitas à Cidade berço.
  7.  Sérgio Conceição ainda não perdeu em Guimarães como técnico do FC Porto – soma cinco triunfos e um empate a zero. As cinco vitórias, ainda assim, foram sempre por apenas um golo de diferença.
  8. O Vitória é a quinta equipa da Primeira Liga com mais golos de bola parada (cinco) e apenas o Portimonense SC apontou mais golos de canto (três).
  9.  Ambas as equipas marcam e sofrem mais golos nas segundas partes do que nas primeiras.
  10. Defrontam-se nesta partida a equipa mais amarelada da Liga (FC Porto, com 39 amarelos) e a segunda que menos amarelos viu (24 viu o Vitória SC, apenas mais que os 22 do SL Benfica).

JOGADORES A TER EM CONTA

Jota SilvaDeverão passar pelo português os momentos de desequilíbrio vitoriano no encontro. Será importante que Jota Silva, mais do que desequilibrar, seja capaz de definir com qualidade no último terço, uma vez que o historial recente dos vimaranenses com o FC Porto diz-nos que fazer golos não é fácil. Os momentos em que a turma de Álvaro Pacheco for capaz de colocar os dragões em desequilíbrio têm de ser bem aproveitados.

Evanilson
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Evanilson – O brasileiro atravessa uma das suas melhores fases nos dragões e já ganhou, inclusive, a confiança de Sérgio Conceição para bater grandes penalidades. Depois do golo na Liga dos Campeões a meio da semana, o “30” azul-e-branco vai procurar dar continuidade aos golos e ao trabalho importante que tem sido seu apanágio quando está em campo, sobretudo quando partilha a frente de ataque com outro avançado.

XI´s PROVÁVEIS

Vitória SC: Bruno Varela; Bruno Gaspar, Jorge Fernandes, Manu Silva, Afonso Freitas; Dani Silva, João Mendes, Tomás Handel, Nuno Santos, Jota Silva; André Silva.

Treinador: Álvaro Pacheco

«Temos de ser Vitória SC. Pretendo que a minha equipa seja audaz e mandona, capaz de controlar o jogo e de perceber de que forma o vai fazer. Acredito que os meus jogadores vão estar focados, em busca de sermos premiados pela conquista dos pontos».

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu; Francisco Conceição, Alan Varela, Eustáquio, Pepê; Taremi e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

«Sabemos que é uma deslocação difícil, perante um Vitória SC que, independentemente de já ter trocado de treinador, está a três pontos de nós. É uma equipa que tem qualidade, com um treinador muito identificado com a paixão dos adeptos e espera-nos um jogo difícil. O campeonato é o nosso principal objetivo da época e cabe-nos dar uma boa resposta».

PREVISÃO DE RESULTADO: Vitória SC 1-2 FC Porto

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Samu Costa marca no empate do Mallorca e Athletic garante ultrapassagem na tabela: eis os primeiros resultados do dia na La Liga

O Mallorca de Samu Costa empatou contra o Valência com golo do internacional português. Já o Athletic venceu o Osasuna.

Amine El Ouazzani continua a somar minutos depois de mais de 3 meses de fora por lesão no Braga

Amine El Ouazzani continua a procurar a melhor forma física. Avançado do Braga voltou a somar minutos no empate diante do Famalicão.

PSG atualiza estado físico de Vitinha e Nuno Mendes e internacionais portugueses estão fora da receção ao Nantes

Vitinha e Nuno Mendes não entram nas contas do PSG para a receção ao Nantes. Dois internacionais portugueses continuam a recuperar de lesão.

Machida elimina Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e apura-se para a final da Champions Asiática com golo de ex-Casa Pia

O Machida venceu o Shabab Al Ahli por uma bola a zero, conseguindo o apuramento para a final da Champions Asiática.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr pode juntar Cristiano Ronaldo e Cristiano Ronaldo Júnior já em 2026/27: eis o plano

O Al Nassr está a pensar incluir Cristiano Ronaldo Júnior no plantel principal já a partir da próxima temporada.

Real Madrid quer tirar o domínio do Barcelona no futebol feminino e quer contratar 2 estrelas

O Real Madrid pretende contratar duas jogadoras no mercado de verão. Mayra Ramírez e Elisa Senss são alvos dos merengues.

Braga não facilita e aponta aos 80 milhões de euros por 2 jogadores

O Braga tem pouco interesse em vender Lukas Hornicek e Rodrigo Zalazar no mercado de transferências de verão.