As 5 melhores eliminatórias do FC Porto contra equipas italianas no século XXI

1. Época 2002/2003: SS Lazio (Meias-finais da Taça UEFA)

- Advertisement -

Como não podia deixar de ser, até pelo adversário desta noite, a mais bem-sucedida eliminatória do FC Porto frente a equipas italianas. Não só pelo brilhantismo e espetacularidade, mas, acima de tudo, pelo contributo que teve para uma das páginas mais douradas da história do clube.

José Mourinho, a dar os primeiros passos na alta roda do futebol europeu, comandava uma equipa que caminhava a passos largos para a história do futebol português e mundial.

Com o campeonato no bolso, a presença na final da taça assegurada e após um percurso fantástico na Taça UEFA, a SS Lazio era o último obstáculo do FC Porto antes da final de Sevilha.

Estamos a falar de uma Lazio comandada por Roberto Mancini e que contava com estrelas como Peruzzi, Fernando Couto, Favalli, Simeone, Stankovic ou Enrico Chiesa, entre outros. O desafio era hercúleo e os italianos eram dados, por toda a crítica especializada, como grandes favoritos, não só a passar a eliminatória, mas a vencer a prova.

10 de Abril de 2003, Estádio das Antas. Noite de muita (mas mesmo muita) chuva na cidade do Porto. A SS Lazio adiantou-se no marcador logo aos 6 minutos e deixou o estádio e os adeptos em suspenso. O poderio italiano era enorme, o golo fora de casa estava feito e a chuva era torrencial.

E o resto é história.

Depois desse golo, o FC Porto arrancou para uma das mais avassaladoras exibições europeias da sua história e venceu por 4-1 (Maniche, Postiga e Derlei, por duas vezes, fizeram os golos) um jogo que poderia ter vencido por muito mais. O nulo obtido numa segunda mão na qual Vítor Baía ainda defendeu uma grande penalidade, permitiu a Mourinho e ao FC Porto a presença na final.

O FC Porto bateu o Celtic de Glasgow, conquistou a Taça UEFA e, um ano mais tarde, venceu a Liga dos Campeões frente aos franceses do Mónaco. Um dos contos de fadas mais impressionantes e inesquecíveis da história do futebol europeu.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Matheus Cunha muito grato a Ruben Amorim: «O sucesso que estamos a ter agora também tem muita parte dele»

Matheus Cunha revela estar muito grato a Ruben Amorim. Avançado brasileiro deixa ainda elogios ao treinador português.

Thibaut Courtois junta-se a Novak Djokovic como dono minoritário do Le Mans

Thibaut Courtois tornou-se investidor do Le Mans, num projeto a longo prazo que envolve figuras como Novak Djokovic, Felipe Massa e Kevin Magnussen.

Já é oficial: Bukayo Saka renova contrato com o Arsenal

Bukayo Saka renova contrato com o Arsenal. Imprensa inglesa garante que o novo vínculo do avançado é válido até 2031.

Pauleta estreia-se na convocatória da Seleção Nacional: «A palavra é felicidade»

Pauleta foi convocada pela primeira vez à Seleção Nacional Feminina. Média do Benfica reagiu e assumiu estar feliz.

PUB

Mais Artigos Populares

A época do Tenerife: transformar uma subida de divisão numa mera formalidade

O Tenerife foi despromovido à Primera RFEF, mas encontra-se na disputa pela subida direta às competições profissionais espanholas.

Sporting realiza mais um treino e informa data e hora da próxima conferência de Rui Borges

O Sporting realizou esta quinta-feira mais um treino. Leões preparam deslocação ao terreno do Moreirense para a Primeira Liga.

Francisco Neto explica 3 novidades na convocatória de Portugal: «Tem-nos encantado pela sua irreverência com bola»

Francisco Neto, selecionador nacional, explicou as chamadas de Pauleta (Benfica), Daniela Areia Santos (Valadares Gaia) e Nádia Bravo (Braga).