As 5 melhores eliminatórias do FC Porto contra equipas italianas no século XXI

1. Época 2002/2003: SS Lazio (Meias-finais da Taça UEFA)

- Advertisement -

Como não podia deixar de ser, até pelo adversário desta noite, a mais bem-sucedida eliminatória do FC Porto frente a equipas italianas. Não só pelo brilhantismo e espetacularidade, mas, acima de tudo, pelo contributo que teve para uma das páginas mais douradas da história do clube.

José Mourinho, a dar os primeiros passos na alta roda do futebol europeu, comandava uma equipa que caminhava a passos largos para a história do futebol português e mundial.

Com o campeonato no bolso, a presença na final da taça assegurada e após um percurso fantástico na Taça UEFA, a SS Lazio era o último obstáculo do FC Porto antes da final de Sevilha.

Estamos a falar de uma Lazio comandada por Roberto Mancini e que contava com estrelas como Peruzzi, Fernando Couto, Favalli, Simeone, Stankovic ou Enrico Chiesa, entre outros. O desafio era hercúleo e os italianos eram dados, por toda a crítica especializada, como grandes favoritos, não só a passar a eliminatória, mas a vencer a prova.

10 de Abril de 2003, Estádio das Antas. Noite de muita (mas mesmo muita) chuva na cidade do Porto. A SS Lazio adiantou-se no marcador logo aos 6 minutos e deixou o estádio e os adeptos em suspenso. O poderio italiano era enorme, o golo fora de casa estava feito e a chuva era torrencial.

E o resto é história.

Depois desse golo, o FC Porto arrancou para uma das mais avassaladoras exibições europeias da sua história e venceu por 4-1 (Maniche, Postiga e Derlei, por duas vezes, fizeram os golos) um jogo que poderia ter vencido por muito mais. O nulo obtido numa segunda mão na qual Vítor Baía ainda defendeu uma grande penalidade, permitiu a Mourinho e ao FC Porto a presença na final.

O FC Porto bateu o Celtic de Glasgow, conquistou a Taça UEFA e, um ano mais tarde, venceu a Liga dos Campeões frente aos franceses do Mónaco. Um dos contos de fadas mais impressionantes e inesquecíveis da história do futebol europeu.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Utilizaram um 5-4-1, com um avançado alto para tentar explorar possibilidades no contra-ataque»

O FC Porto venceu o Rangers por 3-1 na 8.ª jornada da Europa League. Francesco Farioli respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa

EM DIRETO: O sorteio do playoff da Champions League

Realiza-se durante esta sexta-feira o sorteio do playoff de acesso aos oitavos de final da Champions League.

Tiago Teixeira soma nova vitória ao serviço dos Sub-23 do Al Wasl

Os Sub-23 do Al Wasl, orientados por Tiago Teixeira, venceram o Khorfakka, em mais uma partida do campeonato dos Emirados Árabes Unidos.

O mercado de inverno visto do banco

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

PUB

Mais Artigos Populares

O regresso de Rafa Silva ao Benfica

Dois anos depois de ter trocado o Benfica pelo Besiktas a custo zero, aí está Rafa de volta à Luz. Os encarnados desembolsaram cerca de cinco milhões de euros pelo avançado de 32 anos.

Alisson Santos deixa-se seduzir pelo Nápoles: os milhões que os italianos ponderam oferecer para convencer o Sporting

O Nápoles está a tentar o empréstimo de Alisson Santos ao Sporting, podendo colocar uma cláusula de opção de compra de 20 milhões de euros.

A Odisseia de José Mourinho: ainda é possível?

Há noites que não são apenas vitórias; são afirmações. Na quarta-feira à noite, na Luz, o Benfica viveu uma dessas raras ocasiões em que a história se escreve a vermelho e branco, com emoção, coragem e ambição