As 5 melhores eliminatórias do FC Porto contra equipas italianas no século XXI

    2. Época 2020/2021: Juventus FC (Oitavos-de-final da Liga dos Campeões)

    Todos se lembrarão da eliminatória histórica, frente à Juventus de Cristiano Ronaldo, na época passada. Uma vez mais, Sérgio Conceição como protagonista.

    Após uma meritória campanha na fase de grupos (os portistas acabaram o grupo e 2º lugar, atrás do Manchester City e à frente de Olympiacos e Marselha), a Juventus era o adversário que se seguia. Campeão italiano e carrasco do FC Porto na edição de 2016/2017.

    A Juventus entrava na eliminatória a gozar de um estatuto de enorme favoritismo. Ora, esse favoritismo não chegou a entrar no avião que trouxe a formação de Turim à cidade do Porto, tal foi a superioridade dos dragões na primeira mão. Taremi e Marega colocaram a Juventus em apuros e só um golo de Chiesa, perto do fim e contra a corrente do jogo, deu esperança à equipa orientado por Andrea Pirlo.

    No Juventus Stadium, a primeira parte manteve a toada do jogo disputado no Estádio do Dragão. O FC Porto, surpreendentemente sereno e autoritário, controlou os primeiros 45 minutos e chegou mesmo ao intervalo em vantagem no marcador. Sérgio Oliveira, de grande penalidade, adiantou os portistas.

    A segunda metade foi bem diferente. A Juventus empatou a partida num dos primeiros lances de perigo que criou e, aos 54 minutos, Taremi recebeu ordem de expulsão. Quando Chiesa bisou, à passagem do minuto 65, muito poucos seriam aqueles que acreditavam no que se veio a passar a seguir.

    O FC Porto aguentou o ímpeto italiano e levou jogo para prolongamento. Apesar do natural e colossal domínio territorial da Juventus, são o FC Porto e Sérgio Oliveira que voltam a marcar. Livre direto ainda longe da grande área que o internacional português coloca, rasteiro, no fundo da baliza da Juventus e faz explodir o universo azul e branco.

    Rabiot, médio francês da Juventus, ainda recolocou a Juventus em vantagem, mas a regra dos golos fora de casa permitiu que o FC Porto seguisse para a fase seguinte depois de mais de uma hora de jogo a jogar com menos um elemento em campo.

    Uma noite estoica e heroica que ficará gravada na memória dos portistas por muitos anos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.