fc porto cabeçalho

Inaugurado a 28 de Setembro de 2013, dia do 120º aniversário do clube, e aberto ao público desde 26 de Outubro do mesmo ano, o Museu FC Porto vai além da exposição de troféus, tendo um papel cultural muito importante com a partilha da identidade e património não só do clube mas também da Cidade.

Através da visita é possível perceber a ligação da história do clube à história da cidade. Os primeiros corredores sombrios e com soalhos cinzentos contam a história do clube e das primeiras conquistas azuis e brancas. Após 1974 e o fim do regime Estado Novo, o espaço alarga-se e pinta-se de azul e de brilhos refletidos nas centenas de troféus.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Exposto está muito daquilo que faz parte da história do clube, desde os mais conhecidos momentos de glória a objetos pessoais de algumas das suas maiores figuras, como a bola com que Zé Maria marcou o primeiro golo portista nas competições europeias, as Botas de Ouro de Fernando Gomes e até mesmo o boné de José Maria Pedroto. Citando o presidente Pinto da Costa, “o Museu tem um discurso emocional.”.

O Museu proporciona ao visitante uma experiência fora do comum que impressiona pela coleção de troféus e pela exposição tecnologicamente avançada e interativa.

Anúncio Publicitário

O museu foi distinguido com o Prémio Inovação e Criatividade pela Associação Portuguesa de Museologia em 2015, esteve nos 49 finalistas para o Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA) de 2016, entre mais de 20 mil espaços, e é o primeiro museu do mundo a pertencer à Organização Mundial de Turismo (OMT), agência das Nações Unidas, fazendo do FC Porto o primeiro clube do mundo representado na OMT.

 

Foto de Capa: atwill.pt

artigo revisto por: Ana Ferreira