As opções de Sérgio Conceição para a lateral direita

fc porto cabeçalhoEnquanto se debate a falsa questão dos reforços, o FC Porto segue a preparação para a nova época e Sérgio Conceição (SC) continua a avaliação dos jogadores que tem ao dispor. A verdade é que para quase todos existe qualidade para explorar, sendo o exemplo maior disso a direita da defesa. Se na última época Layún e Maxi foram os donos do lugar, em 2017/2018 as coisas prometem não ser assim tão lineares. Em apenas um ano, Fernando Fonseca e Dalot mostraram que, tendo oportunidades para tal, serão jogadores de enorme qualidade e Ricardo Pereira provou que sempre teve lugar no plantel azul e branco.

São cinco nomes a ter em conta para duas vagas, isto já depois de Sérgio Conceição ter dado sinais de ter excluído Víctor García do lote de candidatos. Enquanto o venezuelano procura novo clube para jogar por empréstimo, os mais jovens – Fonseca e Dalot – têm na equipa B o destino mais provável, sobrando apenas Maxi, Ricardo e Layún. Curiosamente, todos eles associados recentemente a possíveis transferências.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

De um ponto de vista mais racional, o português seria aquele a manter a todo custo e Maxi o candidato número um à saída. Existem alguns argumentos para defender esta linha de pensamento: a polivalência de Ricardo é uma vantagem no sistema que, aparentemente, SC quer utilizar (4-4-2) uma vez que, por vezes, é necessário um extremo mais rigoroso defensivamente; e porque o uruguaio já não mostra qualidades que exibiu no passado – sendo cada vez mais evidente a falta que o manto protector que o cobriu aquando da passagem por outro emblema português lhe faz – e, além disso, é um dos jogadores mais bem pagos no plantel.

Mas esbarramos noutro problema: Layún acabou a época com problemas disciplinares e não se sabe até que ponto será possível que sejam ultrapassados. Se o processo culminar na saída do mexicano, Maxi e Ricardo serão, por defeito, as escolhas para o lugar. Mas, sabendo de antemão que ambos têm mercado e a SAD não parece estar em condições de recusar ofertas que superem um certo valor – como parece atestar o brinde feito ao Wolves com Rúben Neves – esta janela de transferências pode terminar com o FC Porto a dar a oportunidade de uma vida a um dos miúdos ou a ter de ir ao mercado para reforçar a posição que, nesta altura, é a que oferece mais escolhas ao treinador.

Foto de Capa: Facebook oficial Layun

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlo Ancelotti divulga convocados da Seleção Brasileira sem Vinícius Júnior e Rodrygo

Carlo Ancelotti divulgou os convocados da Seleção Brasileira para os encontros diante do Chile e Bolívia, com duas ausências de peso.

Nápoles perto de fechar Rasmus Hojlund ao Manchester United: Eis os detalhes

O Nápoles está perto de contratar Rasmus Hojlund ao Manchester United. Possível pacote de 45 milhões de euros.

Arsenal apresenta proposta por defesa da La Liga

O Arsenal apresentou uma proposta de oito milhões de euros por Arnau Martínez. O defesa espanhol atua no Girona.

FC Porto oferece 17 milhões por extremo brasileiro

O FC Porto quer contratar Rayan Rocha ao Vasco da Gama. Dragões avançam com proposta de 17 milhões de euros pelo jovem.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Lindelof já deixou Manchester United de Ruben Amorim e pode rumar à Serie A

A Fiorentina está a tentar a contratação de Victor Lindelof. Defesa-central livre no mercado desde que saiu do Manchester United.

Inter Milão oficializa contratação de médio francês por 20 milhões de euros

O Inter Milão contratou Andy Diouf ao Lens por 20 milhões de euros. O médio francês assinou contrato até 2030 com os nerazzurri.

Newcastle paga 45 milhões de euros e garante avançado inglês ex-Aston Villa

O Newcastle oficializou a contratação de Jacob Ramsey até 2030. Os magpies pagaram 45 milhões ao Aston Villa pelo avançado inglês.