As pérolas entre adultos

- Advertisement -

Umas das grandes críticas de sempre apresentadas ao futebol português foi e é a sua fraca aposta em atletas nacionais, uma vez que a exploração pelos mercados estrangeiros recolhe regularmente uma maior preferência por parte dos emblemas portugueses. Desta forma, há uma generalidade de adeptos que preferem “apontar o dedo” aos dirigentes por esta política de contratações. No entanto, este panorama tem vindo a alterar-se por diversos motivos, quer seja por medidas implementadas pela FPF, de modo a proteger de uma forma mais eficaz o atleta nacional, quer seja pela conjuntura económica que os clubes tem vindo a ultrapassar, que tem “obrigado”, por assim dizer, a um olhar mais atento à prata da casa.

Deste modo, o FC Porto enquadra ou assenta que nem uma luva nesta pequena introdução. Isto é, durante muito tempo, apesar das mais variadas conquistas, a imprensa no seu geral criticava a fraca gestão que os dragões faziam dos seus escalões de formação. Por sua vez, era quase sempre recorrente que terminando o patamar de Juniores, Sub-19, os jogadores que pertenciam aos quadros dos azuis e brancos tinham de procurar um novo caminho para prosseguir o seu sonho.

Porém, com o tempo, este cenário foi-se alterando e no presente assistimos a um FC Porto muito mais atento ao que se passa dentro dos seus quadros. Facto, que é comprovável pelo grande número de jovens formados no clube que a equipa de Sérgio Conceição dispõe no seu plantel. Com isto, na temporada 2019/2020, o clube da invicta conta com seis atletas nas suas fileiras formados no Olival. São eles: Diogo Costa, Diogo Leite, Bruno Costa, Sérgio Oliveira, Romário Baró e Fábio Silva. Este é o núcleo duro que tem aumentado a esperança de vários outros jovens de conseguirem atingir o sonho de alinhar pela equipa principal do FC Porto.

Agora, a finalidade deste artigo será demonstrar um pouco mais a fundo uma pequena análise critica sobre o desenvolvimento e crescimento destes futebolistas que, aos poucos, tentam encontrar o seu espaço no plantel nortenho.

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Organização da Volta a Portugal confirma morte de Finlay Tarling durante a etapa desta sexta-feira

A Organização da Volta a Portugal emitiu um comunicado a confirmar a morte de Finlay Tarling durante a etapa desta quinta-feira.

Acidente mortal na Volta a Portugal: Ciclista colide com carro em Ponte de Lima

Segundo a CMTV, um ciclista que não participava na prova despistou-se na Estrada Nacional 306 e morreu após uma colisão com um carro estacionado

Braga: Transferência de João Marques para a Grécia em risco de cair

A transferência de João Marques para o Volos está em risco de cair após novas exigências apresentadas pelo Braga.

Cristiano Ronaldo regressa aos treinos do Al Nassr com novo penteado

Cristiano Ronaldo apresentou-se com um novo look no regresso aos treinos do Al Nassr. Astro português foi recebido pelo novo treinador, Ange Postecoglu.

PUB

Mais Artigos Populares

Regresso de José Mourinho a Gelsenkirchen: Onde ver o Schalke 04 x Real Madrid?

O Real Madrid defronta o Schalke 04 este domingo, em jogo particular. O encontro marca o regresso de José Mourinho a Gelsenkirchen.

Problema sem solução? Médio que não entra nos planos de Rui Borges continua no Sporting B e não há novidades sobre a saída

Mateo Tanlongo continua integrado no Sporting B. O argentino não entra nos planos de Rui Borges para a equipa principal.

Victor Gómez renova com o Braga até 2030: «Feliz por mais um passo importante na minha carreira»

O Braga anunciou a renovação de Victor Gómez até 2030. O novo contrato do lateral-direito inclui com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.