AS Roma 0-3 FC Porto: Lição de cinismo

Costuma dizer-se, na gíria futebolística, que as equipas italianas são, por norma, cínicas e traiçoeiras. Na noite desta terça-feira, em Roma, se algum cinismo houve foi da parte do FC Porto que, após chegar à vantagem cedo no jogo, soube sofrer e explorar os momentos. É inegável que as vicissitudes que a Roma teve de enfrentar durante o jogo – duas expulsões – tiveram algum peso no resultado, mas a chave da passagem à fase de grupos esteve na coesão tática e na maturidade revelada pelos comandados de Nuno Espírito Santo. Três golos sem resposta e Roma aos pés do Dragão.

Apostando no onze mais típico neste início de temporada, com Corona, Otávio e André Silva a formarem o trio atacante, o técnico português pôs em prática o que havia prometido na conferência de imprensa de antevisão ao jogo: o FC Porto entrou forte e foi dono e senhor dos espaços no miolo do terreno. Tal como verificado em jogos anteriores, Herrera assumiu-se, à partida, como o médio mais avançado do triângulo e revelou-se preponderante no posicionamento tático da equipa, nomeadamente na pressão alta que os azuis e brancos procuraram implementar desde cedo.

A primeira oportunidade, no entanto, pertenceu à formação romana e saiu dos pés de Naingolan, que obrigou Casillas a uma excelente intervenção logo aos dois minutos. Mas a noite era do FC Porto e a resposta não tardou. Aos oito minutos, Felipe correspondeu da melhor forma a um livre de Otávio e, nas costas da defesa, colocou os azuis e brancos em vantagem pela primeira vez nesta eliminatória.

A jogar em casa e obrigada a correr atrás do prejuízo, a Roma galvanizou-se e foi aproveitando a pouca iniciativa do FC Porto para sufocar os azuis e brancos. Aos 37 minutos, a formação italiana podia mesmo ter chegado ao empate, mas Salah não conseguiu bater Iker Casillas.

No momento em que a Roma conseguia efetivizar a sua superioridade no jogo, as circunstância mudaram por completo: Daniele De Rossi, experiente capitão dos italianos, foi expulso por entrada duríssima sobre Maxi Pereira, aos 39 minutos. O lateral uruguaio da formação portuguesa acabou mesmo por ser substituído aos 44 minutos por lesão.

Após tantos sobressaltos, o espetáculo caiu e os adeptos imploravam pelo intervalo. Antes, aos 45 minutos, uma oprtunidade para cada lado. Primeiro, Felipe com um corte soberbo roubou o empate a Edin Dzeko. O central brasileiro foi o melhor em campo e assinou a melhor exibição de dragão ao peito. No contra ataque, o FC Porto esteve a centimetros do segundo. Otávio temporizou e serviu Herrera à entrada da área, mas o mexicano colocou demasiado a bola e enviou para fora.

Sem novas oportunidades, o árbitro enviou ambas as equipas para o balneário.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Alemanha e Suécia ganham no Euro 2025: Eis os resultados do dia

O Euro 2025 já arrancou e houve novos jogos. Alemanha bateu a Polónia por 2-0 e a Suécia venceu a Dinamarca pela margem mínima.

Hércules herói: Fluminense elimina Al Hilal e é o primeiro semifinalista do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense venceu o Al Hilal e avançou para as meias de final do Mundial de Clubes 2025. Rúben Neves e João Cancelo eliminados.

Boavista inscreve-se na Liga 3 e espera decisão da FPF

O Boavista pretende entrar na Liga 3. Axadrezados entregam documentos necessários e espera pela decisão da FPF.

Atenção, Benfica: AS Roma avança por Kokçu que já tinha convencido José Mourinho

A AS Roma está interessada em contratar Orkun Kokçu ao Benfica. Italianos entram em contacto por médio das águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Taça da Liga: Quem joga contra quem e qual é o caminho até à final?

A Taça da Liga 2025/26 vai realizar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Vê todo o emparelhamento da competição.

Quando serão os dérbis e clássicos na Primeira Liga 25/26?

O sorteio da Primeira Liga para a temporada 2025/26 já é conhecido. Vê quando serão todos os dérbis e clássicos.

Allan Saint-Maximin lança bomba contra o Fenerbahçe: «Quando fiquei lesionado, deram-me um tratamento que quase foi considerado doping»

Allan Saint-Maximin deixou acusações graves contra o Fenerbahçe. O avançado acusou a equipa turca de ameaças e de o ter tentado dopar.