Atlético de Madrid, Liverpool FC e AC Milan… | FC Porto

- Advertisement -

Não, caro leitor. Não estamos a elencar prováveis equipas presentes nos oitavos definal da Liga dos Campeões (quiçá quartos de final). Estamos, isso sim, a anunciar os ilustres adversários do FC Porto na fase de grupos da prova milionária.

Se é certo que, pertencendo ao pote 3 das equipas sorteadas, a vida estaria, provavelmente, sempre difícil para os dragões, poucos esperariam um caminho tão tumultuoso.

Em três presenças na fase de grupos da Champions, Sérgio Conceição conseguiu sempre o apuramento, mas este ano tem o verdadeiro teste de fogo. Diria mesmo que, caso se apure, o FC Porto já pode dizer que fez algo um bocadinho especial na versão 2021/22 da Europa do futebol.

FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Tenho a teoria de que o verdadeiro fator decisivo na hora de avaliar se um sorteio foi “favorável” é mesmo a equipa do pote 4 (aquela que, a priori, estará mais ao alcance de qualquer clube português habituado a estas andanças). Também por aqui o FC Porto ficou com a fava: o AC Milan.

Comecemos por analisar o momento dos “rossoneri”. Sob o comando de Stefano Pioli, o AC Milan teve relativo sucesso em dois anos seguidos. Digo relativo porque, não tendo conquistado títulos, o clube começou um processo de crescimento gradual e sustentado, que culminou no segundo lugar da Serie A no ano passado.

Não, de todo, um “bicho papão”, mas a verdade é que esteve na iminência de contratar Corona ao FC Porto. Alguém acredita que os dragões conseguissem contratar Ibrahimovic, Theo Hernandez ou mesmo Rafael Leão ao AC Milan? Não creio.

Este estatuto histórico, aliado a um orçamento superior, por si só, não ganha jogos, e o FC Porto tem estado presente nos momentos de decisão europeia nos últimos anos. Sérgio Conceição, de resto, já provou conseguir preparar tática e mentalmente a equipa para estes grandes jogos.

FC Porto
Na época passada, foi Sérgio Oliveira o herói de eliminatória frente à “vecchia signora”.
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

As eliminações da AS Roma ou da Juventus FC aos pés do FC Porto são bons exemplos de superação portista no passado. Acredito que este AC Milan seja o adversário menos difícil do grupo e creio mesmo que, se o objetivo é passar esta fase (o que no FC Porto, já se sabe, é intrínseco), o jogo em casa frente aos italianos será decisivo. A partir daí, todos os pontos serão muito mais caros.

No que toca ao campeão espanhol, o Atlético de Madrid, antecipo dois jogos cuja palavra dominante poderá ser competitividade. Há semelhanças, não entre os clubes, mas entre as equipas: ambas têm dedo de treinador, identidade, resultados, mas são acusadas de jogar “feio”.

Como se “bonito” não fosse festejar no fim de um jogo ou de uma época. Acredito que, em vantagem, o FC Porto possa sofrer contra os espanhóis, mas que, em desvantagem, também os faça sofrer. Não acredito em goleadas (quer no Dragão, quer em Madrid).

Ainda em busca da glória europeia (é o único clube do grupo que ainda não foi campeão europeu), o Atlético de Madrid tem, como todos, um grande desafio numa fase muito precoce da competição.

Por fim, o Liverpool FC. Klopp tem um histórico esmagador sobre Sérgio Conceição, mas o que faz verdadeiramente a diferença em jogos desta dimensão é a intensidade a que as equipas inglesas estão habituadas a jogar.

Talvez por aí se explique que, em tantos anos gloriosos de história, o FC Porto nunca tenha sequer ganho um jogo em Inglaterra. O Liverpool FC, com Klopp, já saboreou a glória mas, na época passada, só garantiu a presença entre a elite no último suspiro do campeonato.

Individualmente, são os ingleses aqueles que têm melhores valores e, coletivamente, também são muito fortes. Num dia bom, diria que este é o adversário mais difícil que os dragões vão enfrentar.

Os dados estão lançados e ditaram seis noites difíceis, mas de necessidade de jogos à FC Porto. Uma coisa é certa: a Europa do futebol vai parar para seguir o grupo em que os dragões estão incluídos e esta é mais uma grande oportunidade para os portistas mostrarem que pertencem à Liga dos Campeões.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

José Alberto Machado
José Alberto Machadohttp://mariooliveira
Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Youssef Chermiti bisa e Rangers goleia Falkirk para manter pressão ao Hearts na Liga Escocesa

Mais uma exibição de luxo de Youssef Chermiti e novo triunfo do Rangers. Desta feita, goleada sobre o Falkirk.

Ivan Toney atira-se à arbitragem na Arábia Saudita e ataca Al Nassr de Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo: «Nós sabemos quem beneficia»

Ivan Toney deixou críticas à arbitragem do Al Fayha x Al Ahli. Avançado inglês falou em benefícios e atacou postura do árbitro.

Frederico Varandas revela comentário de André Villas-Boas a Rui Costa acerca dos casos Apito Dourado e e-mails: «Gostava de saber se também faz publicamente…»

Frederico Varandas prestou declarações à comunicação social no final do Torneio Aurélio Pereira. Lê as declarações do presidente do Sporting.

Frederico Varandas reage a declarações de André Villas-Boas e diz: «Há um clube que agrediu e outro que foi agredido»

Frederico Varandas prestou declarações à comunicação social no final do Torneio Aurélio Pereira. Lê as declarações do presidente do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas comenta campanha do Sporting na Champions League: «É um orgulho»

Frederico Varandas prestou declarações à comunicação social no final do Torneio Aurélio Pereira. Lê declarações do presidente do Sporting.

Bernardo Silva aconselhado a histórico: «O jogador a contratar é o Bernardo Silva»

Ciro Ferrara acredita que Bernardo Silva é o reforço ideal para a Juventus, já que vai ficar livre no mercado de transferências.

Jorge Jesus ataca arbitragem: «Não gostei deste árbitro»

Jorge Jesus criticou a arbitragem, mesmo após o Al Nassr somar a 16.ª vitória consecutiva frente ao Al-Akhdoud.