Atlético de Madrid, Liverpool FC e AC Milan… | FC Porto

Não, caro leitor. Não estamos a elencar prováveis equipas presentes nos oitavos definal da Liga dos Campeões (quiçá quartos de final). Estamos, isso sim, a anunciar os ilustres adversários do FC Porto na fase de grupos da prova milionária.

Se é certo que, pertencendo ao pote 3 das equipas sorteadas, a vida estaria, provavelmente, sempre difícil para os dragões, poucos esperariam um caminho tão tumultuoso.

Em três presenças na fase de grupos da Champions, Sérgio Conceição conseguiu sempre o apuramento, mas este ano tem o verdadeiro teste de fogo. Diria mesmo que, caso se apure, o FC Porto já pode dizer que fez algo um bocadinho especial na versão 2021/22 da Europa do futebol.

FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Tenho a teoria de que o verdadeiro fator decisivo na hora de avaliar se um sorteio foi “favorável” é mesmo a equipa do pote 4 (aquela que, a priori, estará mais ao alcance de qualquer clube português habituado a estas andanças). Também por aqui o FC Porto ficou com a fava: o AC Milan.

Comecemos por analisar o momento dos “rossoneri”. Sob o comando de Stefano Pioli, o AC Milan teve relativo sucesso em dois anos seguidos. Digo relativo porque, não tendo conquistado títulos, o clube começou um processo de crescimento gradual e sustentado, que culminou no segundo lugar da Serie A no ano passado.

Não, de todo, um “bicho papão”, mas a verdade é que esteve na iminência de contratar Corona ao FC Porto. Alguém acredita que os dragões conseguissem contratar Ibrahimovic, Theo Hernandez ou mesmo Rafael Leão ao AC Milan? Não creio.

Este estatuto histórico, aliado a um orçamento superior, por si só, não ganha jogos, e o FC Porto tem estado presente nos momentos de decisão europeia nos últimos anos. Sérgio Conceição, de resto, já provou conseguir preparar tática e mentalmente a equipa para estes grandes jogos.

FC Porto
Na época passada, foi Sérgio Oliveira o herói de eliminatória frente à “vecchia signora”.
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

As eliminações da AS Roma ou da Juventus FC aos pés do FC Porto são bons exemplos de superação portista no passado. Acredito que este AC Milan seja o adversário menos difícil do grupo e creio mesmo que, se o objetivo é passar esta fase (o que no FC Porto, já se sabe, é intrínseco), o jogo em casa frente aos italianos será decisivo. A partir daí, todos os pontos serão muito mais caros.

No que toca ao campeão espanhol, o Atlético de Madrid, antecipo dois jogos cuja palavra dominante poderá ser competitividade. Há semelhanças, não entre os clubes, mas entre as equipas: ambas têm dedo de treinador, identidade, resultados, mas são acusadas de jogar “feio”.

Como se “bonito” não fosse festejar no fim de um jogo ou de uma época. Acredito que, em vantagem, o FC Porto possa sofrer contra os espanhóis, mas que, em desvantagem, também os faça sofrer. Não acredito em goleadas (quer no Dragão, quer em Madrid).

Ainda em busca da glória europeia (é o único clube do grupo que ainda não foi campeão europeu), o Atlético de Madrid tem, como todos, um grande desafio numa fase muito precoce da competição.

Por fim, o Liverpool FC. Klopp tem um histórico esmagador sobre Sérgio Conceição, mas o que faz verdadeiramente a diferença em jogos desta dimensão é a intensidade a que as equipas inglesas estão habituadas a jogar.

Talvez por aí se explique que, em tantos anos gloriosos de história, o FC Porto nunca tenha sequer ganho um jogo em Inglaterra. O Liverpool FC, com Klopp, já saboreou a glória mas, na época passada, só garantiu a presença entre a elite no último suspiro do campeonato.

Individualmente, são os ingleses aqueles que têm melhores valores e, coletivamente, também são muito fortes. Num dia bom, diria que este é o adversário mais difícil que os dragões vão enfrentar.

Os dados estão lançados e ditaram seis noites difíceis, mas de necessidade de jogos à FC Porto. Uma coisa é certa: a Europa do futebol vai parar para seguir o grupo em que os dragões estão incluídos e esta é mais uma grande oportunidade para os portistas mostrarem que pertencem à Liga dos Campeões.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

José Alberto Machado
José Alberto Machadohttp://mariooliveira
Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Avançado avaliado em 45 milhões de euros de saída do Manchester United

Alejandro Garnacho vai sair do Manchester United neste mercado de transferências. Há vários clubes interessados na sua contratação.

Bósnia e Herzegovina bate San Marino para a qualificação para o Mundial 2026

A Bósnia e Herzegovina recebeu e venceu San Marino por uma bola a zero, em jogo da qualificação para o Mundial 2026.

Manchester United perto de garantir segundo reforço para 2025/26

O Manchester United está perto de contratar Bryan Mbeumo. A segunda proposta dos red devils pode agradar o Brenford.

Jack Grealish está de saída do Manchester City e há 3 candidatos à sua contratação

Jack Grealish está de saída do Manchester City. Aston Villa, AC Milan e Nápoles estão na corrida pelo internacional inglês.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa afasta cenário de demissão: «Tenho total legitimidade para cumprir o meu mandato até outubro»

Rui Costa comentou o seu futuro à frente do Benfica, assegurando que cumprirá o mandato até ao fim.

Já custou 30 milhões de euros e foi devolvido ao Real Madrid

O Real Madrid prepara-se para receber de volta nos seus quadros do brasileiro Reinier. O jogador esteve cedido ao Granada.

Gil Vicente prestes a reforçar-se com ex-jogador do Nacional da Madeira

O Gil Vicente está muito perto de garantir a contratação de Luís Esteves, jogador que finalizou contrato com o Nacional da Madeira.