Azar para Baró, maldição para o FC Porto

2019/20 tem sido, sem dúvida, uma época de sonho para Romário Baró. Pode até ser, eventualmente, paradoxal qualificar a fase inicial da temporada deste jovem desta forma, sobretudo devido à quantidade de jogos em que tem estado ausente por lesão.

Contudo, arrisco-me a afirmar que todos esses problemas físicos que o têm afetado poderão ser facilmente sobrepostos pela confiança que Sérgio Conceição aparentemente demonstra no seu futebol. Aliás, e se falamos de confiança, é impossível deixar a massa adepta de fora: Baró é, atualmente, visto como um jogador com enorme potencial pelos “portistas” que, apesar da sua tenra idade, é já encarado como uma realidade no atual plantel, uma efetiva mais-valia.

Se, por um lado, as oportunidades que o internacional sub-21 português já vem acumulando nesta fase inicial do ano desportivo devem ser encaradas como um fator positivo, os motivos por detrás das mesmas não devem ser vistos da mesma forma.

Vamos lá por partes: é impossível negar o talento que Baró demonstra dentro das quatro linhas. Um jogador claramente diferenciado, tecnicamente, com um bom olho para o passe, aguerrido e desequilibrador com a bola nos pés – claramente alguém que deixa qualquer adepto de futebol encantado com o seu talento.

Romário Baró foi um dos elementos em maior destaque na vitória do FC Porto por 0-2 no Estádio da Luz
Fonte: FC Porto

Contudo, o facto de, em condições de plenitude física, Romário ser titular “de caras” nesta equipa, revela a pobreza de qualidade existente no meio-campo do FC Porto. Com isto não procuro em nada rebaixar esta pérola da nossa formação, pretendo apenas constatar que, em caso de lesão ou de uma queda de rendimento (característica de jogadores de tenra idade), nenhum nome surge como ideal para substitui-lo no onze inicial.

E a falta de opções de qualidade no setor intermediário do campo não se restringe apenas à sua componente mais adiantada; muito pelo contrário, aliás.

No quesito “médios diferenciados”, atualmente, restaram apenas um lesionado Baró, um Danilo muito abaixo das suas capacidades e um Uribe que, recentemente, tem estado abaixo daquilo que se perspetivou aquando da sua contratação.

Relativamente aos restantes, em pouco me deixo iludir com um Bruno Costa ou com um Sérgio Oliveira e pedir regularidade ao Otávio é a mesma coisa que pedir para não se molhar à chuva.

Ah, quase que me esquecia do Loum, jogador contratado ao SC Braga por míseros 7.75 milhões de euros. Bom, do médio senegalês pouco ou nada tenho a dizer, visto que a maioria dos adeptos nem o deve conhecer, dado que SC apenas nos presenteou com o futebol de Loum no jogo da Taça de Portugal frente ao SC Coimbrões.

Foto de capa: FC Porto

Artigo revisto por Joana Mendes

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting perto de fechar venda por 55 milhões de euros

O Sporting está em vias de transferir Ousmane Diomande. O defesa-central costa-marfinense deve reforçar o Crystal Palace, da Premier League.

Fenerbahçe de José Mourinho garante reforço de luxo para a frente de ataque

Já está fechada a contratação de Jhon Durán para o Fenerbahçe. O avançado colombiano vai ser emprestado pelo Al Nassr.

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.

Sporting começa a trabalhar esta terça-feira: estão prometidas várias novidades

O Sporting vai começar a pré-temporada durante esta terça-feira, com vários jogadores a não marcarem presença nos trabalhos.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Neto sem receio: «O futuro dos treinadores está sempre em jogo»

Francisco Neto vai guiar a seleção de Portugal no Euro 2025 de Futebol Feminino, que se realiza na Suíça.

Vitória SC confirma contratação de Juan Castillo

Juan Castillo foi confirmado durante esta segunda-feira como o mais recente reforço do Vitória SC. O jogador atua como guarda-redes.

Fluminense surpreende e elimina Inter Milão do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense qualificou-se para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025, depois de vencer o Inter Milão por 2-0.